O Google Shopping nada mais é do que uma vitrine virtual de produtos das lojas cadastradas no Merchant Center, a plataforma de gerenciamento de e-commerce do buscador. Na prática, é como se fosse um shopping online.
Diante disso, a partir de do segundo trimestre de 2024, a Linx Commerce passa a ter a integração com a API do Google Shopping, já visando novas evoluções futuras previstas para esse ano, como integração das lojas/estoque, precificação por região, etc.
Nesse primeiro lançamento, a versão inicial possui somente o envio padrão do catalogo de produtos via API, a integração via XML seguirá na plataforma para quem tem interesse em seguir utilizando.
Passo-a-passo da configuração Feed API Google
- Acesse o menu de LOJA > MEUS APLICATIVOS e clique em SOCIAL (Tela 0)
- Estará disponivel para configuração o aplicativo do Google Shopping. (Tela 1)
- Dentro do canal do Google Shopping, haverá o botão de AUTENTICAR, sendo necessário conectar na conta comercial préviamente criada pelo lojista. (Tela 2)
- Após autenticação, será necessário clicar em LOJA COMMERCE e selecionar o CANAL de vendas, site de e-commerce na qual deseja transmitir os produtos para o Google Shopping, todos os dados que estão definidos para o site/contrato selecionado, serão transmitidos para o Google.
- Na última etapa, é necessário selecionar a origem de acesso. (Tela 3)
- A origem de acesso deve ser definida previamente pelo lojista através do menu MARKETING > ORIGEM DE ACESSO (Tela 3.1)
- Na aba MAPEAMENTOS é possível definir informações extras pré-definidas permitidas pelo Google para serem enviadas nos produtos, como condição, gênero, etc.(Tela 4)
- Também é possível adicionar qualquer metadado personalizado nos atributos adicionais para o google.
Os produtos ficarão disponíveis no Google Shopping, o comprador será direcionado para a loja de e-commerce do cliente para conclusão da compra. O pedido integrado será um pedido de loja, porém identificado que a origem da venda se deu pela API do Google. (Tela 5)
É possível acompanhar a sincronização de informações através da dashboard de integração. (Tela 6)
TELA 0
TELA 1
TELA 2
TELA 3
TELA 3.1
TELA 4
TELA 5
TELA 6
Informações adicionais
- Liberado o envio do Feed do catálogo de produtos para o Google Shopping via API base no site e-commerce escolhido. ( Versão Produção 04/04/2024)
- Pendente o envio de multi feeds/canais.
- Pendente a integração do estoque das lojas fisicas ( Omnichannel).
- Pendente precificação por região.
Mais detalhes: