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Sumário

1. Conceito

Este guia tem por objetivo orientar os procedimentos para utilização do módulo de Consignado/Comodato que destina-se a estabelecimentos que realizam controle de mercadorias consignadas e comodato de ativos imobilizados. O novo módulo está integrado com a retaguarda e utiliza as funcionalidades existentes no sistema para permitir ao cliente gerenciar novos pedidos utilizando a base de clientes, produtos e transportadoras que já constam cadastradas.

1.1 Glossário

“aspas” = Faz referência a uma mensagem do sistema ou um processo dentro do sistema.
Itálico = Faz referência a uma tela, coluna, linha, aba.
<divisa> = Faz referência a uma tecla no teclado, um botão virtual, nome genérico de um arquivo
 > = Faz referência a uma sequência de ações/cliques dentro do sistema.
Negrito = Faz referência a uma palavra ou trecho de muita relevância, um campo, uma guia, filtros ou seção.
Link = Referencia uma página no Share.

2. Premissas

  • A  Retaguarda Empório PRO na versão 9.01.0300 ou superior;
  • Ambiente deve possuir o sistema PEDIDOS e COMODATO habilitado.
  • Ambiente vinculado a bandeira CBE, indicando integração com o BackOffice Empório PRO.
  • Possuir produtos cadastrados como mercadoria para revenda e os produtos de Comodato cadastrados como ativo imobilizado;
  • Possuir clientes do estabelecimentos cadastrados. 


 Em caso de dúvidas quanto as parametrizações do seu ambiente contate o nosso time de suporte.

2.1 Configurações Gerais

Para emissão das notas fiscais de venda, Consignação e Comodato é necessário habilitar no ambientes as configurações gerais para emissão de notas automáticas. Acessar o menu Cadastros > Sistemas > Configurações Gerais, acessar a Guia Pedido e Comodato.


As configurações gerais de Pedidos e Comodato são separadas em Gerais, Configurações para notas de Consignação, Notas de Remessa de Comodato, Notas de Retorno de Consignação, Notas de Retorno de Comodato e Notas  de Venda de Mercadoria em Consignação.

2.2.1 Gerais

Nesta opção devem ser configuradas as informações padrões para  preenchimento da série da notas fiscais, multa contratual de comodato e classificações fiscais para emissões automáticas das notas de faturamentos dos pedidos conforme segue:


  • Série a ser utilizada na emissão das notas de pedidos: o campo aceita apenas valores numéricos, e a série será utilizada para emissão de todas as notas fiscais geradas no módulo de PEDIDOS ;
  • Valor da multa Contratual:  deve ser informado nesse campo o valor em reais da multa contratual que será utilizado nos contratos dos itens de comodato;
  • Valor da multa Contratual:  deve ser informado nesse campo o valor por extenso da multa contratual que será utilizado nos contratos dos itens de comodato;

2.2.2 Configurações para Notas de Saída de Consignação

Para permitir o faturamento de pedidos com itens consignados é necessário revisar as configurações fiscais para emissão automática.


Caso a UF do estabelecimento determine que nas emissões de notas de Saída de consignação deve ser utilizado a tributação ICMS definida no cadastro de produtos, basta o usuário selecionar o checkBox: Utilizar a tributação de ICMS definida no cadastro de produto.

2.2.3 Configurações para Notas de Remessa de Comodato

Para permitir o faturamento de pedidos com itens remetidos em comodato é necessário revisar as configurações fiscais para emissão automática.

Caso a UF do estabelecimento determine que nas emissões de notas de Remessa de Comodato deve ser utilizado a tributação ICMS definida no cadastro de produtos, basta o usuário selecionar o checkBox: Utilizar a tributação de ICMS definida no cadastro de produto. 

2.2.4 Configurações para Notas de Retorno de Consignação

Para permitir o retorno de mercadorias consignados é necessário revisar as configurações fiscais para emissão automática. 

Caso a UF do estabelecimento determine que nas emissões de notas de Retorno (devolução) de consignação deve ser utilizado a tributação ICMS definida no cadastro de produtos, basta o usuário selecionar o checkBox: Utilizar a tributação de ICMS definida no cadastro de produto. 

2.2.5 Configurações para Notas de Retorno de Comodato

Para permitir o retorno dos itens enviados em comodato é necessário revisar as configurações fiscais para emissão automática.

Caso a UF do estabelecimento determine que nas emissões de notas de Retorno de Comodato deve ser utilizado a tributação ICMS definida no cadastro de produtos, basta o usuário selecionar o checkBox: Utilizar a tributação de ICMS definida no cadastro de produto. 

2.2.6 Configurações para Notas de Venda de Mercadoria em Consignação

Para permitir a emissão de notas fiscais de venda de mercadorias em consignação é necessário configurar apenas o CFOP que será utilizado nas notas de saída, as demais configurações fiscais (alíquotas de ICMS, PIS, Cofins, NCM e Cest) são baseados nas configurações  na guia fiscal do produto.

IMPORTANTE

As notas fiscais de vendas relacionadas ao pedido utilizam a classificação fiscal cadastradas no produto, seguindo o mesmo padrão que é utilizado para as vendas automáticas que são realizadas pelos PDV. Baseando se então no que o estabelecimento configurou na guia fiscal do produto e no menu CFOP por Operação.

Em casos de dúvidas relacionadas as classificações fiscais que devem ser utilizadas no estabelecimento deve-se solicitado apoio da equipe contábil do estabelecimento


3. Funcionalidades

Para cadastrar ou consultar pedidos é necessário acessar o menu: OPERAÇÕES -> Consignado /Comodato.  Na tela inicial são disponibilizadas ao usuários as funcionalidade de inclusão de Novo Pedido, Integração Vtex e Aplicar filtro para pesquisa de pedidos.


A visualização de pedidos está dividida em Modo Pedidos e Modo itens do Pedido:

  • Modo Pedidos: Permite visualizar de forma individual os pedidos, exibindo os detalhes de endereço do cliente e datas relacionados ao pedido, permitindo também expandir o pedido para visualização dos detalhes:

Após aplicados os filtros desejados e possível realizar a exportação em planilha de Excel, conforme a organização dos filtros aplicados:

Exemplo de exportação dos resultados:


  • Modo itens do pedido: Permite visualizar e imprimir relatórios em Excel e PDF dos itens de que estão vinculados ao pedidos após aplicação de filtros.

Com a combinação dos filtros desejados é possível obter a exportação dos itens que estão vinculados aos pedidos e prever as quantidades de itens que são necessários para os pedidos futuros.

O modo de itens do pedido permite a exportação em EXCEL e PDF dos resultados obtidos.


3.1 Filtros para pesquisa de pedidos

Serão disponibilizados filtros de pesquisa dos pedidos já cadastrados, que permitem localizar produtos por:

  • Número do Pedido: Permite localizar os pedidos pelo número registrado na Retaguarda ou pelo número de integração do Pedido no site do Chopp Brahma Express 
  • Origem do Pedido:  Permite a seleção da origem do pedido, exibindo as opções para indicar através de qual canal de comunicação o pedido foi recebido: Balcão, Site, Delivery.
  • Data do Pedido de / até: Exibem dois campos para seleção de datas inicial e final para busca dos pedidos, podendo ser informado somente o valor de ou o valor até:

  • Data do Evento de e até - Hora : Exibem campos para seleção de datas inicial e final para busca por data e Hora do evento, podendo ser informado somente o valor de e/ou o valor até e/ou hora. 


  • Data da Entrega/Retirada  de e até: Exibem dois campos para seleção de datas inicial e final para busca dos pedidos, podendo ser informado somente o valor de ou o valor até: 

  • Data de Recolha/Devolução de e até: Exibem dois campos para seleção de datas inicial e final para busca dos pedidos, podendo ser informado somente o valor de ou o valor até:

  • Status: Exibe todos os status que pode ser atribuído em um pedido: Em Aberto, Confirmado, Carregado, Entregue, Recolhido, Recolhido Parcial, Cancelado e Fechado. 


 Filtros Consignado, Comodato e Saldo em Aberto: Devem ser utilizados quando deseja-se localizar pedidos que possuam venda de itens em consignado, comodato ou saldo em aberto:

A consulta de Saldo em Aberto permitirá filtrar pedidos que ainda não possuem pagamento em aberto ou possuem pagamento que ainda não foi recebido, conforme exemplos abaixo:

Exemplo de pedido pendente de recebimento:

3.2 Cadastro de Novo Pedido

O Cadastro de novo pedido deve ser realizado através do botão <novo pedido+>



A inserção de um novo pedido é dividida em 4 etapas: Dados do pedido, Produtos, Pagamento, Faturamento, os campos obrigatório serão sinalizados ao usuário em cada etapa:

3.1.1 Dados do Pedido:

Nessa etapa o usuário irá informar as informar os dados base do pedido que deseja inserir na retaguarda, os campos de preenchimento obrigatório possuem indicativo * para orientar o usuário sobre sua obrigatoriedade  de preenchimento, o que irá permitir  <SALVAR> o pedido.



Orientações para preenchimentos dos campos:

  • Cliente: Deve ser informado o nome ou CPF/CNPJ para o sistema realizar a busca de clientes previamente cadastrados;
  • Endereço de Entrega: Após a seleção do cliente será listado todos os endereços vinculados ao cadastro. Por padrão para incluir um novo cliente no sistema é obrigatório informar endereço, sendo que caso necessário é possível vincular ao cliente diversos endereços de Entrega. Caso o cliente possua mais de um endereço cadastrado será exibido uma listagem com todos os endereços para escolha do usuário;
  • Entrega/Retirada:  Calendário para indicar a data que os itens devem ser recolhidos no cliente ou devolvidos.
    • Hora de e Até: O usuário pode informar intervalos de horário para Retirada/Entrega;
  • Data do Evento: Calendário para indicar a data do Evento;
    • Hora de e Até: campo para indicar a hora do Evento;
  • Recolha/Devolução: Calendário para indicar a data que os itens devem ser recolhidos no cliente ou devolvidos. O usuário pode informar intervalos de horário para  através dos campos Hora de " e Até:
    • Hora de e Até: O usuário pode informar intervalos de horário para Recolha/Devolução;
    • Dias: Campo utilizado para informar em dias o período entre a data de Entrega/Retirada e a Recolha/Devolução;
  • Origem: Exibe as opções para indicar através de qual canal de comunicação o pedido foi recebido: Balcão, Site, Delivery.
  • Status: Exibe todos os status que pode ser atribuído em um pedido: Em Aberto, Confirmado, Carregado, Entregue, Recolhido, Recolhido Parcial, Cancelado e Fechado. Os status inicial é em aberto.;
  • Representante: Nome do usuário/funcionário que está cadastrado na retaguarda inserindo o pedido ou nome do funcionário que integrou o Pedido;;
  • Tipo de Frete:  Campo de seleção para indicar como o pedido será transportado:
    • Terceiros: Deve ser utilizado quando o estabelecimento contrata empresas terceiras para realização do transporte até o destinatário (cliente), podendo ocorrer cobrança de valor de frete;
    • Transporte Próprio por conta do Remetente: Quando o estabelecimento se responsabiliza pela entrega do  pedido, podendo ocorrer cobrança de valor de frete.
    • Transporte Próprio por conta do Destinatário: Quando o cliente que solicitou o pedido será responsável pelo transporte dos produtos, neste caso não ocorrendo cobrança de frete.
    • Sem ocorrência de Transporte: Quando não é necessário informar como o pedido será transportado;
  • Valor do Frete: quando selecionado a modalidade Terceiros ou Transporte Próprio por conta do Remetente o sistema permite informar valor do frete;
  • Transportadora: Exibe listagem para seleção das empresas Terceiras previamente cadastradas como transportadora no estabelecimento. O estabelecimento também deve ser cadastrado como transportadora e deve ser selecionado nos pedidos que possuem frete por conta do remetente.
  • Observações: Campo de livre digitação para preenchimento de informações adicionais do Pedido, podem ser informados até 400 caracteres nesse campo .

3.1.2 Produtos:

Nessa etapa o usuário irá informar as produtos que estão vinculados no pedido que deseja inserir na retaguarda:


IMPORTANTE: Em um pedido podem ser adicionados itens do tipo VENDA, CONSIGNADO E COMODATO. Os produtos do tipo VENDA e CONSIGNADO são as mercadorias para revenda do estabelecimento que são comercializados, e os produtos do tipo COMODATO são os produtos do tipo ativo imobilizado, não será possível selecionar produtos do tipo mercadoria para revenda quando for selecionado a tabela de preço COMODATO.


Após a seleção do tipo de item em tabela de preço que será inserido no pedido é necessário digitar a descrição, Ean ou Código rápido do produto:


Será carregado o valor do produto selecionado e será necessário preencher a quantidade desejada:


A quantidade padrão constará como 1, no entanto o usuário pode alterar para a quantidade desejada e a retaguarda irá aplicar o cálculo do novo Preço Total para o item:


Para inserir o item no pedido deve ser utilizado o botão <+>:


Os totais do Pedido serão atualizados após a inserção de cada item de venda no pedido, conforme exemplos:


Adição do segundo item de venda: 


Deve ser adicionado todos os itens no Pedido e realizado o preenchimento do campos obrigatórios para a função salvar ser liberada:


Para salvar um pedido não é necessário informar as informações de pagamento, podendo o usuário escolher entre <SALVAR> o pedido em edição ou utilizar a função <PRÓXIMO>para preencher os dados da guia Pagamentos.


Durante a edição ou visualização de um pedido é possível navegar entre as opções de Dados de Pedido, Produtos e Pagamento através das guias no topo da tela ou utilização as funções PRÓXIMO ou VOLTAR. Para sair do pedido deve-se utilizar o botão <CANCELAR>.

3.1.3 Pagamentos:

Nessa etapa deve ser informada as formas de pagamento para os itens de venda vinculado ao Pedido. 


A tela de pagamento permite ao usuário adicionar valores de acréscimos ou descontos ao total do pedido e a seleção das formas de pagamento já previamente cadastradas para o estabelecimento.

Após a seleção da forma de pagamento a tela apresentará preenchida o valor A RECEBER pendente de lançamento:

É possível adicionar ao pedido uma ou mais formas de pagamento para totalizar o valor geral do Pedido.



Para informar um valor recebido no Pedido deve ser utilizado as ações da forma de pagamento desejada:


Ação de Receber o pedido atualiza os totais do pedido indicando ao usuário o valor já recebido:

Após o preenchimento dos campos do pedido o pedido poderá ser salvo na retaguarda. 

IMPORTANTE: Nos totais do Pedido são sumarizados apenas os valores referente aos itens de venda pois itens consignados ou ativos vinculados ao Comodato não realizam movimentação financeira. Enquanto o Pedido não constar com notas fiscais vinculadas é liberado a edição ao usuário de todos os dados do pedido.

3.1.4 Faturamento:

O Faturamento do Pedido realiza a emissão das notas relacionado ao pedido, caso no pedido constem itens de VENDA, CONSIGNADO e COMODATO será liberado em ações <FATURAR> para cada item.

Caso o faturamento do item ocorra com sucesso será exibido alerta ao usuário indicando que o faturamento foi realizados com sucesso.


Deve ser realizado o faturamento dos demais itens do pedido, e após processo finalizado o botão <FATURAR> não será mais exibido ao usuário. Durante o processo de aprovação das notas será exibido o status Gerando NFe mas já será possível visualizar as numerações de cada nota emitida. Após aprovação das notas o status de faturamento das notas será autorizado conforme situação na Sefaz.



IMPORTANTE

Pedidos faturados não permitem exclusão de itens ou inclusão de novos produtos, somente durante a edição do pedido a ação de excluir, na guia produtos constará liberada para utilização.

 

Nos pedidos faturados e com as notas autorizadas é liberado ao usuário o baixar o arquivo PDF da nota, opção disponível na guia Faturamento, após a autorização da Nota Fiscal.

Pelo menu Nfe-> Monitoramento também é possível consultar todas as notas emitidas. Em ambos os locais são disponibilizados a opção de Download do arquivo, no entanto pelo menu de Monitoramento é possível selecionar diversas notas para realizar a impressão em lote dos arquivos PDFs.


3.3 Integração Vtex

Para ambientes devidamente configurados e integrados com a VTEX é possível receber pedidos através do botão<Integração Vtex>.  Para cadastrar ou receber pedidos integrados ao site de Vtex é necessário acessar o menu Operações -> Consignado e comodato . Caso o cliente vinculado ao pedido não conste cadastrado na retaguarda a integração Vtex irá realizar o cadastro do Cliente junto ao recebimento do pedido.




Nos pedidos que constem dados de uma pessoa jurídica (CNPJ) e  pessoa física (CPF )  será realizado o cadastro dos dois clientes na retaguarda e o usuário precisará escolher manter no pedido o CNPJ ou CPF desejado:

A opção <Resolver Depois> permite ao usuário que visualizou a mensagem não realizar uma escolha no momento e aplicar ajustes no pedido, inserção de itens e não resolver a pendência. No entanto enquanto não for selecionado um cliente o sistema irá bloquear o faturamento da venda:

O padrão no recebimento de pedidos com dados de CNPJ e CPF é realizar a integração do pedido incialmente com o CNPJ, e na resolução de pendência o estabelecimento decide se deseja alterar para o CPF. Caso o estabelecimento queria mudar o pedido para outro cliente será necessário primeiro cadastrar o outro cliente desejado e após esse procedimento mudar manualmente o cliente do pedido.

Caso o produto vinculado ao Pedido não conste devidamente cadastrado na retaguarda será exibido mensagem de alerta ao usuário:



Deve ser realizado o cadastro do produto indicado, em Cadastros → Produtos → Produtos utilizando o código Ean/Gtin do produto.

Após o cadastro a retaguarda irá vincular o produto recebido da Integração com o Produto cadastrado pelo estabelecimento, desta forma basta realizar novamente o procedimento de <Integração Vtex>, e o pedido será integrado. Nos dados do pedido, guia produtos será exibido o a quantidade de itens, preço de venda e desconto conforme pedido realizado no site do e-commerce choppbrahmaexpress.com.br.


Para pedidos origem SITE e recebidos via integração Vtex após autorização da nota fiscal o usuário deve enviar o faturamento do pedido através da ação <FATURAR NA VTEX>. Essa  função garante o envio para a Vtex do número da nota fiscal autorizada e irá mudar o status do pedido na e-commerce para FATURADO.



Importante o código apresentado na mensagem de alerta deve ser utilizado para o estabelecimento informar a sua franqueadora ou ao time de suporte qual produto apresentou falha de integração.

3.4 Impressão de Pedido

Após salvo o pedido na retaguarda, será liberado acesso a função de Impressão do Pedido, no topo da tela:

Na impressão do Pedido constará todos os detalhes do pedido, o conteúdo preenchido no campo Observações e orientações para equipe de entrega do pedido, assim como o Check List de Montagem:


As informações da lateral do pedido e do Check List de montagem devem ser preenchidas de acordo com montagem realizada:


IMPORTANTE: Caso o estabelecimento não conste com a bandeira CBE configurado não será apresentado informações do CheckList de montagem e dados na lateral do pedido.

3.5 Impressão de Contrato

Após realizado o faturamento do pedido, será liberado acesso a função de Impressão do Contrato no topo da tela:


O sistema direciona o usuário para impressão em PDF do Contrato, no contrato será listado os dados da Comodatária e todos os itens do tipo COMODATO.

O valor da multa e multa por extenso preenchida inicialmente nas configurações gerais será exibido no corpo do contrato. 


3.5 Impressão de Recibo de Recolhimento de Consignado/Comodato

Após realizado o faturamento de pedidos que possuam Consignação ou Comodato, será liberado acesso a função Recibo. Implementação liberada na versão 11.01.0000

O Recibo de Recolhimento de Consignado/Comodato é disponibilizado em duas vias: LOJA e CLIENTE, e pode ser utilizado para controle do recolhimento dos itens de Consignado e itens de Comodato:

Será detalhado na impressão do recibo nas duas vias: Loja e Cliente todos os produtos de consignado ou Comodato vinculados ao pedido. Na primeira via deve ser coletado os dados e assinatura do cliente, e o campo observações pode ser utilizado para preenchimento manual de informações referente a retorno dos produtos.

A segunda via é destinada ao cliente, e deve ser assinada pelo entregador/responsável pela recolha/devolução no estabelecimento e o campo observações pode ser utilizado para preenchimento manual de informações referente a retorno dos produtos.

Os campos de Observações e Itens extras constam disponíveis para preenchimento manual de acordo com a necessidade do estabelecimento.


3.6 Retorno de Comodato

A retaguarda através do menu de Consignado/Comodato irá contemplar também as operações de Notas Fiscais de retorno de Comodato. O Comodato  é Ativo imobilizado do estabelecimento, que fica em posse do destinatário por um determinado período conforme indicado no pedido e no contrato, sendo necessário fazer um retorno assim que o remetente devolver os itens.

No retorno de Comodato o estabelecimento poderá realizar o retorno de todos os ativos ou realizar a recolha parcial. Deve ser preenchido a quantidade a retornar dos itens que o estabelecimento está recebendo.



Caso o usuário informe o total de produtos emitidos em comodato após clicar em <retornar> o sistema irá emitir uma nova nota de Entrada de Retorno de Comodato o irá bloquear a geração de novos retornos nesse pedido. Após a emissão da nota o status do pedido será recolhido.

Caso no retorno de comado o usuário informe quantidade menor que a quantidade de ativos vinculado ao pedido no campo Quantidade a retornar, após o usuário retornar o comodato a tela seguirá permitindo que sejam efetuados novos retornos de comodato dos itens pendentes e o pedido ficará com o status de Recolhido Parcialmente.


3.7 Retorno de Consignado

O retorno de Consignado é a devolução simbólica que ocorre quando a mercadoria anteriormente enviada em consignação for efetivamente vendida pelo consignatário ou devolvida ao estabelecimento.


A tela de retorno de consignado permite ao estabelecimento efetivar em uma nova operação a venda de mercadoria remetida em consignação, desta forma deve ser informado a quantidade que foi vendida e informar uma forma de pagamento para emissão da nova venda.

Podem ser informados mais de uma forma de pagamento para finalizar a emissão de uma nova venda até o valor total a pagar, pois ara o sistema realizar a emissão da nota de devolução da mercadoria em consignação e a nota de venda de mercadoria em consignação devem ser informados o valor total para os itens vendidos:


Após o usuário <Retornar> será exibido o alerta indicando o retorno do consignado e a emissão de nota de venda:



Dentro do pedido ficaram vinculadas as novas notas emitidas para acobertar a Devolução de mercadoria em consignação e a nova operação de venda.

Caso ocorra a devolução total do consignado basta zerar informar campo quantidade vendida, desta forma não será solicitado forma de pagamento pois não haverá emissão de nota fiscal de venda de mercadoria em consignação.



3.8 Bloquear faturamento de produtos sem estoque

Na versão 11.02.000 foi implementada a funcionalidade de permitir bloquear faturamento de pedidos de produtos que não possuam saldo suficiente em estoque para atender o pedido, no entanto com essa opção habilitada só será liberado o faturamento após ajuste de estoque ou entradas de notas de compra

O bloquei é habilitado conforme solicitação do estabelecimento, caso deseje bloquear o faturamento de pedidos sem estoque disponível entre em contato com nosso time de suporte.


Listamos aqui nesse espaço alguns guias rápidos referente a cadastros de produtos, clientes e configurações de Boleto Bancário :




  • Sem rótulos