1 Conceito
O sistema Jet Oil by Linx é integrado ao sistema de retaguarda Automação Ipiranga. Desenvolvido para o negócio Jet Oil da Ipiranga, permite o cadastro de veículos e condutores nos atendimentos de manutenção e troca de óleo veicular, além de venda de produtos Jet Oil, sendo possível também a consulta do histórico de atendimentos anteriores.
2 Configurações
Antes de começar a utilizar o Jet Oil, é necessário realizar algumas configurações na retaguarda Automação Ipiranga, e no próprio Jet Oil, que serão vistas logo mais.
2.1 Configurações Automação Ipiranga
2.1.1 Criação do Serviço de Sincronia
Ao instalar o Jet Oil, o serviço de sincronia é automaticamente criado, porém na Automação Ipiranga é necessário criá-lo manualmente. Desta forma, basta criar um atalho do executável "main.exe" e editar suas propriedades como mostra a imagem abaixo:
Deve ser adicionada a informação "--linxpos_sync 5471". Os quatro últimos dígitos se referem ao número da porta para comunicar o serviço de troca de informações.
Por meio deste serviço é feita a troca de informações entre o Jet Oil e Automação Ipiranga.
Importante
A sincronização de usuários será feita tanto para funcionários de Troca de Óleo quanto Pista.
2.1.2 Criação e Configuração do PDV
É necessário que seja criado na Automação Ipiranga, menu Cadastros > Plano de Contas, um PDV exclusivo para o Jet Oil, conforme exemplo abaixo:
Ao configurar o PDV, no menu Configurações > Parâmetros > Caixas Ponto de Venda, além da informação referente ao depósito, é importante preencher o nome da estação que possui a instalação Jet Oil, e marcar o tipo de Negócio "Troca de Óleo".
Importante
Vale lembrar que caso seja necessário estabelecer um percentual máximo de desconto no momento da venda, o valor do percentual deve ser informado no campo Percentual máximo de desconto.
2.1.3 Importação do Manual Técnico
Na troca de óleo, para que o Jet Oil identifique o modelo do veículo e apresente sugestões de produtos, é necessário baixar o arquivo do manual técnico da pasta "Ipiranga", localizada no "FTP" por meio do caminho ftp://ftp.lzt.com.br/autosystem/Ipiranga/jetoil_linx/MTECNICO/, e importá-lo para a Automação Ipiranga. Para isso, acessar o menu Configurações > Módulos > Ipiranga > JetOil > Carga Inicial. Será apresentada a seguinte tela:
Basta selecionar a pasta em que está salvo o arquivo do manual técnico e clicar em Importar.
Vale lembrar, que este procedimento é feito para importar o manual técnico pela primeira vez. Caso já tenha sido importado, sua atualização é feita automaticamente pelo executável "distribuidora.exe".
2.1.4 Cadastro da Série de Nota Fiscal
Para que seja possível realizar vendas e devoluções pelo Jet Oil, é necessário que sejam cadastradas séries de nota fiscal para vincular o PDV do Jet Oil. Este cadastro é realizado acessando o menu Cadastros > Tabelas > Séries de Notas Fiscais. Na tela de cadastro, além das informações de Local, Natureza de Operação, Modelo de Nota Fiscal, Série e Numeração, deve ser preenchida a conta PDV criada para o Jet Oil, como mostra a imagem abaixo:
Importante
Caso seja Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e) não há necessidade de cadastrar a série.
2.1.5 Vínculo das Formas de Pagamento
Como nas operações realizadas no Jet Oil são utilizadas apenas algumas formas de pagamento, para que somente estas sejam listadas, deve ser feito um vínculo de formas de pagamento, acessando o menu Configurações > Módulos > Ipiranga > Forma de Pagamento. Serão exibidas as formas de pagamento da Automação Ipiranga, conforme tela abaixo:
Para vincular as formas de pagamento Ipiranga a serem utilizadas no Jet Oil, basta manter o botão direito do mouse pressionado sobre a forma de pagamento da Automação Ipiranga, e será apresentada uma listagem de formas de Pagamento Ipiranga, para escolha, como mostra a imagem abaixo:
2.2 Configurações Jet Oil
Ao executar o arquivo "jetoil.exe", será exibida uma tela para solicitação da chave de ativação do sistema, conforme tela abaixo:
Informar o CNPJ do posto, a senha, o nome da estação onde foi instalado o sistema, e clicar em Realizar Solicitação.
Em seguida será apresentada uma tela para configuração da sincronização de dados, conforme abaixo:
Nesta tela deve ser informada a URL ou IP da máquina onde foi instalado o Jet Oil e a porta de conexão. Cabe ressaltar que o número da porta deve ser o mesmo informado no serviço de sincronização da Automação Ipiranga, visto no capítulo 2.1.1. Esta tela será exibida somente numa primeira ativação do sistema. Após o preenchimento das informações clicar em Confirmar.
Ao acessar o Jeto Oil, será apresentada a tela de login, onde deve ser informado o usuário e senha, e em seguida clicar em Entrar.
Será apresentada a seguinte tela:
Ao clicar em Meu Acesso, no canto superior direito da tela, será apresentado o nome do usuário, a estação, turno, data, além das seguintes funções:
O detalhamento das funções será visto nos próximos capítulos.
2.2.1 Configurações
O menu configurações pode ter seu acesso restrito por grupo de usuários. Caso o usuário não tenha permissão de acesso, será apresentada a seguinte tela:
Neste caso, para acessar o menu é necessário possuir usuário e senha master.
A permissão de acesso é feita no Módulo Gerencial, da Automação Ipiranga, menu Configurações > Usuários > Grupos de Usuários, como mostra a tela abaixo:
Nesta tela deve ser selecionado o Grupo de Usuários que se deseja dar permissão, e na guia Configurações, acessar o caminho Linx POS > Menu Configurações. Será permitida a inclusão, exclusão, alteração e visualização de informações do menu Configurações.
Caso o usuário tenha permissão de acesso, ao acessar o menu Configurações, serão apresentadas as seguintes Configurações:
2.2.1.1 TEF
Para realizar a venda com pagamento em cartão, é necessário selecionar um tipo de TEF. Ao clicar em TEF, será apresentada a seguinte tela:
Essa tela apresenta as opções de módulos TEF ativos.
Caso a opção escolhida for TEF Direção (D-Tef), basta selecionar na tela de Configurações.
Selecionada a opção, clique em Salvar.
Ao selecionar a opção TEF Dedicado (SI-Tef) a seguinte tela será apresentada:
Preencha as informações referentes ao Endereço de servidor SiTef, ID da Loja, o ID do Terminal e o Endereço da Estação, conforme imagem abaixo:
Inseridas as informações, clique no botão Salvar.
2.2.1.2 Cheque
Ao acessar a opção Cheque, será apresentada a seguinte tela:
No momento da venda, para possibilitar que o pagamento seja feito com cheque de terceiros, a opção Cheque de terceiros deve ser marcada, e em seguida clicar em Salvar.
2.2.1.3 Servidor de E-mail
Acessando a opção Servidor de E-mail, será apresentada uma tela conforme abaixo:
Nesta tela, é possível configurar um endereço de e-mail para envio da ordem de serviço ao cliente. Informe o endereço do "SMTP" (Ex.: smtp.dominio.com.br), o número da porta do "SMTP", o usuário (Endereço de e-mail), a senha do "SMTP" e a confirmação da senha. Em seguida clicar em Salvar.
2.2.1.4 Documento Fiscal
Nesta opção, é feita a configuração do documento fiscal, do MID-e, da forma de comunicação e de uma impressora do sistema operacional. Ao acessá-la será apresentada a seguinte tela:
Nesta tela selecionar o tipo de documento fiscal que será emitido na venda. Cabe ressaltar que serão exibidos somente os tipos de documentos liberados no módulo do cliente.
Informar o endereço onde está instalado o MID-e Client e os diretórios em que serão salvos o arquivo "XML" e "DANF-e.
Também deve ser informada a marca, modelo, porta que fará a comunicação e a velocidade da porta. Esta última informação pode ser coletada no Gerenciador de Dispositivos, clicando com o botão direito do mouse na porta, e selecionando a opção Propriedades. Na janela apresentada, clicar na guia Configurações de Porta. A informação da velocidade consta no campo Bits por segundo, como mostra a imagem abaixo:
Retomando a tela de configuração de Documento Fiscal, selecionar uma impressora do sistema operacional, para os casos de contingência.
Ao marcar a opção Enviar comando de corte (guilhotina) a cada fechamento de venda, será realizado o corte do cupom caso não esteja sendo feito pela impressora.
Após inserir as informações salvar as configurações.
Caso seja selecionado o tipo de documento fiscal ECF, as informações a serem inseridas serão conforme abaixo:
Informar a marca, modelo, a porta da impressora que fará a comunicação e clicar em Buscar Número de Série.
Inserir o número do índice totalizador não fiscal.
As formas de pagamento podem ser associadas manualmente. Para isso deve-se marcar a opção Associar manualmente as formas de pagamento do ECF e clicar em Carregar Formas de Pagamento. Informar a forma de pagamento do ECF e seu respectivo índice, no motivo de movimentação correspondente.
O painel Opções é composto por algumas opções, as quais permitem:
- Desativar o layout padrão do comprovante;
- Ativar o horário de verão;
- Cortar o cupom caso não esteja sendo feito pela impressora.
Após inserir as informações clicar em Salvar Configurações.
2.2.1.5 Impressora OS
Nesta opção é configurada a impressora que fará a impressão das ordens de serviço. Ao clicar em Impressora OS, será apresentada a seguinte tela:
Basta selecionar a impressora desejada e clicar em Salvar.
2.2.1.6 Sincronia
Ao acessar essa opção, será apresentada a seguinte tela:
Nesta tela deve ser informado o endereço de IP onde está instalado o Jet Oil, e a porta de comunicação, que deve ser a mesma informada no item 2.1.1. Em seguida clicar em Salvar.
2.2.2 Operações
Por meio do menu Operações, é possível cancelar a última venda, realizar sangria, suprimento e fechamento de caixa. Ao acessá-lo será apresentada a tela abaixo:
2.2.2.1 Cancelar a Última Venda
Ao acessar esta opção será possível cancelar a última venda efetuada. A tela apresentada será conforme abaixo:
Basta preencher o motivo do cancelamento da última venda e clicar em Confirmar.
2.2.2.1 Sangria
Na opção Sangria, é registrada a retirada de valores do caixa. Ao acessá-la caso o usuário não tenha permissão de acesso, será apresentada a tela conforme abaixo:
Neste caso, para acessar a sangria é necessário possuir usuário e senha master.
A permissão de acesso é feita no Módulo Gerencial, da Automação Ipiranga, menu Configurações > Usuários > Grupos de Usuários, como mostra a tela abaixo:
Nesta tela deve ser selecionado o Grupo de Usuários que se deseja dar permissão, e na guia Configurações, acessar o caminho Caixa > Movimentação de Caixas > Permite Sangria. Selecionar Sim e salvar.
Caso o usuário tenha permissão de acesso, ao acessar a sangria, será apresentada a seguinte tela:
Informar o valor da retirada e uma observação que achar necessário. Em seguida clicar em Confirmar.
2.2.2.2 Suprimento
Na opção Suprimento, é registrada a entrada de valores no caixa. Ao acessá-la caso o usuário não tenha permissão de acesso, será apresentada a tela conforme abaixo:
Neste caso, para acessar o suprimento é necessário possuir usuário e senha master.
A permissão de acesso é feita no Módulo Gerencial, da Automação Ipiranga, menu Configurações > Usuários > Grupos de Usuários, como mostra a tela abaixo:
Nesta tela deve ser selecionado o Grupo de Usuários que se deseja dar permissão, e na guia Configurações, acessar o caminho Caixa > Movimentação de Caixas > Permite Suprimento. Selecionar Sim e salvar.
Caso o usuário tenha permissão de acesso, ao acessar a sangria, será apresentada a seguinte tela:
Informar o valor da entrada e uma observação que achar necessário. Em seguida clicar em Confirmar.
2.2.2.3 Fechamento de Turno
Por meio desta opção é feito o fechamento do turno. Ao acessá-la será apresentada a tela abaixo:
Informar o valor final de troco no caixa e clicar em Confirmar.
2.2.3 Vendas
Ao acessar o menu Vendas, será apresentada a tela abaixo:
Nesta tela serão exibidos todos os documentos fiscais referentes às vendas realizadas no Jet Oil.
Caso seja necessário efetuar o cancelamento de um documento fiscal, clicar Cancelar Nota, e será apresentada a seguinte tela:
Informar o motivo de cancelamento do documento fiscal e clicar em Confirmar.
Ainda na tela de Vendas, caso seja necessário emitir uma Nota Fiscal referenciada, selecionar a NFC-e que deseja referenciar na nota, e clicar no botão Emitir NF-e.
Importante
Cabe ressaltar que não é possível efetuar o cancelamento de documento fiscal impresso em ECF nesta tela.
2.2.4 Consulta de Produto
Por meio deste menu é possível realizar a consulta de produtos, contendo as principais informações. Ao acessá-lo, será apresentada a seguinte tela:
No campo Produto, informar o código ou código de barras do produto que deseja consultar e pressionar a tecla Enter.
2.2.5 Atendimentos Anteriores
Por meio deste menu, é possível consultar os atendimentos realizados, e também realizar a impressão da ordens de serviços. Ao acessá-lo será apresentada uma tela conforme abaixo:
Os atendimentos que estiverem destacados com a cor azul indicam que já estão finalizados, os que tiverem em vermelho estão cancelados e os verdes em andamento.
Pode ser feito um filtro pela placa do veículo ou por um período de tempo, informando data inicial e final.
2.2.6 Sair do Sistema
Para sair do Jet Oil deve-se clicar nesta opção de menu. A seguinte tela será apresentada:
3 Funcionalidades
No Jet Oil é possível realizar a venda de produtos Jet Oil, por meio do Bazar Jet Oil, e também a troca de óleo de um veículo, por meio do Novo Atendimento Checkup 15 Itens. O detalhamento dessas funções pode ser visto nos próximos capítulos.
3.1 Venda Bazar
Para realizar a venda de um produto Jet Oil, na tela inicial clicar no botão Ir para o Bazar, será apresentada a seguinte tela:
À direita da tela são apresentados os produtos separados por categorias. Ao escolher uma categoria, serão exibidos os produtos que a compõem, conforme abaixo:
O campo permite digitar o produto desejado ou usar o leitor de código de barras para adicionar o produto às compras. Para isso, digite o produto no campo mencionado ou clique no campo para selecioná-lo e proceda a leitura do código de barras do produto desejado.
Em seguida basta escolher o produto e a quantidade desejada, e clicar no botão Adicionar às Compras. O produto será adicionado ao carrinho de compras, localizado no campo superior direito da tela, o qual poderá ser acessado para conferir os produtos já adicionados, como mostram as imagens abaixo:
Caso seja necessário excluir um item, deve-se clicar no botão , ou clicar em Cancelar Atendimento para que toda a compra seja cancelada, sendo obrigatório informar o motivo de cancelamento do atendimento, conforme imagem abaixo:
Para seguir com a venda de produtos, na tela exibida anteriormente, deve-se clicar em Efetuar Pagamento, e será apresentada a seguinte tela:
Nesta tela é possível informar um CNPJ ou CPF para o comprovante fiscal, clicando em Inserir CNPJ/CPF na Compra. Basta preencher os campos, apresentados na imagem abaixo, e clicar em Inserir Dados.
Caso o consumidor possua alguma política comercial cadastrada, no Módulo Automação Ipiranga > Cadastros > Clientes > Guia Política Comercial, como por exemplo obrigatoriedade no preenchimento da placa ou motorista, para prosseguir com a venda essas informações deverão ser obrigatoriamente preenchidas nesta tela.
No campo Documento Fiscal é exibido automaticamente o tipo de documento fiscal utilizado pelo cliente. Caso seja necessário emitir uma Nota Fiscal Referenciada, basta marcar o campo Nota Fiscal, localizado ao lado do botão Cancelar. Desta forma, será emitida a Nota Fiscal Eletrônica, onde o número do documento fiscal estará referenciado.
Também é possível selecionar a opção Nota Fiscal. Neste caso será emitida somente a Nota Fiscal Eletrônica de venda.
A pesquisa do campo Identificação pode ser feita pelo nome, CPF ou código de cliente cadastrado no Automação Ipiranga.
Ainda na tela de itens, caso o cliente possua regra de preço com forma de pagamento cadastrada, para que esta seja aplicada, deve-se clicar em Inserir Forma de Pagamento e selecionar a forma de pagamento correspondente.
Para prosseguir com o pagamento, clicar em Efetuar Pagamento. A tela apresentada será conforme abaixo:
É possível conceder desconto no momento do pagamento, clicando em Inserir Descontos. Será apresentada uma tela para informar usuário e senha e em seguida clicar em Confirmar, como mostra a imagem abaixo:
Cabe ressaltar que também é possível definir um valor máximo de descontos por meio do campo Percentual máximo de desconto acessado no módulo Automação Ipiranga > Configurações > Parâmetros > Caixas Ponto de Venda, já visto no item 2.1.2.
Para finalizar a venda, basta escolher a forma de pagamento e clicar em Finalizar Venda. O sistema apresentará uma tela para o acúmulo de Km de Vantagens, conforme abaixo:
Basta digitar o CPF do cliente e clicar em Confirmar.
Caso seja selecionada alguma forma de pagamento em cartão, antes da tela de acúmulo de Km de Vantagens será apresentada a seguinte tela para escolha do tipo de transação:
Após a confirmação do CPF no acúmulo de Km de Vantagens, o sistema fará a finalização da venda, questionando se deseja imprimir o documento auxiliar de venda.
Clicando Sim, será impresso o documento fiscal e concluída a venda.
Para voltar à tela inicial, basta clicar em Novo Atendimento.
3.2 Troca de Óleo com Checkup de Itens
Para iniciar um atendimento de troca de óleo, basta inserir na tela inicial a placa do veículo e clicar em Começar.
Será apresentada uma tela para preenchimento das informações do Fabricante, Ano de Fabricação/Modelo, Modelo do veículo, Versão, Quilometragem Atual e Tipo de Veículo.
Caso a placa inserida já tenha sido informada em um atendimento anterior, os dados do veículo serão carregados na tela, sendo necessário informar apenas quilometragem atual e o tipo de veículo. Também será exibido o histórico da última troca de óleo, na guia Última Troca, conforme imagem abaixo:
Na guia Estoque desta Franquia, serão apresentados as categorias de produtos que possuem estoque e que estão fora de estoque, baseado no manual técnico disposto pela Ipiranga, como mostra a imagem abaixo:
Para dar andamento no atendimento, clicar em Continuar. Será apresentada uma tela para preenchimento dos dados do condutor do veículo.
Assim como acontece com os dados do veículo, os dados do condutor também ficam salvos. Num próximo atendimento, ao inserir um CPF já informado anteriormente, serão apresentados os dados do condutor. Para dar sequência ao atendimento, clicar em Continuar. Será apresentada a seguinte tela:
Nesta tela é feito o checkup de 15 itens do veículo, o qual poderá ser acompanhado por meio da barra localizada à esquerda da tela. A cada item acessado, serão apresentados os produtos recomendados pelo manual técnico da Ipiranga, conforme o modelo do carro informado no início do atendimento.
Caso seja necessário realizar a manutenção de um item, por exemplo o óleo de motor, basta selecionar o produto, a quantidade desejada, e clicar em Adicionar às Compras. Em seguida clicar no botão Item Realizado, para indicar que já foi feita a conferência. Se por ventura houver algum problema com um item e não for feita a sua conferência, deve-se clicar no botão Não Realizado, e selecionar o problema na tela que será apresentada, conforme abaixo:
Cada item terá uma lista de problemas para seleção, sendo esta definida pela Ipiranga, não sendo possível alterar. Por exemplo no caso do óleo de motor, as opção serão as seguintes:
Os itens que por ventura não possuem produtos recomendados pelo manual técnico da Ipiranga, ao clicar em Não Realizado, será apresentada uma tela conforme abaixo:
Selecionar dentre as opções Não se aplica ao veículo ou Somente na Concessionária, e Confirmar.
Após a conferência dos 15 itens a tela apresentada será conforme abaixo:
Todos os itens conferidos, ou seja, que tiverem como Item Realizado, serão apresentados com a cor verde. Já os Não Realizados, serão apresentados com a cor vermelha. Cabe ressaltar, que caso seja necessário deixar alguma observação em um dos itens, basta clicar em Inserir observação neste item do atendimento. Será exibida a seguinte tela:
Basta inserir a observação e clicar em Confirmar.
Após a última conferência, será apresentada uma tela contendo os itens adicionados ao carrinho de compras, conforme imagem abaixo:
Nesta tela é possível informar um CNPJ ou CPF para o comprovante fiscal, clicando em Inserir CNPJ/CPF na Compra. Basta preencher os campos, apresentados na imagem abaixo, e clicar em Inserir Dados.
No campo Documento Fiscal é exibido automaticamente o tipo de documento fiscal utilizado pelo cliente. Caso seja necessário emitir uma Nota Fiscal Referenciada, basta marcar o campo Nota Fiscal, localizado ao lado do botão Cancelar. Desta forma, será emitida a Nota Fiscal Eletrônica, onde o número do documento fiscal estará referenciado.
Também é possível selecionar a opção Nota Fiscal. Neste caso será emitida somente a Nota Fiscal Eletrônica venda.
A pesquisa do campo Identificação pode ser feita pelo nome, CPF ou código de cliente cadastrado no AutoSystem.
Os campos Placa, Veículo/Máquina e Quilometragem são preenchidos automaticamente conforme informações inseridas no início do atendimento.
Também é possível deixar uma observação sobre o atendimento, clicando em Inserir observação neste atendimento. Será exibida a seguinte tela:
Basta inserir a observação desejada e clicar em Confirmar.
Ainda na tela de itens, caso o consumidor possua regra de preço com forma de pagamento cadastrada, para que esta seja aplicada, deve-se clicar em Inserir Forma de Pagamento e selecionar a forma de pagamento correspondente.
Para prosseguir com o pagamento, clicar em Efetuar Pagamento. A tela apresentada será conforme abaixo:
Caso o consumidor tenha alguma regra de preço cadastrada, como por exemplo desconto, no campo Total de Desconto será apresentado o valor conforme o cadastro. Se a regra de preço for configurada para diferenciar o valor de venda, este será aplicado no campo Total da Compra e Preço por Unidade.
Cabe ressaltar que também é possível definir um valor máximo de descontos por meio do campo Percentual máximo de desconto acessado no módulo Automação Ipiranga > Configurações > Parâmetros > Caixas Ponto de Venda, já visto no item 2.1.2.
Nesta tela, basta selecionar a forma de pagamento e clicar em Finalizar Venda. Será exibida a tela de acúmulo de Km de Vantagens, conforme abaixo:
Informar o CPF em que será feito o acúmulo de quilômetros de vantagens, e clicar em Confirmar.
Caso seja selecionada alguma forma de pagamento em cartão, antes da tela de acúmulo de Km de Vantagens será apresentada uma tela para escolha do tipo de transação.
Após a confirmação do CPF no acúmulo de Km de Vantagens, o sistema fará a finalização da venda e a impressão do comprovante fiscal.
Após a finalização do atendimento, caso queira retornar à tela inicial clicar em Iniciar Novo Atendimento.