Aqui você vai encontrar:
O que é a ferramenta?
Relatório que permite visualizar informações fiscais além de relatórios financeiros como títulos a pagar e receber.
Manual de uso da ferramenta
Abaixo você terá todas as instruções de uso da ferramenta
Como configurar as permissões de acesso
Para configurar as permissões de acesso a essa ferramenta, acesso o módulo Retaguarda > Menu Configurações > Permissões de acesso > encontre o módulo 'Notas Fiscais (Impressão/Relação/Cancelamento)' e deixe marcado a opção Relatórios:
Acessar: Acesso a tela de impressão de notas fiscais.
Relatórios: Acesso a tela de relatórios de contabilidade.
Funcionalidade
Assim como nos demais relatórios são apresentadas opções de relatórios completos e resumidos.
Lembrando que os relatórios que iniciam com numeração, ex: 1-Listagem dos Títulos a Receber são padrões (fixos) no sistema e os relatórios que iniciam com letras, ex: A-Relatório Financeiro Loja X, são customizados, ou seja, desenvolvidos e disponibilizados na base da empresa.
Para isso, siga os passos abaixo.
1 - Acesse o retaguarda > relatórios > Contabilidade
2 - Na tela Relatórios contábeis, os seguintes relatórios estarão disponíveis:
A funcionalidade de cada um deles é a seguinte:
- 01 - Resumo do Período: Gera um relatório que permite visualizar as movimentações (Vendas, Devoluções e Recebimentos). Nas vendas é possível observar as condições a Vista, Cartão, Cheque, A Prazo. Nas devoluções é observado o Total bruto, Devoluções e o Valor Líquido. Nos recebimentos temos o valor A Prazo, Acréscimos, Descontos e o Valor Total.
- 02 - Resumo do Período 2: O conceito deste relatório é mostrar o resumo de tudo que foi emitido pelo Seta ERP a partir das Vendas Totais e Vendas Líquidas, separando as devoluções feitas no períodos (CFOP de devoluções/saídas) e vendas feitas no período (CFOP de vendas/entradas)
Esse relatório é um dos recomendados pelo time fiscal do Seta ERP, pois retrata corretamente o que foi emitido na sua empresa demonstrando o as vendas totais e as vendas líquidas do período selecionado nos filtros.
Período: Data em que ocorreu a emissão com as operações que será mostrado em tela.
Empresa: Empresa em que ocorreu a emissão (selecionar a que deseja caso tenha mais de uma empresa).
CFOP: Todos os CFOP que existem de entradas e saídas cadastradas no Seta ERP para poder escolher.
Modelo de Impressão: Modelo da emissão, podendo ser impresso, manual e as duas opções.
- 03 - Listagem das Notas Fiscais de Entrada e Saída: Gera um relatório detalhado das notas fiscais que foram emitidas tanto de entrada como de saída. É traz informações como o código do cliente, data de emissão, data de entrega, cfop usado na operação, quantidade de itens, total, baseicms, valor icms, outras. Além disso ele mostra a informação de chave de acesso.
- 04 - Listagem da Movimentação das Impressoras Fiscais: Gera um relatório das movimentações apenas para quem usa o ECF/PAF em Santa Catarina.
- 05 - Listagem dos Títulos a Receber com Data Base: Gera um relatório dos títulos a receber a partir de uma data definida pelo usuário. Ele traz informações de qual tipo de cobrança, código do cliente, documento, parcela, data de lançamento, vencimento, tp, valor e a coluna que conta os dias de atraso.
- 06 - Resumo dos Títulos a Receber com Data Base: Gera um relatório dos títulos a receber a partir de uma data definida pelo usuário. Ele traz informações do tipo da cobrança ( cartão, crediário, boletos e carteiras digitais), uma coluna que traz o quantidade de títulos e o valor total dos mesmos.
- 07 - Listagem dos Títulos a Pagar com Data Base: Gera um relatório dos títulos a pagar a partir de uma data definida pelo usuário. Ele traz informações do fornecedor, cpf/cnpj, documento, parcela, data de lançamento e vencimento, tp, valor e atraso.
- 08 - Resumo dos Títulos a Pagar com Data Base: Gera um relatório dos títulos a pagar a partir de uma data definida pelo usuário. Ele traz informações do tipo da cobrança (boletos, cartão, crediário e carteiras digitais), uma coluna que traz o quantidade de títulos e o valor total dos mesmos.
- 09 - Listagem dos Cupons Fiscais com CPF e CNPJ: Gera um relatório das movimentações apenas para quem usa o ECF/PAF em Santa Catarina.
- 10 - Resumo das Notas Fiscais de Entrada e Saída por CFOP: O conceito deste relatório é mostrar o resumo das operações de entrada e saída demonstrando o CFOP de cada operação que foi emitido dentro do Seta ERP no período selecionado. Sendo um relatório muito importante para ser repassado todo mês para a contabilidade para conferência mensal junto ao XML encaminhado para os mesmos.
Esse relatório é um dos recomendados pelo time fiscal do Seta ERP, pois retrata corretamente o que foi emitido na sua empresa demonstrando o código de operação da emissão.
Data da movimentação: Data em que ocorreu a emissão com a operação que será pesquisada.
Empresa: Empresa em que ocorreu a emissão (selecionar a que deseja caso tenha mais de uma empresa).
Tipo do documento: Pode ser escolhido qualquer um dos três existentes no Brasil: 55 - NF-e, 65 - NFC-e e 59 - SAT. Escolher qual a sua empresa emite.
Os menus laterais:
Do lado esquerdo da tela temos as opções dos relatórios, podendo ser:
- 1-Visualizar ou ALT + 1: possibilitará a visualização do relatório em tela, na parte superior terão algumas ferramentas que poderão ser utilizadas:
- 1 e 2: caso o relatório possua mais de uma página as setas poderão ser utilizadas para ir para a próxima página e voltar para página anterior;
- 3 e 4: essas setas irão ir para a última página e voltarão para a primeira;
- 5: permitirá escolher o número da página que deseja visualizar;
- 6: nesta opção poderá aumentar ou diminuir o zoom;
- 7: para sair do relatório bastará pressionar a tecla Esc no teclado ou clicar neste botão;
- 8: o relatório poderá ser impresso clicando neste botão;
- Ao clicar em Visualizar será aberto uma nova tela que possibilita você ter visões personalizadas do Relatório.
- Caso queira manter o relatório padrão, clique novamente no botão Visualizar;
- Caso queira visualizar no seu navegador, clique em Visualizar Web;
- Caso queira realizar a Impressão, clique em 3-Imprimir;
- Caso queira tornar esse relatório muito importante clique em 5-Definir como Favorito;
- Caso queira personalizar o relatório como por exemplo, escolher coluna, definir agrupamentos (soma, média, maior ou menor valor) clique em 6-Personalizar;
- Caso queira sair dessa tela, clique em 7-Fechar.
Há também uma caixa de seleção que ao ser marcada pode desabilitar alternância de cores nas linhas do relatório na visualização web.
Na tela de visões personalizadas do Relatório clique em Visualizar para ver o relatório padrão.
2 – IMPRIMIR ou ALT + 2: abrirá a tela para seleção da impressora desejada, e caso tenha impressora PDF instalada no computador o arquivo poderá ser salvo em PDF.
3 - IMPRESSORA: Permite definir uma impressora instalado no computador como padrão.
4 – ETIQUETAS: esta opção fica habilitada em relatórios relacionados a clientes e produtos, para que seja geradas as etiquetas de endereços ou de produtos.
5 – E-MAIL ou ALT + 4: caso tenha envio de e-mail cadastrado no sistema, o relatório poderá ser enviado para o e-mail desejado.
6 – EXCEL: gerará um arquivo em Excel que poderá ser salvo na pasta escolhida.
7 - Exportar.CSV: gerará um arquivo em csv que poderá ser salvo na pasta escolhida.
-L - Desfazer Filtros: Caso tenha um ou mais filtros selecionados no check-box dentro da seção Totalizar Por ou Informações sobre os Produtos e clicar nesse botão, será desfeito todos os filtros e mantido apenas o tipo da operação - VENDA DE MERCADORIAS e Data da Venda a partir do dia 1º de cada mês até a data do acesso.
E – EDITAR ou ALT + 7: é utilizado pela equipe Seta para realizar customizações de relatórios.
A – AJUDA ou ALT + 8: é uma ferramenta muita importante que auxilia futuras consultas, pois é um campo livre, no qual o usuário pode inserir anotações que considera importantes, como por exemplo, qual filtro normalmente utiliza, para que utiliza o relatório e assim todos os usuários que tem acesso ao relatório podem consultar estas anotações.
0 – FECHAR, ALT + 0 ou ESC: será utilizado para fechar a tela de consulta de relatório.
Campos de Filtros
Os campos de filtro abaixo são usados para determinar as informações que serão visualizar depois que o relatório será gerado. Os campos onde é possível realizar os filtros é a Data da Movimentação, Data Base, Empresa, CFOP, Modelo de Impressão (Impresso, Manuais, Todos), Tipo de Documento (2-Nota Impressa, 5-NFc-e, 6-SAT), Situação (0-Regular, 2-Cancelada, 4-Denegada, 5-Inutilizada, 6-Fora do prazo, P-Pendente), Pessoa (campo bloqueado para todos os relatórios.