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Essa funcionalidade é voltada para operadores de caixa que utilizam o sistema Seta ERP para registrar pagamentos, recebimentos e outras transações financeiras no dia a dia. O objetivo é facilitar o controle e registro dessas operações no sistema.

Como realizar um pagamento ou recebimento?

No dia a dia de um operador de caixa, inúmeros lançamentos são realizados além de recebimentos de crediário e vendas. Neste treinamento, você irá aprender como lançar Pagamentos Recebimentos no Seta ERP

Geralmente, os lançamentos de Pagamentos são realizados para registrar despesas da loja, como por exemplo: fornecedor de água, contas de energia, materiais de expediente, entre outros.

Já os lançamentos de Recebimentos, são realizados para registrar alguma movimentação que ocorreu na loja que não tenha relação com pagamentos de clientes e nem com venda, como por exemplo: recebimento de troco, empréstimo devolvido, entre outros.

Para realizar o lançamentos dessas operações, siga os passos abaixo.

Passo 01: Acesse o Módulo Caixa e clique no botão Outros lançamentos ou pressione as teclas de atalho Alt + O;


Passo 02: No campo Operação, selecione Recebimento ou Pagamento;


Passo 03: Preencha os campos necessários e clique no botão F8 - OK, confirmando o lançamento;



  • Pessoa: para que está sendo pago essa despesa;
  • Item: referente ao item do plano de contas que faz referência ao DRE, é uma descrição da despesa;
  • Descrição: informar o que foi adquirido com esse pagamento;
  • Tipo Doc: informar se foi recebido algum comprovante fiscal;
  • Documento: caso tenha sido disponibilizado comprovante fiscal, neste campo poderá ser informado o número;
  • Dinheiro/Débito: informar o valor do lançamento.


Passo 04: O comprovante a ser impresso será no mesmo modelo de sangria:


Obs.: a diferença entre o lançamento de Recebimento e Pagamento, está no campo Movimento. Lançamento de Recebimento, sempre será Entrada, enquanto lançamento de Pagamento, sempre será Saída.

Como criar um adiantamento de venda?

A operação Adiantamento de Venda é utilizada quando o cliente quiser fazer um pagamento adiantado que vai ficar registrado como um crédito e poderá ser utilizado como pagamento em uma compra realizada futuramente. 

Realizar um adiantamento de venda é simples, para isso, siga os passos abaixo. 

Passo 01: Acesse o Módulo Caixa e clique no botão Outros lançamentos ou pressione as teclas de atalho Alt + O.

Passo 02: No campo Operação, selecione a opção Adiantamento de Venda.

Passo 03: Informe a pessoa e o valor, ao realizar esse procedimento será então gerado um crédito que ficará vinculado a pessoa.


Passo 04: Após validar os dados para realização do lançamento, clicar em OK e Confirmar o Lançamento no Caixa clicando em Sim.


Passo 05: Confirmando o lançamento no caixa, apresentará uma tela para impressão de comprovante de lançamento, onde podemos Imprimir, Visualizar ou Cancelar.


Como realizar uma sangria?

A sangria é utilizada quando é necessário retirar valores do caixa durante o dia, seja para depósitos, para enviar ao financeiro, entre outras situações.

Realizar uma sangria é simples, para isso, siga os passos abaixo.

Passo 01: Acesse o Módulo Caixa e clique no botão Outros lançamentos ou pressione as teclas de atalho Alt + O.

Passo 02: No campo Operação, selecione a opção Sangria.

Passo 03: No campo Descrição, adicione alguma informação que facilite a identificação desta sangria para o caso de futura conferência.

Passo 04: No campo Valor, informe o desejado (em dinheiro ou cheque).

Passo 05: Por fim, clique no botão F8-Ok  e realize a impressão do comprovante.


Caixa Fácil:


Como lançar uma troca de Cheque?

A operação Troca de Cheque é utilizada quando a loja faz a troca de um cheque para os clientes. 

Realizar uma troca de cheque é simples, para isso, siga os passos abaixo. 
Passo 01: Acesse o Módulo Caixa e clique no botão Outros lançamentos ou pressione as teclas de atalho Alt + O.

Passo 02: No campo Operação, selecione a opção Troca de Cheque.

Passo 03: Informe a pessoa, no campo descrição já será preenchida automaticamente ou podemos alterar como preferir, em Tipo Doc, selecione qual comprovante será emitido desse lançamento (Nota, Recibo, Guia, entre outros). No campo documento pode ser preenchido se tivermos algum código ou número que identifique o cheque e depois o valor desse lançamento.


Passo 04: Antes de finalizar o processo vamos definir o que será feito com este cheque se será trocado por inteiro, utilizado para gerar um crédito para o cliente ou os dois.

Passo 05: Para gerar um crédito preenchemos o campo Valor Crédito com o que ficará registrado no sistema para o cliente, assim poderá utilizar o mesmo em uma compra futura.


Passo 06: Para entregar o valor por inteiro do cheque ou somente uma parte, informamos no campo Troco.


Passo 07: Depois de preencher os dados de como será realizado o lançamento podemos finalizar o processo clicando em F8-Ok e realizar a impressão do comprovante de lançamentos no caixa.

Passo 08: Após validar os dados para realização do lançamento, clicar em OK e Confirmar o Lançamento no Caixa clicando em Sim


Passo 09: Confirmando o lançamento no caixa, apresentará uma tela para impressão de comprovante de lançamento, onde podemos ImprimirVisualizar ou Cancelar

Como realizar uma ressarcimento no caixa?

A operação Ressarcimento pode ser utilizada quando um cliente não quer fazer a troca do produto ele deseja receber o valor da compra de volta, então se a loja e o cliente entrar em um acordo, pode ser utilizada esta opção.

Realizar um ressarcimento é simples, para isso, siga os passos abaixo. 
Passo 01: Acesse o Módulo Caixa e clique no botão Outros lançamentos ou pressione as teclas de atalho Alt + O.

Passo 02: No campo Operação, selecione a opção Ressarcimento

Passo 03: Informe um cliente que possua um crédito pendente de utilização. 


Passo 04: Dê dois cliques sobre o crédito do cliente apresentado, para que ele fique Negrito, em seguida, clique no botão F8-Selecionar.



Passo 05: Após selecionar o crédito, o sistema irá retornar para a tela de Lançamentos do Caixa para finalizar o processo.


Passo 06: Após validar os dados para realização do lançamento, clicar em OK e Confirmar o Lançamento no Caixa clicando em Sim


Passo 07: Confirmando o lançamento no caixa, apresentará uma tela para impressão de comprovante de lançamento, onde podemos ImprimirVisualizar ou Cancelar

Como realizar uma Suprimento?

O suprimento é utilizado quando é necessário adicionar valores no caixa durante o dia, normalmente esses valores são enviados ao caixa pelo financeiro para manter como troco, realizar o pagamento de alguma despesa, entre outras situações.

Realizar um suprimento é simples, para isso, siga os passos abaixo. 

Passo 01: Acesse o Módulo Caixa e clique no botão Outros lançamentos ou pressione as teclas de atalho Alt + O.

Passo 02: No campo Operação, selecione a opção Suprimento.

Passo 03: No campo Descrição, adicione alguma informação que facilite a identificação deste suprimento para o caso de futura conferência.

Passo 04: No campo Valor, informe o desejado (em dinheiro ou cheque).

Passo 05: Por fim, clique no botão F8-Ok  e realize a impressão do comprovante.


Caixa Fácil:


  • Sem rótulos