Atenção!
Para realizar agendamento/pagamento da Conta Digital Integrada o módulo Financeiro deve estar na versão 04.10.0008 ou superior.
1. Para realizar o agendamento e pagamentos de títulos da Conta Digital Integrada, acesse: Módulo Financeiro > Contas a pagar > Baixas > clique em Pagamento Conta Digital Integrada
Figura - Acesso Pagamento da Conta Digital Integrada.
Importante!
Para localizar os títulos, as seguintes regras serão consideradas:
- A duplicata não pode pertencer a nenhuma ordem de pagamento Stone Banking Ativa (Status: 8 - Stone - Ordem de Pagamento).
- A duplicata não pode ter sido enviada em arquivo CNAB e ainda estar em tratativa (Status: 5 - Aguardando retorno Banco, 6 - Pagamento Agendado e 7 - Rejeitada).
- Duplicata deve estar ativa no sistema, com saldo a pagar (Status: 0 - Não Liquidadas ou 2 - Liquidada Parcial).
2. Na aba A pagar, o usuário identificará títulos que poderão pertencer a uma ordem de pagamento, para pesquisar os títulos utilize os filtros:
- Selecione um Grupo Econômico;
- Selecione as Filiais.
- No Período - Vencto da duplicata, informe a data inicial e data final para localização de duplicatas, por padrão, o campo irá informará a data atual em ambos os campos.
- A opção Acrescentar à relação já existente, por padrão estará desmarcada, ao selecionar deve manter no grid a pesquisa já existente e inserir as duplicatas encontradas na nova pesquisa.
- A opção Somente duplicatas com código de barras, por padrão estará marcada consultando apenas as duplicatas que possuem código de barras.
A opção Todos os Fornecedores, por padrão estará marcada, assim irá pesquisar todas as duplicatas por todos os fornecedores.
Importante!
Ao ser desmarcar a opção Todos Fornecedores os campos Código e Nome fornecedor são habilitados para pesquisa específica.
Selecione as Contas Bancárias, serão listadas apenas as contas que possuem vínculo com a Conta Digital Integrada que pertençam ao grupo econômico selecionado.
- No campo Nome da Conta, será informado o nome cadastrado na conta bancária.
- No campo Saldo Conta e ícone de visualização, por padrão essa informação ficará oculta, caso o usuário possuir permissão, o saldo será apresentado, se não possuir permissão o sistema informará uma mensagem de: "Usuário não é autorizado!".
Para verificar se o usuário tem permissão para visualizar o saldo, acesse o módulo Configuração > Cadastros especiais > Permissões > Grupos de usuários > Cadastro > Aba: Outros Procedimentos e selecione o Grupo de Usuários correspondente.
Caso o procedimento estiver marcada estará autorizado caso contrario estará sem permissão.
- Na opção Filtrar por título, por padrão a opção estará desmarcada, permitindo a localização de duplicatas a pagar pelo número do título e código de barras. Quando marcada essa opção será habilitado, os campos Nr título para pesquisa e Código de Barras são habilitados para pesquisa específica. O checkbox "Pesquisa pelo título após digitação e incluir no grid" também é ativado e, quando habilitado, deverá inserir automaticamente a duplicata no grid após a consulta por número de título ou código de barras.
- Após realização de pesquisa e apresentação dos resultados no grid clique em uma duplicata, o usuário poderá, Visualizar dados de duplicata e Alteração de duplicata:
- Visualizar dados de duplicata: o usuário será direcionado ao Módulo Financeiro > Contas a pagar > Lançamentos > Individual com a duplicata selecionada já apresentada.
- Alteração de duplicata: o usuário será direcionado a tela: Módulo Financeiro > Contas a pagar > Alteração de duplicatas > Duplicata com a duplicata selecionada já apresentada.
Figura - Contas a pagar - Pagamento Conta Integrada.
- Ao clicar em Ordem de Pagamento deve ser utilizado após o usuário selecionar um grupo econômico e uma ou mais duplicatas e o usuário será direcionado para realizar as tratativas do processo Ordem de Pagamento, com as duplicatas previamente selecionadas.
Importante!
Regras de funcionamento:
- Não devem ser enviadas duplicatas sem código de barras.
- Se o usuário selecionar uma duplicata sem código de barras, o sistema informará que pelo menos uma duplicata não pode ser paga e perguntará ao usuário se deseja continuar o processo somente com as duplicatas permitidas para pagamento.
- Clicando em Sim, abrirá a Ordem de Pagamento com as duplicatas aptas a serem pagas.
- Clicando em "Não", o processo de pagamento será cancelado, permanecendo nesta tela.
- Com o botão Copiar os dados do grid para que o usuário possa utilizá-los em outros aplicativos e/ou programas.
Irá abrir a Ordem de Pagamento - Processos e Orientações:
- Nos campo Contas Bancárias, Nome da Conta e Saldo Conta, o sistema apresentará os dados informados na tela de Pagamento Conta Digital Integrada.
- Tipo de Período: para pesquisa, o usuário poderá selecionar Data Atual, Data da Duplicata e Data Específica.
Importante!
- Com a opção Data da Duplicata, o pagamento será feito de acordo com a data da duplicata. Se o usuário estiver realizando pagamento de mais de uma duplicata, os pagamentos serão realizados de acordo com suas respectivas datas, mesmo que sejam posteriores.
- Exemplo: se a data de uma duplicata for a mesma do dia atual e a data de outra duplicata for futura, o sistema realizará os pagamentos de acordo com a data de cada uma: data atual = será paga no mesmo dia; data futura = sistema realizará agendamento do pagamento.
- A pesquisa feita na opção Data Específica deve ser de uma data futura, com limite de um ano posterior a data. Se o usuário informar uma data posterior ao limite, o sistema alertará do procedimento, mas permitirá que o usuário dê continuação ao processo.
- Após localizar e selecionar as duplicatas no grid, Clique em Pagar /Agendar o pagamento.
- Quando uma duplicata possuir uma Ordem de Pagamento junto a Stone (esteja com status de sucesso ou falha), a duplicata deverá ter o status atualizado para Status 8 - Stone - Ordem de Pagamento, significando que a duplicata estará em processo de pagamento com a Stone e o usuário poderá observar mais informações na aba Acompanhamento.
- Após a efetivação do pagamento, o status da duplicata será alterado de 8 - Stone - Ordem de Pagamento para Liquidado (1 ou 2).
- Quando houver finalização de uma ordem de pagamento, onde o status for FINISHED, o sistema deverá gerar o registro bancário correspondente a este pagamento na respectiva conta e alimentar os dados de pagamento da duplicata na aba Pagamentos efetuados.
Atenção!
Para consultar o extrato bancário, clique aqui.
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