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Essa integração está disponível a partir da versão 2.3.3.8.

A partir da versão 3.26.0.0 foram incluídas novas funcionalidades na Integração Marka, como:

  • Possibilidade de consultar o cadastro do cliente e registrar no Linx Big Farma automaticamente;
  • Permitir enviar os dados de cliente ao Marka para atualizar/cadastrar no parceiro;
  • Permitir utilizar a funcionalidade de emitir o Ticket de Ofertas para o cliente na venda;
  • Permitir visualizar o Saldo do cliente;

A Marka é especialista no setor de marketing de fidelização e relacionamento.

Através da integração com o cartão Fidelidade Marka CashBack é gerado um crédito que pode ser recuperado em vendas futuras. Para cada cliente do fidelidade Marka existem regras de resgate diferenciadas.

Para saber mais sobre o programa de Fidelização Marka CashBack, visite o site: http://www.markafidelizacao.com.br

Para consultar o painel WEB do Marka e realizar operações como consultar movimentações, cancelamentos, dentre outros, acesse o link: http://www2.cartaofidelidade.com/default.aspx

Configurações e Cadastros no Linx Big Farma

Para utilizar a integração, é necessário realizar algumas configurações no Sistema Big.

Configurações de Filiais 

Para realizar a configuração da Integração, vá até o menu Configurações > Filiais > Integrações.


Figura 01 - Configurações Filiais


No campo Utiliza Fidelidade Marka selecione a opção Sim, via Webservice.

O Endereço WebService é fornecido pela Marka e o campo virá preenchido ao habilitar a integração.

O Endereço do WebService (novo) é responsável por contemplar a funcionalidade de Ticket de Ofertas. A URL é fornecida pela Marka e o campo virá preenchido ao habilitar a integração.

Os campos Login, Senha, Cod. Loja e Cod. Cliente são fornecidos pela Marka ao se cadastrar.

O campo Imprimir Relatório Gerencial possui quatro opções:

  • Sim, Comprovante e Resgate: Imprime o comprovante com o saldo e também um comprovante com o resgate;
  • Sim, Somente Resgate:  Imprime somente o comprovante constando o resgate;
  • Sim, Somente Comprovante: Imprime somente o comprovante com o saldo atual;
  • Não: Não imprime nenhum tipo de relatório gerencial;

Em Envio das vendas, selecione entre as opções: 

  • Enviar todas as vendas: Envia todas as vendas efetuadas;
  • Enviar apenas vendas com cartão identificado: Envia somente as vendas efetuadas com o Marka CashBack;

É possível escrever ou editar uma mensagem a ser impressa no relatório gerencial de acordo com o desejo ou necessidade. A escrita não é obrigatória. 

O campo Tipo de pagamento para aplicar o bônus recuperado necessita do cadastramento de uma forma de pagamento vinculada como "Bonificação".

Informe um valor mínimo para resgate da Fidelidade Marka.

Informe o percentual máximo permitido para resgate da Fidelidade Marka.

Selecione os checkboxes de acordo com o desejo ou necessidade:

  • Exibir saldo em tela após a venda;
  • Exibir ticket de ofertas automaticamente; 

Após realizar a configuração da integração, salve as informações  clicando no botão .


Cadastro de Tipos de Pagamentos 

Para configurar a Integração, é necessário cadastrar de uma forma de pagamento vinculada como "Bonificação".

Para isso, vá até o menu Cadastros > Tipos e Formas de Pagamento > Tipos de Pagamento.

Escolha um tipo de pagamento já cadastrado ou inclua um novo registro clicando no botão .


Figura 02 - Cadastro de Tipos de Pagamento


No campo Tipo de Pagto. selecione a opção Bonificação.

Esse cadastro é utilizado na Configuração da Integração (Figura 01), no campo "Tipo de pagamento para aplicar o bônus recuperado".

Este tipo de pagamento deve ser vinculado à impressora fiscal, caso contrário, apresentará erro ao término da venda, impossibilitando o encerramento da mesma.

Salve as informações  clicando no botão .

Configuração de PBM 

É necessário verificar se a Configuração do PBM está correta.

Vá até o menu Configurações > Configurações de PBM, cartões e convênios, localize a aba Outros selecione a opção Cartão Marka


Figura 03 - Configurações  PBM's


Na seção Cartão Marka:

  • No campo Diretório, direcione para a pasta c:\linker\;
  • O campo Tempo (segundos) pode ser configurado de acordo com o desejo ou necessidade;


Na seção Cartão Marka (Cash Back):

  • O Código Terminal é fornecido pelo Marka CashBack;
  • checkbox Abrir endereço promocional é opcional;


Após preencher os campos corretamente clique no botão .


Cadastro de Clientes 

Na tela de Cadastro de Clientes é possível visualizar o número do Cartão Marka vinculado àquele cliente.

Para isso, vá até o menu Cadastros > Clientes. Selecione o cliente desejado e na aba Edição  clique na subaba Dados.


Figura 04 -  Cadastro de Clientes


No canto inferior direito da tela, na seção Outras Informações, é possível consultar o número do Cartão Marka para ser utilizado nas vendas.


Procedimentos na Tela de Vendas

A partir da versão 3.26.0.0 foram incluídas novas funcionalidades na fidelização de clientes Marka.

Tela de Vendas - Fidelizar Cliente 

Na tela de vendas, digite o código do usuário, empresa e cliente.

É possível fidelizar o cliente caso o mesmo não esteja fidelizado ainda.


Figura 05 - Fidelizar Cliente Marka 


Para isso, basta clicar com o botão direito do mouse no ícone e selecionar a opção .


Figura 06 - Fidelização Consumidor Marka


Caso o cliente selecionado na venda seja Consumidor (Empresa 0 / Cliente 0), não será possível realizar o cadastro.

Na tela Fidelização Consumidor Marka são mostrados os seguintes campos para preenchimento:

CPF do Consumidor para informar o CPF do cliente cadastrado que será fidelizado.

O campo Tipo de Atualização estará desabilitado durante o processo para fidelizar o cliente.

Só será possível selecionar um tipo de atualização ao realizar uma atualização de cadastro de clientes já fidelizados (Figura 12).

Abaixo serão mostradas as informações do cliente cadastrado: Nome, Data de Nascimento, CPF, Cartão, Sexo, Celular e E-mail.

Após validar as informações, clique em e será mostrada a mensagem de sucesso na fidelização do cliente.


Figura 07 - Consumidor Fidelizado com Sucesso


Após fidelizar o cliente, o ícone da Fidelidade Marka será alterado para na tela de vendas conforme a imagem abaixo:


Figura 08 - Cliente Fidelizado


Tela de Vendas - Opções Para Clientes Fidelizados 

Após habilitar a Integração e fidelizar o cliente, na tela de vendas, digite o código do usuário, empresa e cliente.

Ao clicar com o botão direito do mouse no ícone serão mostradas as opções conforme a imagem abaixo:


Figura 09 - Opções Fidelidade Marka


Ao clicar no botão será exibida a página na web mostrando as ofertas disponíveis para o cliente fidelizado:


Figura 10 - Ticket de Ofertas


Caso o parâmetro Exibir ticket de ofertas automaticamente (Figura 01) esteja marcado, será exibida esta tela (Figura 10) automaticamente.

Ao clicar no botão será exibida a página na web mostrando o saldo atual disponível para o cliente fidelizado:


Figura 11 - Consultar Saldo Disponível


Na página serão exibidos os valores de Saldo atual, Total Ganho, Total Resgatado, A liberar e Expirar 30 dias.

Ao clicar no botão será exibida a tela para Atualizar Cadastro do Consumidor Marka:


Figura 12 - Atualizar Cadastro Consumidor Marka


No campo Tipo Atualização estão disponibilizadas as opções Atualizar Cadastro Marka (Exportar) e Atualizar Cadastro Big (Importar).

Ao selecionar o tipo de atualização de acordo com a sua necessidade, serão apresentados os seguintes campos:

  • CPF do Consumidor -  Já virá preenchido com o CPF do cliente inserido na venda, pois a tela foi aberta a partir da consulta do cliente já existente e fidelizado.
  • Informações do Cliente - Campo para visualização dos dados a serem exportados: Nome, CPF, Sexo, Data de Nascimento, Celular e E-mail. É possível editar os dados em tela para ajuste se necessário. Caso haja alteração, o cadastro do Sistema também será atualizado.

Após validar as informações, clique no botão .


Tela de Vendas - Realizar Vendas 

O fluxo de vendas permanece o mesmo tanto para caixa quanto para balcão.

Digite o código de usuário, empresa, cliente Marka, condição de pagamento e insira o produto na cesta.


Figura 13 - Busca Cesta


Selecione a tecla Esc e clique na opção .

Após selecionar o botão para a finalização da venda, será exibida a tela para informar o número do cartão Marka.


Figura 14 - Informar o Número do Cartão Marka


Ao clicar no botão será exibida a tela para gerenciar a consulta e resgate de créditos do Fidelidade Marka.


Figura 15 - Resgatar Créditos do Fidelidade Marka


Após resgatar os valores de acordo com o desejo, clique no botão para prosseguir para a tela de pagamento da venda.


Figura 16 - Pagamento da Venda


Finalize a venda clicando no botão .


Ao finalizar a venda junto ao Marka, caso o parâmetro Exibir saldo em tela após a venda (Figura 01) esteja marcado, será exibida a tela de Saldo restante atualizada.

  • Sem rótulos