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Aqui você vai encontrar:

O que é a ferramenta? 

Relatório que permite visualizar informações fiscais além de relatórios financeiros como títulos a pagar e receber.


Manual de uso da ferramenta

Abaixo você terá todas as instruções de uso da ferramenta

Como configurar as permissões de acesso

Para configurar as permissões de acesso a essa ferramenta, acesso o módulo Retaguarda > Menu Configurações > Permissões de acesso > encontre o módulo 'Notas Fiscais (Impressão/Relação/Cancelamento)' e deixe marcado a opção Relatórios:

Acessar: Acesso a tela de impressão de notas fiscais.
Relatórios: Acesso a tela de relatórios de contabilidade.

Funcionalidade

Assim como nos demais relatórios são apresentadas opções de relatórios completos e resumidos. 

Lembrando que os relatórios que iniciam com numeração, ex: 1-Listagem dos Títulos a Receber são padrões (fixos) no sistema e os relatórios que iniciam com letras, ex: A-Relatório Financeiro Loja X, são customizados, ou seja, desenvolvidos e disponibilizados na base da empresa. 

Para isso, siga os passos abaixo.

1 - Acesse o retaguarda > relatórios > Contabilidade

2 - Na tela Relatórios contábeis, os seguintes relatórios estarão disponíveis:

A funcionalidade de cada um deles é a seguinte:

  • 01 - Resumo do Período: Gera um relatório que permite visualizar as movimentações (Vendas, Devoluções e Recebimentos). Nas vendas é possível observar as condições a Vista, Cartão, Cheque, A Prazo. Nas devoluções é observado o Total bruto, Devoluções e o Valor Líquido. Nos recebimentos temos o valor A Prazo, Acréscimos, Descontos e o Valor Total.

  • 02 - Resumo do Período 2: O conceito deste relatório é mostrar o resumo de tudo que foi emitido pelo Seta ERP a partir das Vendas Totais e Vendas Líquidas, separando as devoluções feitas no períodos (CFOP de devoluções/saídas) e vendas feitas no período (CFOP de vendas/entradas)

Esse relatório é um dos recomendados pelo time fiscal do Seta ERP, pois retrata corretamente o que foi emitido na sua empresa demonstrando o as vendas totais e as vendas líquidas do período selecionado nos filtros.

Período: Data em que ocorreu a emissão com as operações que será mostrado em tela.

Empresa: Empresa em que ocorreu a emissão (selecionar a que deseja caso tenha mais de uma empresa).

CFOP: Todos os CFOP que existem de entradas e saídas cadastradas no Seta ERP para poder escolher.

Modelo de Impressão: Modelo da emissão, podendo ser impresso, manual e as duas opções.

  • 03 - Listagem das Notas Fiscais de Entrada e Saída: Gera um relatório detalhado das notas fiscais que foram emitidas tanto de entrada como de saída. É traz informações como o código do cliente, data de emissão, data de entrega, cfop usado na operação, quantidade de itens, total, baseicms, valor icms, outras.  Além disso ele mostra a informação de chave de acesso.
  • 04 - Listagem da Movimentação das Impressoras Fiscais: Gera um relatório das movimentações apenas para quem usa o ECF/PAF em Santa Catarina.
  • 05 - Listagem dos Títulos a Receber com Data Base: Gera um relatório dos títulos a receber a partir de uma data definida pelo usuário. Ele traz informações de qual tipo de cobrança, código do cliente, documento, parcela, data de lançamento, vencimento, tp, valor e a coluna que conta os dias de atraso.
  • 06 - Resumo dos Títulos a Receber com Data Base: Gera um relatório dos títulos a receber a partir de uma data definida pelo usuário. Ele traz informações do tipo da cobrança ( cartão, crediário, boletos e carteiras digitais), uma coluna que traz o quantidade de títulos e o valor total dos mesmos.

  • 07 - Listagem dos Títulos a Pagar com Data Base: Gera um relatório dos títulos a pagar a partir de uma data definida pelo usuário. Ele traz informações do fornecedor, cpf/cnpj, documento, parcela, data de lançamento e vencimento, tp, valor e atraso.

  • 08 - Resumo dos Títulos a Pagar com Data Base: Gera um relatório dos títulos a pagar a partir de uma data definida pelo usuário. Ele traz informações do tipo da cobrança (boletos, cartão, crediário e carteiras digitais), uma coluna que traz o quantidade de títulos e o valor total dos mesmos.

  • 09 - Listagem dos Cupons Fiscais com CPF e CNPJ: Gera um relatório das movimentações apenas para quem usa o ECF/PAF em Santa Catarina.
  • 10 - Resumo das Notas Fiscais de Entrada e Saída por CFOP: O conceito deste relatório é mostrar o resumo das operações de entrada e saída demonstrando o CFOP de cada operação que foi emitido dentro do Seta ERP no período selecionado. Sendo um relatório muito importante para ser repassado todo mês para a contabilidade para conferência mensal junto ao XML encaminhado para os mesmos. 

Esse relatório é um dos recomendados pelo time fiscal do Seta ERP, pois retrata corretamente o que foi emitido na sua empresa demonstrando o código de operação da emissão.

Data da movimentação: Data em que ocorreu a emissão com a operação que será pesquisada.

Empresa: Empresa em que ocorreu a emissão (selecionar a que deseja caso tenha mais de uma empresa).

Tipo do documento: Pode ser escolhido qualquer um dos três existentes no Brasil: 55 - NF-e, 65 - NFC-e e 59 - SAT. Escolher qual a sua empresa emite.

Os menus laterais:

Do lado esquerdo da tela temos as opções dos relatórios, podendo ser:

  • 1-Visualizar ou ALT + 1: possibilitará a visualização do relatório em tela, na parte superior terão algumas ferramentas que poderão ser utilizadas:
    • 1 e 2: caso o relatório possua mais de uma página as setas poderão ser utilizadas para ir para a próxima página e voltar para página anterior;
    • 3 e 4: essas setas irão ir para a última página e voltarão para a primeira;
    • 5: permitirá escolher o número da página que deseja visualizar;
    • 6: nesta opção poderá aumentar ou diminuir o zoom;
    • 7: para sair do relatório bastará pressionar a tecla Esc no teclado ou clicar neste botão;
    • 8: o relatório poderá ser impresso clicando neste botão; 
  • Ao clicar em Visualizar será aberto uma nova tela que possibilita você ter visões personalizadas do Relatório.

  • Caso queira manter o relatório padrão, clique novamente no botão Visualizar;
  • Caso queira visualizar no seu navegador, clique em Visualizar Web;
  • Caso queira realizar a Impressão, clique em 3-Imprimir;
  • Caso queira tornar esse relatório muito importante clique em 5-Definir como Favorito;
  • Caso queira personalizar o relatório como por exemplo, escolher coluna, definir agrupamentos (soma, média, maior ou menor valor) clique em 6-Personalizar;
  • Caso queira sair dessa tela, clique em 7-Fechar.

  • Há também uma caixa de seleção que ao ser marcada pode desabilitar alternância de cores nas linhas do relatório na visualização web.

  • Na tela de visões personalizadas do Relatório clique em Visualizar para ver o relatório padrão.

2 – IMPRIMIR ou ALT + 2: abrirá a tela para seleção da impressora desejada, e caso tenha impressora PDF instalada no computador o arquivo poderá ser salvo em PDF.  

3 - IMPRESSORA: Permite definir uma impressora instalado no computador como padrão.

4 – ETIQUETAS: esta opção fica habilitada em relatórios relacionados a clientes e produtos, para que seja geradas as etiquetas de endereços ou de produtos.

5 – E-MAIL ou ALT + 4: caso tenha envio de e-mail cadastrado no sistema, o relatório poderá ser enviado para o e-mail desejado.  

6 – EXCEL: gerará um arquivo em Excel que poderá ser salvo na pasta escolhida.  

7 - Exportar.CSV: gerará um arquivo em csv que poderá ser salvo na pasta escolhida.  

-L - Desfazer Filtros: Caso tenha um ou mais filtros selecionados no check-box dentro da seção Totalizar Por ou Informações sobre os Produtos e clicar nesse botão, será desfeito todos os filtros e mantido apenas o tipo da operação - VENDA DE MERCADORIAS e Data da Venda a partir do dia 1º de cada mês até a data do acesso.

E – EDITAR ou ALT + 7: é utilizado pela equipe Seta para realizar customizações de relatórios.  

A – AJUDA ou ALT + 8: é uma ferramenta muita importante que auxilia futuras consultas, pois é um campo livre, no qual o usuário pode inserir anotações que considera importantes, como por exemplo, qual filtro normalmente utiliza, para que utiliza o relatório e assim todos os usuários que tem acesso ao relatório podem consultar estas anotações.  

0 – FECHAR, ALT + 0 ou ESC: será utilizado para fechar a tela de consulta de relatório.  

Campos de Filtros

Os campos de filtro abaixo são usados para determinar as informações que serão visualizar depois que o relatório será gerado. Os campos onde é possível realizar os filtros é a Data da Movimentação, Data Base, Empresa, CFOP, Modelo de Impressão (Impresso, Manuais, Todos), Tipo de Documento (2-Nota Impressa, 5-NFc-e, 6-SAT), Situação (0-Regular, 2-Cancelada, 4-Denegada, 5-Inutilizada, 6-Fora do prazo, P-Pendente), Pessoa (campo bloqueado para todos os relatórios.


  • Sem rótulos