Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

Versão 1 Próxima »

Muitas lojas possuem clientes fixos e já conhecidos, com um laço de confiança fortalecido. Por isso, disponibilizam para seus clientes a forma de pagamento Crediário, onde o cliente comparece até a loja, mensalmente, para realizar o pagamento das parcelas. Neste treinamento, você irá aprender como utilizar esta condição de pagamento.


Para fazer uma venda no crediário do SetaERP, siga os passos abaixo.


Passo 01: Acesse o sistema SetaERP e, em seguida, clique no Módulo Caixa;


Passo 02: Na aba 1. Início, informe o vendedor responsável pelo atendimento (clique na lupa para pesquisar, caso necessário);



Passo 03: Pressione a tecla TAB ou clique na aba 2. Cliente e informe o nomecódigoCPF ou o número do cartão do cliente (clique na lupa para pesquisar, caso necessário, ou pressione a tecla F5 para cadastrá-lo);



Importante: o sistema só irá permitir a venda no crediário para os clientes que estiverem cadastrados com o status "Ativo" ou "Especial". Caso esteja como "Simplificado", o sistema não permitirá a finalização venda.

O cliente "Ativo" ou "Especial", é aquele já conhecido pela loja, já existe uma confiança entre eles. O cliente "Simplificado" é aquele que, muitas vezes, não possui o cadastro completo, não existe muito contato da loja com o cliente.


Passo 04: Pressione a tecla TAB ou clique na aba 3. Produtos, informe o(s) produtos(s) que o cliente está adquirindo (clique na lupa para pesquisar, caso necessário) e marque a opção A PRAZO


Passo 05: Pressione a tecla TAB ou clique na aba 4. Pagamento, digite o código da forma de pagamento Crediário ou então clique sobre ela. Caso o cliente esteja com o status diferente de "Ativo" ou "Especial", o sistema retornará a mensagem abaixo:



Passo 06: Para corrigir a mensagem acima, retorne para a aba 2. Cliente e pressione a tecla F5 ou clique no botão "Tecle F5 para incluir ou editar o cadastro" e altere o status do cliente para "Ativo" ou "Especial".

Passo 07: Feito isso, vá para a aba 3. Produtos e marque a opção A PRAZO, em seguida, vá para a aba 4. Pagamento e dê dois cliques sobre a opção Crediário, onde abrirá a seguinte tela:

Passo 08: Na tela Complemento do Pagamento, aparecerá o valor da compra e, abaixo, serão apresentadas as parcelas máximas configuradas para a condição de pagamento Crediário;


Passo 09: Clique sobre a parcela que o cliente deseja. Observe que, na lateral, aparece o Número da Parcela, o Valor e o Vencimento. Os campos Valor Vencimento podem ser ajustados, se adequando à necessidade de seu cliente.


Passo 10: Após selecionar a quantidade de parcelas, clique no botão Ok e pressione a tecla TAB ou clique na aba 5. Finalização.


Passo 11: Verifique se o cliente deseja informar o CPF e, em seguida, clique no botão Finalizar Venda;


Após finalizar a venda, o sistema irá imprimir, inicialmente, o Comprovante Fiscal.


Em seguida, emitirá, em duas vias, a Confissão de Dívida. Uma via deverá ser assinada pelo cliente e permanecerá na loja. A outra via ficará com o cliente.


A confissão de dívida será impressa baseada no modelo abaixo, é de extrema importância a assinatura pelo cliente, visto que estará confirmando a mensagem que está na confissão.


Segue abaixo, um vídeo explicando o procedimento detalhado acima.

Bom vídeo!!


  • Sem rótulos