ETAPA 1 : POR ONDE COMEÇAR?
Com a sessão "logada" em alguma das ferramenta do Office, acesso o link abaixo:
https://mysignins.microsoft.com/security-info
Será apresentada a página a seguir:
Figura 01 - Atividade Recente
Nesta tela será apresentado o histórico de atividades em sua conta Microsoft.
Clique na opção "Informações de Segurança":
Figura 02 - Informações de Segurança
Nesta tela será apresentado todas as opções de segurança relacionadas ao MFA aplicado a sua conta.
ETAPA 3 : EXPLORANDO OS MÉTODOS DE AUTENTICAÇÃO
Ainda na tela de Informações de segurança clique na opção "Adicionar método":
Figura 03 - Adicionar Método
Ao clicar em adicionar método será apresentado as seguintes opções:
Figura 04 - Adicionando Método
Na lista suspensa, temos as seguintes opções:
Figura 05 -
- Autenticador de aplicativo - Está opção serve para os casos de:
- Troca e aparelho
- Reinstalação do app Microsoft Authenticator
- Reset/Formatação do aparelho
2. Senha do aplicativo - Senha gerada para utilização em ferramentas locais (Outlook, Teams, Skype for Business) com versões anteriores incompatíveis com o MFA (pacote Office inferior a versão 2013) . Está opção serve para os casos de:
- Versão inferior do Pacote Office 2013 (atualização 2015)
- Falha de autenticação nas ferramentas locais (Outlook, Teams e Skype for Business)
ETAPA 4 : ADICIONANDO UM NOVO MÉTODO - AUTENTICADOR DE APLICATIVO
Importante: Esse processo só deve ser executado se ocorrer as situações citadas no passo anterior:
- Troca e aparelho
- Reinstalação do app Microsoft Authenticator
- Reset/Formatação do aparelho
Caso seu MFA se encontre em alguma das situações acima, siga os passos a seguir:
4.1 Clique na opção Adicionar método em seguida, escolha a primeira opção Autenticador de aplicativo e clique em Adicionar:
Figura 03 - Adicionar
4.2 Será solicitado a instalação do App Microsoft Authenticator em seu aparelho, caso já tenha o aplicativo instalado clique em Próximo.
Figura 07 -
4.3 Siga as etapas do procedimento Habilitando MFA | Autenticação Multifator para ferramentas Microsoft, em seguida, clique em próximo;
Figura 08 - Configurar Conta
4.4 Faça o Scan do código QRcode para conectar o App em sua conta Microsoft. Caso não consiga ler o QRcode clique em Não consegue digitalizar a imagem?:
Figura 09 - Verificar Código QR
Caso consiga utilizar o QRcode siga as orientações das etapa 5 e 6 do procedimento Habilitando MFA | Autenticação Multifator para ferramentas Microsoft
e depois clique em Próximo.
Caso não consiga utilizar o QRcode, utilize o código e a URL apresentada, quando for solicitado, conforme etapa 5 e 6 do procedimento Habilitando MFA | Autenticação Multifator para ferramentas Microsoft
4.5 Após a etapa anterior, será solicitado aprovação no app e será apresentada a tela abaixo em sua máquina:
Figura 10 - Autenticador
4.6 Assim que concluída toda configuração será apresentada a tela abaixo. Clique em próximo para encerrar a configuração do método.
Figura 11 - Notificação
4.7 Será apresentando um novo dispositivo conforme abaixo. Nesta etapa já pode ser removido o a configuração do aparelho anterior.
Figura 12 - Método de Entrada Padrão
ETAPA 5 : ADICIONANDO UMA SENHA DE APLICATIVO
A senha aplicativo deve ser usada, quando as ferramentas de seu pacote Office local não forem compatíveis com o MFA.
5.1 Na opção Adicionar método escolha a opção Senha do aplicativo:
Figura 13 - Senha do Aplicativo
5.2 Insira um nome para senha que irá criar para facilitar a identificação da mesma quando necessário a utilização. Importante inserir uma nomenclatura com no mínimo 8 caracteres.
Exemplo: "Outlook2010"
Em seguida, clique em próximo.
,
Figura 14 - Adicionando Senha
5.3 Será gerada a senha de aplicativo.
- Leia com atenção as orientação.
- Copie a senha, aplique na ferramenta local (Outlook, Teams, Skype for Business)
- Retorne o gerenciador de entradas e clique em Concluído.
Figura 15 - Concluir Configuração
Caso precise gerar uma nova senha para uma outra ferramenta ou gerar uma nova senha para o aplicativo atual, repita o processo acima.
5.4 Para remover uma senha de aplicativo apenas clique em Excluir no lado direito da senha gerada:
Figura 16 - Remover Senha
Confirme a exclusão clicando em Está bem:
Figura 17 - Finalização
ETAPA 6 : FINALIZAÇÃO
No gerenciador de entradas, você tem total autonomia para resolver problemas comuns eu seu MFA. Caso tenha maiores dúvidas sobre o MFA acesso a FAQ através do link abaixo:
FAQ - MFA | Multifator de Autenticação