Aqui você vai encontrar:
O que é a ferramenta?
O Controle de Integração do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) oferece um panorama detalhado das suas operações. Nessa interface, os usuários podem configurar e supervisionar a troca de informações entre sua empresa e o SCPC. As opções de filtragem incluem a descrição da empresa, o tipo de operação desejado (inclusão, exclusão etc.), bem como o status dos clientes. Além disso, é possível aplicar filtros específicos por cliente, período ou dias de atraso, e escolher critérios de ordenação.
A configuração da integração envolve a criação de regras para grupos de empresas que planejam utilizar o SCPC. Os usuários precisam inserir suas credenciais de usuário e senha da operadora do SCPC, bem como cadastrar clientes para inclusão ou exclusão no SCPC.
Após o envio, os clientes têm seu status alterado para bloqueado e são marcados como "Seprocados" no SCPC, e há a opção de removê-los posteriormente. O texto também destaca que a configuração do status do cliente após a remoção do SCPC depende das configurações prévias definidas no sistema.
Dúvidas frequentes (FAQ)
A ferramenta é gratuita?
Não. Para usar essa tela, é necessário um valor de investimento que deve ser contratado com o nosso time de Customer Success.
Você pode acessar o retaguarda > SetaStore e procure 'Consulta SCPC'
Clique em Tenho Interesse, preencha o formulário e aguarde o contato do time de Customer Success que irá conversar sobre o valores, ativação, configuração e assuntos relacionados.
Quantas formas existem para poder realizar a inclusão de clientes junto ao SCPC?
São três formas:
1) Fazer a inclusão somente no SETA e de forma manual junto ao Site através da tela de Controle de SCPC e Cartório;
2) De forma integrada (PA) através da tela de controle de SCPC e Cartório (existe a integração junto ao site ao qual fará o processo de forma automática)
3) De forma integrada através do webservice (parametrizado através da tela) Controle de Integração do SCPC
O que é um órgão de proteção ao crédito?
É um serviço que reúne informações de crédito. É um banco de dados nacional onde armazena informações de inadimplência tanto de PF como PJ com o objetivo de auxiliar empresas na concessão de crédito.
Por que falamos que uma pessoa está seprocada ou com o "nome sujo"?
Significa que é um devedor, está com seu CPF negativado, quando a pessoa tem o nome incluso a algum órgão de proteção ao crédito, ou seja, deixou de pagar suas dívidas.
Órgãos de proteção ao crédito - Então o que é SCPC, Serasa, SPC?
SCPC - O SCPC fornece informações restritivas de todo o Brasil para auxiliar empresas a avaliar consumidores e realizar vendas a crédito com segurança. Ele é mais usado em processos de análise e concessão de crédito a consumidores. Este é voltado mais para pessoas jurídicas.
Serasa - A Serasa é uma empresa privada que possui um dos maiores bancos de dados do mundo e dedica sua atividade à prestação de serviços de interesse geral. As informações da Serasa são fornecidas aos bancos, às lojas do comércio, às pequenas, médias e grandes empresas.
SPC - o SPC A sigla SPC significa Serviço de Proteção ao Crédito. Ele é um banco de dados privado de informações de crédito, de caráter público, de acordo com a definição do Código de Defesa do Consumidor, gerido e alimentado por associações comerciais e câmaras de dirigentes lojistas do país que são filiadas à Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, que trocam entre si informações colhidas em todo o território nacional por meio de uma entidade chamada de RENIC, Rede Nacional de Informações Comerciais. Quase todas as empresas ou credoras o consultam por ser o mais conhecido, mais completo e ter mais dados.
Manual de uso da ferramenta
Abaixo você terá todas as instruções de uso da ferramenta
Como configurar as permissões de acesso
Para configurar as permissões de acesso a essa ferramenta, acesso o módulo Retaguarda > Menu Configurações > Permissões de acesso.
Cadastro dos Clientes - Alterar Status SCPC
Acessar: Permite alterar o status SCPC, porém é vinculado ao Modificar do cadastro de clientes
Cadastro dos Clientes
Controle de integração do SCPC
Acessar..: Acesso a tela Retaguarda>Financeiro>Controle do SCPC Integrado.
Modificar.: Permite marcar o título para habilitar/desabilitar o envio do título para o SCPC.
Excluir.....: Permite a retirada manual dos títulos do SCPC
Relatórios: Permite comparar títulos ativos do SCPC com o financeiro marcado como SCPC.
Outros.....: Permite importar os títulos ativos do SCPC para o financeiro.
Validando a aba SCPC no cadastro do Cliente
Primeiro é preciso saber onde o usuário consegue visualizar as informações de SCPC do cliente.
Acesse o retaguarda > cadastros > clientes >
Pesquisa o usuário e clique no menu lateral Abrir
Acesse a aba SCPC
- Data Entrada: caso o cliente tenha sido negativado (algum título foi enviado para protesto e o seu nome foi incluso em algum órgão de bloqueio – Ex: SCPC). Esse campo é preenchido automaticamente quando a equipe responsável da loja envia o título para protesto pelo módulo retaguarda do Seta.
- Data Saída: será exibida a data em que o cliente teve seu nome retirado do órgão de bloqueio. Essa data também é preenchida automaticamente quando a equipe responsável da loja retira o título do SCPC pelo retaguarda do Seta.
- Seprocar Após: Campo informativo de uma equipe para outra. Pode-se informar nesse campo, após quantos dias vencidos o título deve ser seprocado (negativado)
- Status SCPC: status do cliente no SCPC (nada consta, reabilitado, seprocado, inabilitado, serasa, scpc/Serasa). Campo preenchido automaticamente de acordo com a situação do cliente.
- Cobrança: pessoa ou empresa responsável pela cobrança desse cliente.
- SCPC On-Line: Serviço de consulta ao SCPC. Ao clicar nessa opção o sistema consulta a situação do cliente e retorna as informações se há alguma pendência ou se nada consta.
- Resultado da última consulta: Aqui será exibida o resultado da consulta após clicar na opção SCPC OnLine.
Funcionalidade do Controle de Integração do SCPC
Acesse o Retaguarda > Financeiro > Controle de Integração do SCPC
Essa é a tela de operação do Controle de SCPC. Ela possui alguns filtros que vamos detalhar em seguida:
Descrição: Descrição da empresa conforme o nome.
Operação: Qual o tipo de operação será utilizado.
a) Inclusão: Incluir títulos automaticamente;
b) Exclusão: Excluir títulos automaticamente;
c) Seprocados: Listagem dos títulos seprocados;
d) Exclusão Manual: Exclusão manual do título no sistema, porém não integrado automaticamente no órgão de proteção ao lojista.
Status: Esse campo só é habilitado quando a operação está selecionada com a opção INCLUSÃO.
a) Todos: Todos os clientes que possuem títulos em aberto conforme parametrização;
b) Permite envio: Somente clientes que estão habilitados para o envio do título conforme parametrização;
c) Com divergência: Títulos que estão com divergência dentro do sistema;
d) Desabilitados: Clientes que estão desabilitados;
Cliente: Possibilidade de filtrar apenas os títulos de determinado cliente;
Filtrar por: Possibilidade de filtrar por Período ou Dias de atraso;
Ordenar por: Possibilidade de ordenar por NOME CLIENTE, DOCUMENTO, ATRASO MINIMO e EMPRESA.
Configuração da Integração SCPC
Na tela principal do controle de integração do SCPC possui um botão chamado configurações, conforme imagem abaixo:
Ao clicar no botão configuração o sistema apresenta a seguinte tela:
Se estiver com a cor cinza é porque a configuração efetuada está desativada. Para validar esta informação, selecione ele e clique em Editar e estiver selecionado o checkbox Desativar configuração
Nessa tela podemos inserir as regras e definir essas por grupos de empresas que vão utilizar o SCPC, onde informamos a operadora utilizada, o nome do grupo da empresa, e as empresas de determinado grupo, e o campo Regra é definido qual o modelo de regra que esse grupo vai assumir.
Ao clicar em NOVO o sistema apresenta a tela de configuração onde é parametrizado conforme as orientações repassadas pelo cliente e pela operadora do SCPC que o cliente utiliza.
Inserir o usuário e senha da operadora no controle SCPC
Na tela de regras cadastradas, existe uma opção chamada, CADASTRO DE USUÁRIO, conforme imagem abaixo:
Ao clicar nesse botão o sistema abre a seguinte tela:
Nessa tela consta o código da empresa, o usuário e senha repassado pela operadora do SCPC e o código do associado.
Quando clicar em novo, é possível cadastrar um novo usuário e senha de operadora do SCPC, conforme imagem abaixo:
Depois de configurado como posso enviar um título de cliente para o SCPC?
Na tela de controle de integração do SCPC no campo Operação selecionar a opção inclusão e clicar em filtrar
Após isso o sistema trará todas as informações de todos os títulos que entraram na regra para envio do cliente para o SCPC.
Na lateral, temos opções de ocorrência que podemos ver as ocorrências geradas para determinado cliente selecionado, temos o botão financeiro que podemos ver o histórico financeiro do cliente e temos a parte de cadastro que podemos visualizar o cadastro do cliente, é possível visualizar os vinculado ao cliente e imprimir uma listagem dos clientes que devem ser enviados para o SCPC conforme critério.
No exemplo abaixo foi enviado apenas um cliente para o SCPC
Ao confirmar o envio o sistema apresenta a seguinte mensagem:
Como fica o cadastro do cliente após a inclusão?
Após o envio do cliente para o SCPC, o cliente fica com o status bloqueado e com status do SCPC Seprocado.
Como faço para remover um cliente do SCPC?
Funciona ao processo semelhante a inclusão, porém na tela de Controle de integração do SCPC basta selecionar a operação EXCLUSÃO, clicando em Filtrar:
O sistema trará todos os títulos que foram pagos ou renegociados de clientes que estavam com restrição junto ao SCPC.
No exemplo abaixo vamos remover um cliente do SCPC
Após Retirar o cliente do SCPC o sistema apresenta a seguinte mensagem:
Como fica o cadastro do cliente após a remoção do SCPC?
O status do cadastro do cliente fica de acordo com a parametrização feita nas configurações do SCPC, nessa opção podemos escolher, se ao remover o cliente o status fica como bloqueado ou ativo, nesse exemplo abaixo, a configuração do cliente esta para deixar o status do cliente como ATIVO e Status SCPC Reabilitado.