Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 3 Próxima »

A perda de comunicação com a impressora pode ser um dos diversos tipos de problemas encontrados com relação à comunicação de impressoras fiscais. Seguem abaixo alguns problemas comuns que são recorrentes nos clientes.

  • Conexão de Porta Errada: Pode ocorrer de o cabo de conexão da impressora estar ligado à porta errada na impressora


Figura 01 - Conexão na porta errada


Para solucionar este problema, basta conectar o cabo em uma porta COM 1 (que não tem a identificação FISCO) e tentar efetuar a comunicação novamente.

  • Cabo Mal Conectado: Outro problema recorrente é o mau contato do cabo, que provavelmente se encontra mal encaixado ou desconectado, devido a limpezas no ambiente ou movimentação do equipamento.
    • Verifique se a conexão está correta.

 

  • Configuração da Velocidade: É de extrema importância verificar se a configuração da velocidade do equipamento está de acordo com a velocidade configurada na porta do computador. A não equalização dessas velocidades também pode ocasionar na perda de comunicação entre o aplicativo e o equipamento.
    • Para configurar a velocidade da impressora, não é necessário intervenção técnica, e nenhum programa específico. Esta configuração pode ser feita pelo próprio painel da impressora.

 
Siga atentamente os seguintes passos:

1) Desligar o ECF;


2) Ligá-lo novamente pressionando a tecla AVANÇO localizada no painel do ECF. A Figura 02 exemplifica como ficará ao efetuar este procedimento:


Figura 02 - Impressão ao ligar o ECF e pressionar avanço


3) Dê 5 toques na tecla SELEÇÃO localizada no painel do ECF;


4) Dê um toque na tecla CONFIRMA localizada no painel do ECF. Será impresso o seguinte menu:


Figura  03 - Impressão


5) Após selecionar a velocidade desejada pressione uma vez a tecla CONFIRMA. Será impressa a mensagem: Porta Serial do Usuário à: <Velocidade>.

  • Bloqueio por Redução Z: O outro problema de comunicação que pode acontecer é o bloqueio devido ao status da Redução Z . Existem duas opções:
    • Redução Z Pendente: emita a redução do dia correspondente e a impressora será destravada.
    • Redução já emitida, o ECF ficará bloqueado até o dia seguinte, não havendo o que fazer pra desbloquear o mesmo.
  • Bobina Mal Encaixada: Confira o encaixe da bobina da impressora para garantir que ela está no lugar certo, pois, pode ter sido deslocada do eixo de rotação, no momento da troca.
  • Sem rótulos