- Criado por Fernando Simoes, última alteração em dez 12, 2023
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Essa funcionalidade está disponível a partir da versão 3.0.13.0 - 02/06/2023.
Assista aos vídeos DicaLinx para saber como utilizar o Buscador de Boletos DDA Stone
A integração Linx Conta Digital Integrada (LCDI) agora conta com a busca de boletos DDA automática, com este serviço permitirá que todos os boletos de pagamento emitidos contra o CNPJ da loja, sejam recebidos digitalmente pela conta Stone, dessa forma poderá acessar e pagar os boletos através da integração do Linx Big Farma. Para utilização do buscador de boletos DDA é necessário realizar a ativação dessa funcionalidade. Para isso vá até menu Configurações > Integração Bancária > Configuração Conta Digital. Figura 01 - Configuração Conta Digital Este botão ao ser acionado, mostrará informativos do buscador de boletos. Figura 02 - Buscador de Boletos - DDA Nessa tela Figura 03 - Ativar Buscador Nessa tela será visualizado as contas disponíveis para ativar/desativar o buscador de boletos – DDA. Por padrão os status das contas estará como Desativado. Figura 04 - Solicitação de Ativação do Buscador Depois de alguns minutos será possível consultar o status da solicitação. Basta Figura 05 - Status da Solicitação do Buscador de Boletos DDA Nessa tela também é possível desativar o buscador, basta Existem algumas opções de configuração para melhor experiência do usuário. Acesse o menu Configurações > Filiais > Contas a Pagar. Figura 06 - Configuração Buscador de Boletos Selecione as opções em destaque, para uma melhor experiência. É possível ativar o buscador para o Escritório ou Loja, onde ao selecionar Escritório será possível definir a loja desejada, e se estiver como Loja, será utilizada a Loja física do cadastro. A opção "Incluir motivo para recusar boleto" virá por padrão marcada, e pode ser alterada se desejar. Ao marcar a opção "Permite associar contas a pagar já existente na entrada/conferência" faz com que na entrada seja verificado se existe algum registro do contas a pagar correspondente a essa entrada, assim será aberto uma tela para que seja associado a entrada com o contas a pagar já existente. Essa opção depende das configurações encontradas no menu Configurações > Filiais > Entradas: A opção "Permite efetuar agendamento do boleto" vai depender da permissão do usuário para realizar agendamentos, com isso ao associar os boletos o sistema já vai realizar a sugestão de agendamento desses. "Associação automática de boletos por limite de aproximação..." trata-se de um limite aceitável para arredondamento para associação do boleto por aproximação de valor. O botão
Depois de ativado o buscador de boletos, ele estará disponível no contas a pagar. Vá até o menu Financeiro > Contas a Pagar. Figura 07 - Contas a Pagar De acordo com as configurações realizadas na Figura 06 acima, a sugestão de novos boletos será visualizada acima (conforme destaque) e já realiza a busca automática de todos os boletos disponíveis para o CNPJ associado à ativação do buscador de boletos (Figura 03 acima). O mesmo processo pode ser feito de forma manual Figura 08 - Gerenciador de Buscador de Boletos Nessa tela de manutenção, será possível realizar vários filtros para pesquisa. Dentre eles: Nessa tela existe a Legenda → Encontrado - Essa condição representa que encontramos uma única ocorrência de registro no contas a pagar que possa ser relacionada com o título apresentado no DDA; → Não Encontrado - Ocorre quando o sistema não localiza o registro no contas a pagar correspondente ao DDA; → Encontrado Parcial - Essa condição representa que encontramos mais de uma ocorrência de registro no contas a pagar que possa ser relacionada com o título apresentado no DDA; → Inconsistência - Ocorre quando não conseguimos identificar o fornecedor cadastrado no sistema ou quando o plano de contas não foi informado no registro do DDA; → Recusado - Ocorre quando há uma recusa do título DDA realizada de forma manual pelo usuário, essa recusa servirá apenas para tratamento do sistema, não é comunicada em qualquer meio a recusa realizada. Os requisitos exigidos no sistema para que seja considerado como encontrado são: Ou seja, se o sistema conseguir encontrar um registro no contas a pagar que atendem a esses 4 requisitos a condição será marcada como encontrado. Para a condição encontrado parcial significa que o sistema encontrou mais de um título no contas a pagar com esses requisitos, ou seja, mais de um título possui o mesmo fornecedor, vencimento e valor. Para realizar a busca, basta Se não for inserido período de vencimento, ao buscar os boletos (manualmente), será realizado a consulta dos boletos com vencimento a partir da data atual. A busca automática irá buscar boletos a partir da data atual de vencimento que foram emitidos contra o CNPJ. Para os boletos em condição "Inconsistência" será possível verificar o motivo da inconsistência na coluna de mesmo nome na grade, basta ir com a seta para direita do teclado até essa coluna e Após realizar a Inclusão/Associação dos boletos, se a configuração na Figura 06 acima estiver marcada como "Permitir efetuar agendamento do boleto", o sistema já realizará a sugestão dos boletos para agendamento. Para saber como realizar agendamentos e pagamentos com a Linx Conta Digital Integrada acesse o artigo Configuração da Linx Conta Digital Integrada no Linx Big Farma.Ativação
Clique no botão
.
clique no botão
.
Clique no botão
e será direcionado para a tela de solicitação de ativação.
clicar no botão
.
clicar no botão de mesmo nome.
Configuração
mostra uma lista das filiais para que essas configurações sejam repassadas para as filiais selecionadas.
Gerenciador de Buscador de Boletos
clicando no botão
.
- Possibilidade de seleção entre pagável e impagável;
- Seleção entre não encontrado, encontrado, parcial, inconsistência ou recusado;
- Marcação em sim ou não.
onde será especificado cada condição dos boletos da pesquisa, uma breve explicação será visualizado ao passar o mouse sobre a condição, como segue abaixo:
clicar no botão
e será populada a tela com os boletos emitidos contra o CNPJ da Filial.
clicar 2x sobre o registro e será apresentada a mensagem da inconsistência.
- Realiza a verificação do fornecedor existente e cadastra esse fornecedor no banco de dados;
- Abre o cadastro do fornecedor;
- Remove a associação do contas a pagar do boleto selecionado (através das teclas de seleção padrão do sistema);
- Recusa o boleto selecionado (um a um), essa recusa está condicionada a configuração de incluir motivo da recusa conforme Figura 06 acima;
- Realiza a associação do plano de contas do fornecedor (se este não existir);
- Associa um boleto ao registro do contas a pagar, e essa associação deve ser realizada ao boleto com condição "Encontrado" e "Encontrado Parcial";
- Realiza a inclusão e associação de vários registros selecionados ao contas a pagar, desde que esses boletos estejam com a condição "Encontrado" e "Não Encontrado".
- Sem rótulos