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Consulta e Crédito

1 Conceito

A rotina de consulta de crédito permitirá maximizar o controle de pendências dos clientes de acordo com a forma de pagamento. O Linx Postos AutoSystem® possibilita o acesso a dois tipos de consultas de crédito: Consulta Simples e Consulta Completa.

2 Requisitos

Para utilizar a rotina de consulta de crédito será necessário configurar as permissões de acesso no módulo Gerencial.

3 Configurações

As configurações para funcionamento das rotinas de consulta de crédito, devem ser realizadas no módulo Gerencial e serão descritas nos próximos capítulos.

3.1 Permissões

As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário acessar Configurações > Usuários > Grupos de Usuários > aba Configurações, a seguir lista das permissões disponíveis:

  • Cadastros > Grupos de Crédito;
  • Caixa > Fechamento da Venda > Realizar consulta de crédito quando a venda for em dinheiro;
  • Consultas > Consulta de crédito de pessoa;
  • Crédito > Consulta de Crédito > Utilizar imagem para alertar restrição;
  • Crédito > Consulta de Crédito > Visualizar informações de crédito de forma de pagamento;
  • Crédito > Consulta de Crédito > Visualizar informações de crédito dos clientes;
  • Crédito > Consulta de Crédito > Visualizar resumo das pendências;
  • Crédito > Consulta de Crédito > Visualizar detalhes das pendências;
  • Crédito > Consulta de Crédito > Exibir detalhamento da consulta;
  • Crédito > Lançamento para cheques devolvidos;
  • Crédito > Lançamentos para cliente bloqueado;
  • Crédito > Lançamentos para cliente com limite ultrapassado;
  • Crédito > Lançamentos para cliente com título em atraso.


Conforme exemplo a seguir: 


3.2 Configurar Limite de Crédito

Para utilização das rotinas de consulta de créditos dos clientes, será necessário configurar o limite de crédito dos clientes através do menu Cadastros > Clientes > Política Comercial > Contas.

Será exibida a tela conforme imagem a seguir:



Na guia Contas de valores a receber configuradas para o cliente será possível configurar as contas exclusivas que o cliente utilizará, assim como a configuração de vencimento, faturamento e limite de pendências.

Para informações referentes à aba Contas, acessar o Manual Cadastros Gerais. 

Ao incluir uma conta à relação, será possível preencher os campos Limite Crédito e Limite pendências o que possibilitará ao sistema restringir os lançamentos do cliente para essa conta de duas formas: caso a mesma possua lançamentos em atraso ou o cliente ultrapassar o valor do limite de créditos.

3.2.1 Limite por Veículo

O Linx Postos AutoSystem® possibilita a configuração de limites personalizados para a frota de clientes. Será possível estabelecer limites para determinados intervalos de tempo.

Para definir limites por veículo que serão exibidos na consulta de crédito acessar o menu Cadastros > Clientes > aba Frota. Ao vincular um veículo ao cliente selecionado, será possível definir os limites de venda.

Para mais informações referentes ao cadastro de veículos no cadastro de cliente, acessar o Manual de Cadastros.

3.3 Controlar Pendências

O sistema possibilitará duas formas de controle de pendências, através da aba Política Comercial no cadastro de clientes, ou através do cadastro de Grupos de Crédito.

A opção mais simples será através do cadastro de clientes, no menu Cadastros > Clientes > Política Comercial > Crédito.



Nesta tela, o campo Limite de crédito será referente ao valor máximo de todas as formas de pagamento configuradas para o cliente. Para informações referentes a aba Crédito, acessar o Manual Cadastros Gerais.

A segunda forma de configurar o controle de pendências será através do menu Cadastros > Tabelas > Grupos de Crédito. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:



Para informações referentes ao cadastro de grupos de crédito, acessar o manual Cadastros de Tabelas.

3.4 Configurar Consulta Completa

Para ativar a consulta completa de crédito no sistema será necessário realizar uma configuração através do módulo Gerencial > Configurações > Parâmetros > Empresas. Acessar a aba Configurações, a tela a seguir será exibida:



Habilitar a opção Utilizar a Consulta de Crédito completa para esta empresa e clicar no botão Salvar para registrar as alterações.

Após realizar configurações do menu Configurações é aconselhável reiniciar o Linx Postos AutoSystem® para aplicação das alterações.

4 Funcionalidades

A rotina de consulta de crédito permitirá maximizar o controle de pendências dos clientes de acordo com a forma de pagamento. O Linx Postos AutoSystem® possibilita o acesso a dois tipos de consultas de crédito: Consulta Simples e Consulta Completa.

As pendências podem ser controladas de três formas: por data de vencimento, limite de crédito ou número de pendencias, permitindo o controle das três formas configuradas ao mesmo tempo, levando em consideração o controle que primeiro for ultrapassado.

4.1 Consulta Simples

Para visualizar a consulta de crédito simples acessar o módulo Gerencial > Consultas > Créditos de clientes ou ainda através do módulo Caixa > tecla de atalho F2. A tela a seguir será exibida:



Esta tela possui os campos:

  • Identificação: informar a identificação do cliente, CPF, placa do veículo, código do cadastro ou identificação;
  • Cliente: informar o cliente; 
  • Forma pgto: informar a forma de pagamento.


Após informar os campos, a guia Crédito será automaticamente preenchida com as informações:

  • Limite exibirá o limite de crédito disponível para este cliente;
  • Utilizado: exibirá o crédito já utilizado pelo cliente;
  • Disponível: exibirá o crédito ainda disponível para o cliente;
  • Data cad. exibirá a data :de cadastro;
  • Dataaberturaconta: exibirá a data de abertura da conta;
  • Observação: exibirá uma observação cadastrada para o cliente.

Na guia Relação de documentos pendentes serão exibidos os documentos pendentes para o cliente selecionado.

Após informar o campo Conta será exibida a restrição de crédito do cliente, de acordo com os limites de crédito concedidos.

Caso o cliente possua alguma restrição a tela a seguir será exibida:



Caso o cliente não esteja habilitado a utilizar a forma de pagamento selecionada a tela a seguir será exibida:



Caso o cliente não possuir restrições de crédito, a tela a seguir será exibida:


4.2 Consulta Completa

Para visualizar a tela de consulta de crédito completa será necessário realizar a configuração conforme descrito no capítulo 3.4.

Após realizar as configurações, acessar o módulo Gerencial > Consultas > Créditos de cliente ou ainda através do módulo Caixa > tecla de atalho F2. A tela a seguir será exibida:



Esta tela possui os campos:

  • Identificação: informar a identificação do cliente, CPF, placa do veículo, código do cadastro ou identificação;
  • Cliente: informar o cliente;
  • Forma pgto: informar a forma de pagamento.

Após preencher os campos clicar no botão Consultar Crédito F5. A tela a seguir será exibida:



Na tela, será exibida a restrição de crédito. De acordo com os limites de crédito concedidos ao cliente, será exibida a restrição.

Caso o cliente estiver com alguma conta em atraso, lançamento com o máximo de pendências registradas ou ainda com o limite de crédito ultrapassado, será exibida a tela conforme imagem a seguir:



E ainda, caso a forma de pagamento não estiver configurada, o sistema exibirá a tela conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os botões:

  • Nova Consulta: permitirá iniciar uma nova consulta;
  • Cancelar ESC: permitirá fechar a tela.

Na aba Geral, o sistema exibirá a restrição, os créditos disponíveis e utilizados e informações sobre o cliente, como grupo de pessoas e data de cadastro.

Na aba Pessoa, será possível visualizar as informações do cadastro de cliente, conforme imagem a seguir:



A aba Referências exibirá as referências cadastradas no cadastro de clientes, conforme imagem a seguir:


 

A aba Resumo exibirá os créditos configurados e utilizados pelo cliente, separados por forma de pagamento, conforme imagem a seguir:



A aba Detalhes, serão exibidos os créditos em aberto, do cliente, com seus respectivos vencimentos, valores, número de documento, tipo de conta e a empresa da qual foi lançado o título. Conforme imagem a seguir:



A aba Instruções Operacionais exibirá as instruções e observações que são cadastradas no cadastro de clientes e no cadastro de motivos de movimentação. Conforme imagem a seguir:



Na aba Formas de Pagamento, serão exibidas as formas de pagamento utilizadas pelo cliente. Conforme imagem a seguir:




Na aba Preços serão exibidos os preços definidos nas regras de preço, cadastradas no cadastro de clientes. Conforme imagem a seguir:



Para os clientes que possuírem a forma de pagamento Remessa Entrega Futura, será exibida a aba Entrega Futura. Serão exibidas as regras de preço estabelecidas no cadastro de clientes para as vendas para entrega futura. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:



4.2.1 Consulta pela Placa do Veículo

Ao realizar a consulta de crédito através do módulo Gerencial > Consultas > Créditos de cliente ou ainda através do módulo Caixa > tecla de atalho F2, e preencher o campo Identificação com a placa do veículo vinculado ao cliente desejado, será exibida uma aba a mais na consulta. Conforme imagem a seguir:



Esta tela exibirá os limites e restrições configurados para o cliente da placa selecionada, conforme descrito no capítulo 3.2.

A aba Limites exibirá os limites de crédito configurados para o cliente e realizará o cálculo do limite disponível para o mesmo.

Na aba Produtos será exibida a restrição de produtos cadastrada para o cliente selecionado, conforme imagem a seguir:


 

Caso o cliente não possuir nenhum produto ou combustível selecionado no cadastro, o sistema compreende que todos os produtos e combustíveis estão disponíveis.


Importante

Para restringir produtos e combustíveis por veículo, será necessário habilitar as opções Vender apenas produtos configurados e Vender apenas combustíveis configurados através do menu Cadastros > Clientes > aba Frotas > aba Veículos > botão Adicionar. Após, informar os produtos na aba Produtos.


Na aba Detalhes serão exibidas as despesas relacionadas ao veículo selecionado, conforme imagem a seguir: 






  • Sem rótulos