O lançamento de Vendas Perdidas, serve para registrar vendas não concretizadas no atendimento ao cliente, seja por desistência, falta de estoque, ou por preço maior que o da concorrência, enfim, por algum motivo que leve a desistência dessa venda.
A funcionalidade pode ser aberta clicando no ícone na tela de vendas e escolhendo a opção "925 - Vendas Perdidas".
Figura 01 - Menu 925 - vendas perdidas
Ou no campo usuário digitando "925" e enter também será exibida a tela abaixo:
Figura 02 - Lançamento de vendas perdidas
Digite seu código de usuário e o código do cliente que abandonou a venda, o produto que deixou de ser comprado, a quantidade e especificando o motivo no campo observação da tela.
Porém, este lançamento serve apenas para consulta, para que o supervisor da loja verifique o que houve nestas vendas perdidas. Elas nao constarão como faltas para compras.
- Por exemplo: O produto que o cliente foi comprar estava em falta no estoque e por isso a venda foi perdida.
- Neste caso, o balconista deve lançar a FALTA para que seja comprado este produto, e se houver necessidade, registrar também em VENDAS PERDIDAS, deixando registrado o lançamento da falta, para visualização do gerente.
- No caso onde a venda foi perdida pois o preço está maior que o do concorrente, é lançado apenas como Vendas Perdidas.
Para o Lançamento de faltas utiliza-se o menu 905 - Lançamento de Faltas pela tela de vendas ou pelo Linx BIG no menu Operacional > Lançamento de Faltas.
E visualiza-se os registros lançados pelo menu Relatórios > Lista de Faltas ou pela tela de sugestão de compras no menu Gerencial > Entradas/Compras > Sugestão de Compras/Remanejamentos > Pedidos > Ferramentas > Lista de Faltas.
Nota
Dúvidas sobre Lançamento de Faltas ? Verifique o artigo Lançamento de Faltas.
Para o lançamento de Vendas Perdidas, utiliza-se o menu 925 pela tela de vendas.
E para acompanhar estes lançamentos, deve-se utilizar o menu Meus Relatórios > Vendas > Vendas > Vendas Perdidas.