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1 Conceito

O LINX Postos Autosystem ® possui integração com o Dotz, que é um programa de recompensas que oferece pontos para troca por produtos no momento em que se efetua compras em um estabelecimento associado. Os pontos são baseados no valor das compras efetuadas ou através da promoção de um produto.

2 Requisitos

Para utilizar a integração Dotz será necessário entrar em contato com o Departamento Comercial da LINX para que seja liberada a implantação do módulo. 

3 Layout Dotz

As informações exportadas para os arquivos gerados pela integração Dotz foram baseadas no layout estabelecido pela desenvolvedora da solução. 

4 Configurações

Antes de ser possível utilizar a integração Dotz, será necessário realizar algumas configurações no módulo Gerencial. Para isso, acessar o caminho Configurações > Módulos

> Dotz > Configuração. Será exibida a seguinte tela:



A guia Empresas será exibida apenas na Matriz e exibirá todas as empresas cadastradas. Para utilizar a integração Dotz, será necessário selecionar a empresa e marcar a opção Ativar integração Dotz, conforme exemplificado na imagem acima.

A guia Parâmetros permitirá realizar as configurações conforme os dados fornecidos no cadastro com a Dotz.
Esta guia possui os campos:

  • Diretório: informar o diretório onde serão alocados os arquivos gerados por esta integração;
  • Id. de parceiro: informar o id de parceiro;
  • Cód. parceiro: informar o código de parceiro;
  • Cód. da loja: informar o código da loja;
  • Cód. promoção: informar o código da promoção;
  • Valor em R$: informar o valor de um Dotz em reais;
  • Cód. campanha: informar o código da campanha;
  • Cód. prom. extra: informar o código promocional extra.

As abas Grupo de produto e Produtos permitirão configurar os itens ou grupos de itens que serão beneficiados com uma pontuação extra fixa no momento da venda, além da pontuação por valor. 

Estas abas possuem os botões:

  • Adicionar: exibirá uma tela que permitirá adicionar grupos de produtos ou produtos à lista;
  • Remover: permitirá remover grupos de produtos ou produtos da lista.

Estas abas possuem os campos:

  • Código: preenchido automaticamente ao selecionar o grupo de produto ou o produto;
  • Nome: preenchido automaticamente ao selecionar o grupo de produto ou o produto;
  • Data inicial: informar a data em que iniciará a distribuição da pontuação extra;
  • Data final: informar a data em que será finalizada a distribuição de pontuação extra;
  • Dotz extras: informar a quantidade de Dotz extras por venda.

Conforme imagem abaixo:



Após informar os campos Data inicial, Data final e Dotz extras, clicar no botão Confirmar para registrar as alterações. Após a mensagem "Configurações salvas com sucesso!" será exibida uma mensagem questionando se deseja gerar os arquivos de exportação de cadastros do registro 515 e do registro 610. Não será necessário gerar os arquivos de configuração neste momento, pois é possível exportá-los mais tarde conforme o capítulo 5.
Abaixo imagens dos questionamentos:




Caso seja escolhida a opção Sim, será exibida mensagem de geração de arquivo que poderá ou não conter críticas. Para maior facilidade de execução da rotina, será preferível clicar em Não para os dois questionamentos e então clicar no botão Cancelar para fechar a janela. 

5 Exportação de Cadastro

Para realizar as exportações dos cadastros, acessar no módulo Gerencial o caminho Configurações > Módulos > Dotz > Exportação de cadastro. A janela abaixo será exibida:



Esta janela possui os campos:

  • Empresa: informar a empresa. Este campo será exibido apenas quando houver mais de uma empresa cadastrada;
  • Grupo produto: informar o grupo de produto;
  • Produto: informar o produto;
  • Funcionário: informar o funcionário.

O filtro Exportar permitirá selecionar as opções:

  • Produto: permitirá exibir as informações dos produtos;
  • Funcionário: permitirá exibir as informações dos funcionários;
  • Exibir registros exportados: permitirá exibir os registros que já foram exportados.

Após informar os filtros, clicar no botão Preencher – F5 para que as informações sejam exibidas conforme os filtros informados.
Esta janela possui as abas:

  • Produto: exibirá as informações referentes aos produtos, conforme exemplificado abaixo:



  • Funcionário: exibirá as informações referentes aos funcionários, conforme exemplificado abaixo:


Após selecionar os itens que serão exportados clicando nas caixas de seleção na primeira coluna de cada aba, clicar no botão Confirmar.

Caso os arquivos não possuam críticas, a mensagem abaixo será exibida:



Caso os arquivos possuam críticas, a mensagem abaixo será exibida:



Nos casos em que houver críticas, será necessário corrigi-las e gerar os arquivos novamente. Para isso, basta abrir os arquivos de crítica gerados que serão alocados no diretório informado conforme o capítulo 4, verificar as críticas informadas e efetuar as correções de acordo. 

6 Gerar Pontuação

No módulo Caixa, após finalizar uma venda, será exibida uma janela solicitando ao usuário um CPF ou número de cartão de pontuação Dotz para efetuar a compensação da pontuação, conforme imagem abaixo:


A pontuação somente será gerada se essa informação for preenchida, independentemente de o cliente ter sido informado na abertura da venda.
Será possível verificar a pontuação gerada nas linhas obrigatórias do cupom fiscal, conforme imagem a seguir:


7 Remessa

Após realizar as vendas com pontuação, será necessário emitir um arquivo de remessa para a Dotz. Parar gerar o arquivo de remessa, acessar no módulo Gerencial o caminho Configurações
> Módulos > Dotz > Remessa. Será exibida a janela a seguir:


Esta janela possui os filtros:

  • Empresa: informar a empresa. Este campo será exibido apenas quando houver mais de uma empresa cadastrada;
  • Grupo Cliente: informar o grupo de cliente;
  • Cliente: informar o cliente;
  • Grupo Produto: informar o grupo de produto;
  • Produto: informar o produto;
  • Período: informar o período.

A opção Exibir os registros exportados permitirá visualizar as vendas que já foram exportadas. 

Após informar os filtros, clicar no botão Preencher Lista F5. A aba Vendas exibirá todas as vendas onde houve pontuação, conforme imagem abaixo:


A aba Produtos exibirá todos os produtos que geram pontuação extra, conforme configurado no capítulo 4. Abaixo imagem da aba:


A aba Estorno exibirá todos os estornos efetuados, conforme imagem abaixo:



Após selecionar os itens que serão exportados clicando nas caixas de seleção na primeira coluna de cada aba, clicar no botão Confirmar. Será exibida uma mensagem informando que o arquivo foi gerado com sucesso, conforme imagem a seguir:


Os arquivos gerados serão alocados no diretório informado conforme capítulo 4.

8 Retorno

Após enviar os dados referentes às pontuações para a administradora, será retornado um arquivo com os dados do processamento das vendas. Para validar o arquivo de retorno, acessar no módulo Gerencial o caminho Configurações > Módulos > Dotz > Retorno.
A janela abaixo será exibida:



Esta janela possui os campos:

  • Empresa: informar a empresa. Este campo será exibido apenas quando houver mais de uma empresa cadastrada;
  • Arquivo: informar o diretório onde está alocado o arquivo de retorno.

Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para que o arquivo seja processado. A aba Não processado exibirá todas as transações que ainda não foram processadas,

conforme imagem a seguir:



Esta aba possui os campos:

  • Lote: exibirá o número do lote;
  • Data: exibirá a data do arquivo de retorno;
  • Cliente: exibirá o cliente;
  • Ponto: exibirá a quantidade de pontos gerados.

O campo Observação exibirá as informações:

  • Aguardando processamento: informará que a pontuação está aguardando processamento;
  • Depositada na conta de usuário: informará que os pontos foram depositados na conta do cliente;
  • Em processamento ou análise: informará que a pontuação está em processamento ou em análise;
  • Aguardando cadastramento do usuário: informará que a pontuação está aguardando o cadastramento do cliente no Dotz;
  • Expirada por tempo limite de espera por cadastro: informará que a pontuação expirou por tempo limite de espera de cadastro excedido;
  • Estornada: informará que a pontuação foi estornada.

Após verificar as informações, clicar no botão Confirmar para que o arquivo seja processado. A mensagem "Remessas de vendas atualizadas com sucesso!" será exibida.
A aba Processado exibirá todas as transações que foram processadas, conforme imagem abaixo:



Esta aba possui os mesmos campos que a aba Não processado



  • Sem rótulos