Este programa é utilizado para realizar a baixa das pré-vendas e orçamentos feitos no balcão da farmácia. As pré-vendas e orçamentos podem ser finalizadas em NF-e, NFC-e, NFS-e, S@T, Cupom Fiscal e entre outros.
A utilização de QR Linx para pagamentos em Tele-Entrega está disponível a partir da versão 216.000.
Acesso rápido
Caixa On-line
Ao acessar o programa Caixa Online serão listadas todas as pré-vendas ou orçamentos pendentes para que sejam faturadas em Notas Fiscais ou ECF, em ordem decrescente, ou seja, da mais recente para a mais antiga. No entanto é possível realizar a busca das mesmas de duas formas: pelo cartão de pré venda ou por dados do cliente.
- Buscar por: esse campo estará disponível quando a farmácia estiver configurada para utilizar o cartão Pré-venda, essa configuração é realizada no programa Parâmetros da Empresa localizado em Parâmetros > Parâmetros > aba vendas guia Geral na opção Cartão pré-venda, dessa forma o sistema buscará todas as pré-vendas pelo número do cartão ou do pedido gerado no Linx Softpharma.
- Cliente/Num. Pedido/Telefone (T.E.): quando não houver a configuração acima será possível o usuário informar o número do pedido, telefone ou nome (parcial) do cliente.
Através do campo situação permite ao usuário pesquisar apenas os pedidos ativos ou canelados, e em tipo será possível selecionar somente os pedidos com tele-entrega, sem tele-entrega, ou E-commerce, sendo que quando selecionada a opção "E-commerce" serão listadas as pré-vendas importadas através do programa Gerenciador e-Commerce. O campo quantidade define o número de pré-vendas ou orçamentos que serão exibidos em tela, por padrão é marcada 20.
Liberar pedidos E-commerce
Para que no filtro Tipo apareça a opção "E-commerce" é necessário que esta opção esteja liberada para o usuário.
Os pedidos de "E-commerce" (mesmo que utilizando a opção "Geral") somente serão listados se usuário possuir acesso a esta opção.
Para efetuar liberação do usuário para este recurso, acesse o Cadastro de Usuários informando o usuário que deseja configurar. Feito isso, selecione o programa "Caixa on-line - SCC127" e clique em "Outras Opções". Desmarque a guia 6 para que o usuário possa ter acesso a opção "E-commerce" no campo "Exibir pré-vendas".
A função F9 - Listar os orçamentos pendentes quando executada fará com que a tela se adapte para exibir todos os orçamentos de clientes realizado pelo usuário. Para efetivá-lo, basta selecioná-lo na área de visualização e pressionar a tecla correspondente para concretizar a venda. Para excluir/inativar o orçamento, basta selecionar o orçamento correspondente e pressionar a tecla "DEL" ou "Delete" e na sequência será solicitado "Usuário e Senha" do colaborador que possua acesso a essa ação. Caso o colaborador não tenha acesso a excluir/inativar o orçamento (guia 1 desmarcada), será exibido uma mensagem informando que o mesmo não tem permissão a essa ação. Caso seja necessário remover todos os orçamentos listados, o usuário precisa ter autorização para excluir, não possuir nenhum orçamento selecionado na lista de orçamento, e pressionar a tecla "DEL" ou "Delete". Na sequência será solicitado o "Usuário e Senha" do colaborador autorizado e em seguida exibirá uma nova tela com a seguinte pergunta: "Inutilizar Todos os DAV-Orçamentos anteriores à" e solicitará que informe até que data será inutilizado os orçamentos. Após informar e confirmar, todos os orçamentos anteriores a data informada serão inativados para a filial logada.
Informações da tabela
Após processar a consulta com os filtros acima informados são listados na tabela abaixo as pré-vendas e/ou orçamentos pendentes. Na coluna I indica se os itens da pré-venda já foram impressos para a expedição de mercadorias, esta opção é muito utilizada nas redes que trabalham com tele-entrega centralizada, onde a central de entregas imprime os itens da pré-venda para facilitar a expedição dos produtos. Logo após a impressão dos itens a coluna será preenchida com a letra S.
Observações gerais:
Para atualizar a lista de pré-vendas/orçamentos pressione o atalho F3 - Atualizar.
A função F12 - Liberar pré-venda em processamento é utilizada quando uma pré-venda fica "presa" em um terminal, por exemplo, quando o usuário estava finalizando e deu queda de energia, o computador desligou ou a máquina travou.
Teclando "I" sobre a pré-venda, o sistema abre automaticamente o gerenciador de impressão para imprimir os itens da mesma (Controle de Expedição). Esta opção visa agilizar o processo de impressão de itens para a separação de mercadorias nas tele entregas centralizadas. Após a impressão dos itens, o sistema grava na coluna "I", um "S", indicando que os itens foram impressos corretamente. Quando utilizado cartão pré-venda, na impressão dos itens da pré-venda o número do cartão também é impresso, facilitando a separação das mercadorias para a tele-entrega.
Para deletar uma pré-venda do caixa on-line, o sistema solicita a senha de liberação da pré-venda. Ao deletar uma pré-venda o sistema emite automaticamente a nota fiscal referente à mesma e o seu imediato cancelamento.
Para mudar a ordenação das informações na tela de listagem de pré-vendas clicando nos "títulos" de consulta das pré-vendas, o sistema ordena de acordo com o título que foi clicado. Exemplo (pedido / data emissão / cliente...).
O Caixa on-line é acessível para todos os tipos de terminais, com algumas restrições:
A função 'F5- ECF/NFC-e' somente poderá ser utilizada se o terminal em uso possui uma impressora fiscal instalada, independentemente se a versão PAF está instalado ou não;
A função 'DEL- Excluir pré-venda' somente poderá ser utilizada quando o terminal for PDV.
Quando as pré-vendas são originadas via e-Commerce, após a baixa das mesmas os status dos pedidos no VTex serão alterados para "ERP Processando", além disso:
não será possível editar as pré-vendas oriundas do e-Commerce;
quando um pedido estiver cancelado, a pré-venda não poderá ser baixada no sistema, apenas cancelada;
quando um pedido estiver pendente, a pré-venda não poderá ser cancelada, apenas baixada;
Ao carregar uma pré-venda oriunda do Caixa On-line, o sistema validará se é um pedido e-Commerce se sim a mesma deverá ser baixada via Cupom Fiscal, NF-e ou Modelo único, após o processo de emissão do documento fiscal deverá atualizar o status do pedido para baixado, e também atualizará o vínculo entre o VTex e SoftPharma gravando a chave da nota gerada.
Pré-vendas de E-commerce sempre utilizarão o processo de conferência de item, independentemente da parametrização do sistema.
QR Linx em Tele-Entregas
Conferência de itens
Finalizando vendas em: