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Aqui você vai encontrar:

O que é a ferramenta? 

O Controle de Integração do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) oferece um panorama detalhado das suas operações. Nessa interface, os usuários podem configurar e supervisionar a troca de informações entre sua empresa e o SCPC. As opções de filtragem incluem a descrição da empresa, o tipo de operação desejado (inclusão, exclusão etc.), bem como o status dos clientes. Além disso, é possível aplicar filtros específicos por cliente, período ou dias de atraso, e escolher critérios de ordenação.

A configuração da integração envolve a criação de regras para grupos de empresas que planejam utilizar o SCPC. Os usuários precisam inserir suas credenciais de usuário e senha da operadora do SCPC, bem como cadastrar clientes para inclusão ou exclusão no SCPC.

Após o envio, os clientes têm seu status alterado para bloqueado e são marcados como "Seprocados" no SCPC, e há a opção de removê-los posteriormente. O texto também destaca que a configuração do status do cliente após a remoção do SCPC depende das configurações prévias definidas no sistema.


Dúvidas frequentes (FAQ)

A ferramenta é gratuita?

Não. Para usar essa tela, é necessário um valor de investimento que deve ser contratado com o nosso time de Customer Success.

Você pode acessar o retaguarda > SetaStore e procure 'Consulta SCPC'

Clique em Tenho Interesse, preencha o formulário e aguarde o contato do time de Customer Success que irá conversar sobre o valores, ativação, configuração e assuntos relacionados.


Quantas formas existem para poder realizar a inclusão de clientes junto ao SCPC?

São três formas:

1) Fazer a inclusão somente no SETA e de forma manual junto ao Site através da tela de Controle de SCPC e Cartório; 
2) De forma integrada (PA) através da tela de controle de SCPC e Cartório (existe a integração junto ao site ao qual fará o processo de forma automática) 
3) De forma integrada através do webservice (parametrizado através da tela) Controle de Integração do SCPC 

O que é um órgão de proteção ao crédito?

É um serviço que reúne informações de crédito. É um banco de dados nacional onde armazena informações de inadimplência tanto de PF como PJ com o objetivo de auxiliar empresas na concessão de crédito.  

Por que falamos que uma pessoa está seprocada ou com o "nome sujo"? 

Significa que é um devedor, está com seu CPF negativado, quando a pessoa tem o nome incluso a algum órgão de proteção ao crédito, ou seja, deixou de pagar suas dívidas.

Órgãos de proteção ao crédito - Então o que é SCPC, Serasa, SPC? 

SCPC - O SCPC fornece informações restritivas de todo o Brasil para auxiliar empresas a avaliar consumidores e realizar vendas a crédito com segurança. Ele é mais usado em processos de análise e concessão de crédito a consumidores. Este é voltado mais para pessoas jurídicas. 
Serasa - A Serasa é uma empresa privada que possui um dos maiores bancos de dados do mundo e dedica sua atividade à prestação de serviços de interesse geral. As informações da Serasa são fornecidas aos bancos, às lojas do comércio, às pequenas, médias e grandes empresas. 
SPC - o SPC A sigla SPC significa Serviço de Proteção ao Crédito. Ele é um banco de dados privado de informações de crédito, de caráter público, de acordo com a definição do Código de Defesa do Consumidor, gerido e alimentado por associações comerciais e câmaras de dirigentes lojistas do país que são filiadas à Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, que trocam entre si informações colhidas em todo o território nacional por meio de uma entidade chamada de RENIC, Rede Nacional de Informações Comerciais. Quase todas as empresas ou credoras o consultam por ser o mais conhecido, mais completo e ter mais dados.


Manual de uso da ferramenta

Abaixo você terá todas as instruções de uso da ferramenta

Como configurar as permissões de acesso

Para configurar as permissões de acesso a essa ferramenta, acesso o módulo Retaguarda > Menu Configurações > Permissões de acesso.

Cadastro dos Clientes - Alterar Status SCPC

Acessar: Permite alterar o status SCPC, porém é vinculado ao Modificar do cadastro de clientes

Cadastro dos Clientes 

Controle de integração do SCPC

Acessar..: Acesso a tela Retaguarda>Financeiro>Controle do SCPC Integrado.
Modificar.: Permite marcar o título para habilitar/desabilitar o envio do título para o SCPC.
Excluir.....: Permite a retirada manual dos títulos do SCPC
Relatórios: Permite comparar títulos ativos do SCPC com o financeiro marcado como SCPC.
Outros.....: Permite importar os títulos ativos do SCPC para o financeiro.

Validando a aba SCPC no cadastro do Cliente

Primeiro é preciso saber onde o usuário consegue visualizar as informações de SCPC do cliente. 

Acesse o retaguarda > cadastros > clientes >

Pesquisa o usuário e clique no menu lateral Abrir

Acesse a aba SCPC

- Data Entrada: caso o cliente tenha sido negativado (algum título foi enviado para protesto e o seu nome foi incluso em algum órgão de bloqueio – Ex: SCPC). Esse campo é preenchido automaticamente quando a equipe responsável da loja envia o título para protesto pelo módulo retaguarda do Seta. 
 - Data Saída: será exibida a data em que o cliente teve seu nome retirado do órgão de bloqueio. Essa data também é preenchida automaticamente quando a equipe responsável da loja retira o título do SCPC pelo retaguarda do Seta. 
- Seprocar Após: Campo informativo de uma equipe para outra. Pode-se informar nesse campo, após quantos dias vencidos o título deve ser seprocado (negativado) 
- Status SCPC: status do cliente no SCPC (nada consta, reabilitado, seprocado, inabilitado, serasa, scpc/Serasa). Campo preenchido automaticamente de acordo com a situação do cliente. 
- Cobrança: pessoa ou empresa responsável pela cobrança desse cliente. 
- SCPC On-Line: Serviço de consulta ao SCPC. Ao clicar nessa opção o sistema consulta a situação do cliente e retorna as informações se há alguma pendência ou se nada consta. 
- Resultado da última consulta: Aqui será exibida o resultado da consulta após clicar na opção SCPC OnLine.  

Funcionalidade do Controle de Integração do SCPC

Acesse o Retaguarda > Financeiro > Controle de Integração do SCPC

Essa é a tela de operação do Controle de SCPC. Ela possui alguns filtros que vamos detalhar em seguida:

Descrição: Descrição da empresa conforme o nome.
Operação: Qual o tipo de operação será utilizado.
          a) Inclusão: Incluir títulos automaticamente;
          b) Exclusão: Excluir títulos automaticamente;
          c) Seprocados: Listagem dos títulos seprocados;
          d) Exclusão Manual: Exclusão manual do título no sistema, porém não integrado automaticamente no órgão de proteção ao lojista.

Status: Esse campo só é habilitado quando a operação está selecionada com a opção INCLUSÃO.
a) Todos: Todos os clientes que possuem títulos em aberto conforme parametrização;
b) Permite envio: Somente clientes que estão habilitados para o envio do título conforme parametrização;
c) Com divergência: Títulos que estão com divergência dentro do sistema;
d) Desabilitados: Clientes que estão desabilitados;

Cliente: Possibilidade de filtrar apenas os títulos de determinado cliente;
Filtrar por: Possibilidade de filtrar por Período ou Dias de atraso;
Ordenar por: Possibilidade de ordenar por NOME CLIENTE, DOCUMENTO, ATRASO MINIMO e EMPRESA.

Configuração da Integração SCPC

Na tela principal do controle de integração do SCPC possui um botão chamado configurações, conforme imagem abaixo:

Ao clicar no botão configuração o sistema apresenta a seguinte tela:

Se estiver com a cor cinza é porque a configuração efetuada está desativada. Para validar esta informação, selecione ele e clique em Editar e estiver selecionado o checkbox Desativar configuração


Nessa tela podemos inserir as regras e definir essas por grupos de empresas que vão utilizar o SCPC, onde informamos a operadora utilizada, o nome do grupo da empresa, e as empresas de determinado grupo, e o campo Regra é definido qual o modelo de regra que esse grupo vai assumir.

Ao clicar em NOVO o sistema apresenta a tela de configuração onde é parametrizado conforme as orientações repassadas pelo cliente e pela operadora do SCPC que o cliente utiliza. 

Inserir o usuário e senha da operadora no controle SCPC

Na tela de regras cadastradas, existe uma opção chamada, CADASTRO DE USUÁRIO, conforme imagem abaixo:

Ao clicar nesse botão o sistema abre a seguinte tela: 

Nessa tela consta o código da empresa, o usuário e senha repassado pela operadora do SCPC e o código do associado. 

Quando clicar em novo, é possível cadastrar um novo usuário e senha de operadora do SCPC, conforme imagem abaixo:

Depois de configurado como posso enviar um título de cliente para o SCPC?

Na tela de controle de integração do SCPC no campo Operação selecionar a opção inclusão e clicar em filtrar

Após isso o sistema trará todas as informações de todos os títulos que entraram na regra para envio do cliente para o SCPC.

Na lateral, temos opções de ocorrência que podemos ver as ocorrências geradas para determinado cliente selecionado, temos o botão financeiro que podemos ver o histórico financeiro do cliente e temos a parte de cadastro que podemos visualizar o cadastro do cliente, é possível visualizar os vinculado ao cliente e imprimir uma listagem dos clientes que devem ser enviados para o SCPC conforme critério.

No exemplo abaixo foi enviado apenas um cliente para o SCPC

Ao confirmar o envio o sistema apresenta a seguinte mensagem:

Como fica o cadastro do cliente após a inclusão?

Após o envio do cliente para o SCPC, o cliente fica com o status bloqueado e com status do SCPC Seprocado.

Como faço para remover um cliente do SCPC?

Funciona ao processo semelhante a inclusão, porém na tela de Controle de integração do SCPC basta selecionar a operação EXCLUSÃO, clicando em Filtrar:

O sistema trará todos os títulos que foram pagos ou renegociados de clientes que estavam com restrição junto ao SCPC.

No exemplo abaixo vamos remover um cliente do SCPC 

Após Retirar o cliente do SCPC o sistema apresenta a seguinte mensagem:

Como fica o cadastro do cliente após a remoção do SCPC?

O status do cadastro do cliente fica de acordo com a parametrização feita nas configurações do SCPC, nessa opção podemos escolher, se ao remover o cliente o status fica como bloqueado ou ativo, nesse exemplo abaixo, a configuração do cliente esta para deixar o status do cliente como ATIVO e Status SCPC Reabilitado. 


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