1 Introdução
O sistema de Automação Ipiranga é integrado com o aplicativo Abastece Aí. Com esta integração, o cliente pode efetuar o pagamento de suas compras através do aplicativo instalado em seu smartphone por QR Code digitado.
2 Requisitos
- Módulos Ipiranga e Sinapse liberados na intranet;
A versão mínima exigida do AutoSystem é a 3.3.1.79;
3 CF-e e MF-e SAT
Para emissores CF-e e MF-e SAT os motivos de movimentação devem ter o campo Tipo pagamento CF-e configurado com a opção "Programa de fidelidade, Cashback, Crédito Virtual", conforme imagem abaixo:
Em caso de PAF, para mais detalhes da configuração das formas de pagamento, consulte o módulo de configuração das formas de pagamento no manual: Cadastros - Geral - AutoSystem, no tópico 4.14 Motivos de Movimentação.
3.2 ECF/TEF
Para cadastrar Motivos de Movimentação através da aba ECF/TEF, é necessário inserir os campos Forma de Pgto ECF e Índice Totalizador conforme imagem abaixo:
Para acesso ao Índice Totalizador, será necessário Emitir Leitura X da impressora (poderá ser feito através do aplicativo Bematool) e o Índice Totalizador constará através de números em Meios de Pagamento, conforme sinalizado abaixo:
Uma vez que a Forma de Pgto ECF foi sinalizada preenchida com Outros, o Índice Totalizador correspondente conforme a imagem é o de número 13.
É possível criar na própria impressora fiscal o ID para Meios de Pagamento, inserindo a Forma de Pgto ECF e o Índice Totalizador desejados.
Feito isso, também será necessário selecionar em Emitir comprovante qual a opção desejada:
Caso o processo de emissão do comprovante não seja realizado, não será possível finalizar a venda posteriormente.
4 Venda com Forma de Pagamento - Pedido Digitalizado
No módulo Caixa, na finalização da venda, pode-se utilizar a tecla de atalho A para selecionar a forma de pagamento (nesse caso, venda com QR Code), conforme exemplo abaixo:
A opção a ser selecionada é a de número 1 para QR Digitado e será disponibilizada uma tela, conforme abaixo:
Em seguida, para a realização do pagamento, o vendedor deve orientar o cliente entrar no aplicativo Abastece Aí instalado em seu smartphone.
No aplicativo, o cliente seleciona as seguintes opções: Pagar > QR Code conforme imagem abaixo:
4.1 Rotina de Vendas com Pagamentos PIX
A seguir, um exemplo da rotina de vendas utilizando forma de pagamento PIX:
5 Cancelamento de Venda
Para o cancelamento de uma venda, acessar o módulo Caixa e em seguida o menu Operações > Cancelar última venda:
Na sequência, será demonstrada uma mensagem para a confirmação ou não do cancelamento:
Caso optar pelo Sim, será dado continuidade ao cancelamento:
Após o cancelamento da venda, o usuário será notificado de que a venda foi cancelada e o reembolso solicitado à Ipiranga.
Importante
O estorno do pagamento da venda cancelada, caso tenha sido efetivado pelo PIX, é de responsabilidade da Ipiranga e será efetuado de forma automática com prazo de até 72 horas (2h para ser concluído).