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Sumário


1 Conceito

A partir da versão 3.3.1.149, o sistema mudará a forma de realizar resgates e pagamentos com o APP Premmia dentro da loja de conveniência. Veremos na sequência todas as configurações necessárias e como realizar um novo resgate, apresentando também os benefícios disponíveis para o CPF informado na operação.

2 Requisitos

Para que o Pagamento Premmia Pista esteja disponível, o estabelecimento precisa seguir com as seguintes configurações:

  • Estar com o AutoSystem na versão 3.3.1.149;

  • Possuir módulo de integração BR Premmia liberado em seu CNPJ: ;

  • A bandeira deve ser: .

3 Configurações Gerais

Após liberar a chave, deve-se acessar o menu de configurações do modulo, em Gerencial > Configurações > Módulos > BR Mania e Pista Premmia.

Para o novo fluxo não é necessário realizar nenhuma nova configuração caso você já utilize a rotina de resgate, mas caso não tenha, é necessário realizar todas as configurações do modulo para que o PDV AutoSystem se comunique com o webservice da BR Mania e sincronize todos os dados e benefícios do estabelecimento e de seus clientes:



O próximo passo para que o resgate funcione, será a criação de um motivo movimentação que levará a chave BR Premmia e fará o vínculo das movimentações de resgate. Para isso, acessar Gerencial > Cadastros > Motivos de Movimentação e criar ou garantir que já haja um motivo chamado "Resgate Premmia" e que tenha dentro da guia “Informações” sub guia "informações", no campo "Informações adicionais" a opção “BR Premmia” selecionada.



Além disso, será necessário vincular a chave no cadastro de motivos, em Configurações > Parâmetros > Motivos de movimentação com a chave BR Premmia:



Após garantir que todas as configurações foram realizadas, será necessário rodar o serviço de integração. Este serviço estará presente no gerenciador.exe mas também pode ser executado através do atalho do PAF.exe: paf.exe --premmia.




4 Fluxo de uso no PDV

Para realizar um resgate existe um atalho da tecla K, que pode ser acionado antes de iniciar uma venda:




Basta informar o CPF na tela acima e clicar em confirmar que será enviada uma consulta para o serviço de integração do Premmia. Se o CPF informado constar algum benefício ativo, serão retornados os benefícios exclusivos do CPF e os benefícios gerais do mês vigente;

Além disso, nesta mesma tela são apresentados os produtos de resgate do mês ativo:




Sendo assim, o cliente pode visualizar quais são seus benefícios disponíveis, a quantidade de cada um e em qual nível o CPF dele se encontra no momento, além de realizar resgates de produtos gerais cadastrados no mês para a promoção Premmia.

Ainda, será possível realizar o pagamento de uma operação Premmia diretamente no APP Premmia do consumidor, incluindo demais produtos que não são benefícios e nem resgates, conhecidos como produtos avulsos.

Para isso basta adicionar os itens na mesma operação de venda que está sendo realizada no PDV de forma padrão, bipando ou selecionando os itens pela tecla P ou F8:


Ao concluir todos os lançamentos de produtos e confirmar a venda, será gerado um QR Code que deve ser lido pelo consumidor utilizando o APP Premmia.

Uma vez confirmado o pagamento pelo APP Premmia, a venda é finalizada automaticamente no sistema.



Atenção

É importante garantir que o serviço Premmia (iniciado pelo Gerenciador)  esteja sendo executado, pois é ele o responsável por receber os pagamentos do App.


4.1 Restrição para Produto e Combustível

Não é permitido o resgate de combustíveis e de produtos numa mesma venda, o sistema exibirá o aviso abaixo, impedindo que seja realizado procedimento incorreto:


4.2 Produtos avulsos

No caso de compra apenas de produtos avulsos e pagamento através do aplicativo, não será exigido o CPF do consumidor. O aplicativo é responsável por fazer a pontuação no cadastro do cliente.



4.3 Produtos avulsos com Resgate

Existe a possibilidade de realizar uma venda contendo tanto itens de resgate quanto produtos avulsos, conforme observado nas imagens a seguir, o item 1 é produto avulso e o item 2 é resgate. 

O Valor de desconto e o resgate dos pontos é atualizado no aplicativo.

5 APP BR Premmia

A seguir é apresentado o fluxo padrão para o uso do aplicativo app BR Premmia:




O cliente poderá também realizar o pagamento digitando o código alfanumérico do QR code no app Petrobras Premmia:

  • Para isto, basta seguir com o a leitura do QR code, mas pressionar o botão Digite o código manualmente:


  • E na sequência inserir o código alfanumérico, exibido pelo PDV abaixo do QR Code:


  • No campo para digitação do código da compra:



É importante salientar que, a partir desta versão, toda pontuação do Premmia passa a ser realizada direto pelo APP, caso a venda seja realizada pelo APP Premmia. Além disso, não é emitido nenhum comprovante não fiscal vinculado no resgate feito pelo APP, pois todos os dados já constam nele.

A única impressão de comprovante que pode ocorrer é a do comprovante fiscal, que pode variar de acordo com o estado e município onde o estabelecimento estiver localizado.

Os demais fluxos realizados direto no PDV não sofrem alteração.

6 Pontuação

Para pagamentos realizados através do APP BR Premmia, a pontuação ocorre automaticamente, pelo próprio aplicativo.

No caso de pagamentos realizados sem utilização do APP BR Premmia, o processo de pontuação continua da forma já existente, sendo informado o CPF do cliente no final da venda através do PDV:


7 Vídeo Explicativo

Confira abaixo um vídeo explicativo com as informações descritas:



  • Sem rótulos