Com o intuito de disponibilizar as ferramentas necessárias para o bom desempenho de sua farmácia, a Linx traz inovações e melhorias para o Linx Softpharma que foram aplicadas no release 183.0, e através deste informativo vamos abordar as alterações referente a configuração da variação de preços via entrada de mercadorias.
Entrada de Mercadorias: Variação de Preços
Atualmente o Linx Softpharma possui uma parametrização que sinaliza e/ou bloqueia produtos que tiveram uma variação maior que 20%. Essa configuração é realizada através do programa Parâmetros de Empresa (Parâmetros > Parâmetros > aba Entradas). Com isso no programa Ajustes de Pendências (Compras > Importar Faturar) são listados os produtos que sofreram alteração maior que 20% em relação ao preço de custo do produto.
A partir desta atualização o sistema permitirá configurar qual é o percentual de variação, optar por qual custo a variação será vinculada, dentre outras alterações.
Esse novo processo abrangerá somente as notas que forem importadas através do programa Importar e Faturar NF-e, localizado no menu Compras.
Configurações
No programa Parâmetros da Empresa (Parâmetros > Parâmetros > aba Entrada) poderá observar que o parâmetro “Produtos com variação maior que 20%” foi removido.
Figura 01: Configuração anterior
E ao clicar em direcionará para a tela Variação de Custo, conforme imagem abaixo, que permitirá ao usuário configurar as variações do custo dos produtos conforme a sua necessidade.
Figura 02: Configurar a Variação de custo
No campo variação validar as opções são:
- Preço de custo: ao selecionar essa opção a variação do percentual será baseada no preço de custo do produto no ERP e na nota fiscal.
- Custo médio: nesta opção a variação do percentual será baseada no custo médio do produto no ERP e no preço de custo da nota fiscal.
- Preço última compra: e nesta opção a variação do percentual terá como base o último preço de compra informado no ERP e o preço de custo da nota fiscal.
- Ao deixar selecionada na opção em branco (vazio) os campos de configuração ficarão bloqueados, e identifica que não trabalha com variação de custos.
Para as lojas que já estão configuradas para sinalizar/bloquear produtos com variação acima de 20%, o campo % Variação Geral será preenchido automaticamente, podendo ser alterado conforme a necessidade da farmácia.
Quando o campo % Variação Geral estiver em branco, caracteriza que não há regra e será ignorada.
As configurações também podem ser realizadas por: grupo principal, tipo de produto e fornecedor.
Em todas as abas há o parâmetro referente a bloquear faturamento, quando marcado bloqueará o faturamento da nota que estiver com o percentual de variação acima do configurado.
- Na aba Grupo Principal, o usuário deve informar os grupos desejados e os percentuais de limite aceito.
- Em Tipo de Produto, o usuário deve informar os tipos de produto e os percentuais de limite aceito.
- E na guia Fornecedor, permite informar quais fornecedores e o percentual de limite aceito.
Importar e Faturar: Ajustes de pendências
Ao importar uma nota o Linx Softpharma validará a variação dos preços dos produtos seguindo a hierarquia abaixo:
- Fornecedor
- Tipo de produto
- Grupo principal
- Geral
Na tela Ajuste de pendências foram efetuadas algumas alterações, a descrição da pendência tipo P2 – Produto com variação maior que 20% no custo, foi alterada para Produtos com variação maior ou igual que a configurada no custo, assim como a frase “Produtos com variação maior que 20%”, foi alterada para Produtos com variação maior ou igual ao configurado:
Figura 03: Ajustes de pendências
Na tabela de pendências foram inclusos os campos:
- Preço penúltima compra
- Preço última compra
- Custo médio
Quando não houver cadastrado esses preços, o sistema gerará a pendência de variação de custo, exibindo o valor de 100% no campo oscilação da tabela de pendencias na tela Ajustes de Pendências.
Quando a variação for por:
- Preço de custo: a ordem dos campos da tabela será como atualmente e os novos campos serão inclusos no final da tabela.
- Custo médio: o campo referente a custo médio substituirá o custo atual.
- Preço de última compra: a ordem dos campos será “preço da penúltima compra”, “preço da última compra” que substituirá o custo atual, e os campos custo atual e custo médio serão adicionados afinal da tabela
A oscilação é baseada no preço da última compra e o custo da nota. O campo valor penúltima compra será exibido em tela, mas não será contemplado no valor da oscilação.
Atualmente os valores exibidos no campo custo atual refere-se ao custo da filial logada, a partir deste momento o custo atual a ser exibido em tela para o cliente deverá ser referente a filial que consta na Nota Fiscal, identificada através do CNPJ.
Ao clicar em , será direcionado para o programa Preços e Descontos Manuais.
O processo de atualização de custos ocorrerá somente para as notas que forem importadas após a atualização para a release 183.0, ou seja, as notas antigas continuarão o processo conforme o processo anterior. E, caso o usuário clicar no botão <ATUALIZAR CUSTOS>, será apresentada uma mensagem informativa ao usuário.
Preço e Desconto Manual
Através deste programa será apresentada uma lista com os itens da Nota Fiscal, que sofreram alteração no custo de acordo com o configurado pelo usuário, e permitirá alterações de custos dos produtos.
Os produtos serão sinalizados com uma bolinha verde, podendo ser alterados conforme a necessidade. Caso o usuário não queira alterar o preço de um ou mais produtos da nota, deve excluir o mesmo da lista através do botão DEL/DELETE.
No campo custo compra será apresentado o preço de custo do produto, conforme a nota de compra. No processo atual o programa Preços e Descontos Manuais considera o campo valor do custo, o valor bruto do item conforme a nota de compra, no entanto a partir desta atualização, toda vez que o programa foi acionado através da tela Ajustes de Pendências (botão Atualizar Custos) será apresentado o valor líquido do item.
Ao concluir a atualização dos custos, voltará à tela Preços e Descontos Manuais para então liberar as pendências e continuar o processo de importação da nota.