Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

Versão 1 Próxima »

 Controle SNGPC - PSI105


      Este programa permite que o usuário faça interação com o movimento de todos os produtos controlados da farmácia - SNGPC (Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados). Toda a movimentação feita por este programa só tem validade e interferência no controle dos medicamentos controlados e não afetará outras partes do sistema.

Exemplo: se alterar algum lote neste programa o mesmo não será alterado no cadastro de produtos ou no saldo por lote do estoque, somente no balanço enviado para a ANVISA.


Acesso Rápido

Localização: SNGPC > Lançamentos

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F2 - Consultas

F5 - Produtos

F6 - Liberar Lançamentos

F8 - Seleciona

F12 - Transf. Saldo

 

ALT+P - Procurar

ALT+F - Fechar

 

<ENTER> Visualiza lançamentos


1. Botões (acesso rápido)

  • Novo (ALT+N): através deste botão permitirá acessar a tela de lançamentos das movimentações dos medicamentos controlados.
  • Importar (ALT+M): permite a importação de movimentações do SNGPC de programas externos, utilizado por farmácias de manipulados.
  • Exportar (ALT+X): esta função possibilita efetuar a exportação e também gerar arquivos com as movimentações e inventários necessários ao SNGPC.
    • Quando gerar movimentação e apresentar divergências um relatório deve ser impresso com as divergências ocorridas durante a geração da movimentação. As divergências que podem ocorrer são:
      • Divergência 1: Lançamento Pendente - Validar os laçamentos que estão pendentes e ajustar para a exportação ser realizada.
      • Divergência 2: Falta idenficação da substância ou tipo no SNGPC - Adicionar substância no produto.
      • Divergência 3: Registro MS Inválido/Inexistente - Verificar o registo MS do produto.
      • Divergência 4: Falta Tipo/Cor da receita - Adicionar Tipo/Cor na receita do produto.
      • Divergência 5: Nota Rejeitada, Denegada ou A Transmitir - Acessar gerencias de NFC-e e validar se tem notas com  essas situações .
      • Divergência 6: CNPJ fornecedor Invalido/Inexistente - Validar CNPJ do fornecedor da mercadoria.
      • Divergência 7: Data de Movimento de terceiro fora do intervalo informado.
      • Divergência 8: Movimentado com lote "AABBCC" - Venda ou entrada foi feita com lote padrão.
      • Divergência 9: Falta informação no lançamento - Validar no lançamento o que está faltando e tentar gerar movimentação novamente.
        • OBS: Quando ocorrer apenas divergência 5 o relatório poderá ser exportado. Porém o sistema apresentará uma mensagem questionando o usuário a respeito disso, se o usuario prosseguir será exportada a movimentação se ele não prosseguir vai ser apresentado relatório com as divergências.
    • Quando inventario divergênte, apresenta relatório com os produtos divergentes, mostrando qual a divergência ocorrida para cada produto e não será exportado. Elas são:
      • Divergência 1: Falta identificação da substância ou tipo no SNGPC - Validar se foi informado substância ou tipo de produto no cadastro do produto. 
      • Divergência 2: Registro MS invalido/inexistente - Validar essa situação no Cadastro de produtos, guia Demanda contém o Registo MS do produto, e para cada lote é informado um Registro diferente.
      • Divergência 3: Pode ser que todos os lotes estejam cadastrados, porém nem sempre a quantidade vai estar correta. A divergência é relacionada a diferença entre o total do produto com o total dos lotes. 
      • Divergência 4: Cadastro com lote "AABBCC" - No Cadastro do produto deve ser alterado o lote descrito como "AABBCC", pois esse lote é o padrão cadastrado pelo softpharma.
  • Saldo Anterior (ALT+A):

      Este programa é utilizado para que o usuário possa alterar o saldo anterior dos medicamentos controlados. Essa opção é somente para inserir o inventário inicial no SoftPharma e este também deve ser informado no site do SNGPC, não havendo a possibilidade de informar automaticamente. Lembramos ainda que essa informação deve ser idêntica, ou seja, a informação do sistema deve ser a mesma que tem no site do SNGPC e tanto no sistema quanto no site o lançamento do inventário deve ser feito manualmente.

      Segue uma tabela para ilustrar quando será permitido efetuar acerto de saldo: 

2. Filtros

  • Sinal: Selecione o tipo de lançamento que deseja listar: Entradas, Saídas, Perdas, Transferências ou Geral para fazer a consulta independente do tipo de lançamento.
  • Intervalo de Movimentação: selecione um período que deseja para consultar os lançamentos realizados.
  • Farmacêutico (a): através deste campo é possível pesquisar e selecionar o farmacêutico cadastrado, ou utilizando do filtro avançado (mais), que amplia as forma de combinações de pesquisa.
  • Situação: poderá consultar pelo status da movimentação sendo: liberado, suprimido, pendente, enviado e geral (todos).
    • Pendente: o lançamento ainda está pendente de conferência pelo farmacêutico, para que esse procedimento ocorra a opção "Exigir conferência de lançamentos" deverá estar devidamente marcada em Parâmetros >Parâmetros > SNGPC;
    • Liberado: o lançamento já foi conferido e está liberado para ser enviado para o SNGPC ou para ser gerado em livros/balanços;
    • Enviado: o lançamento já foi enviado para o SNGPC (via '.xml' ou WebService');
    • Suprimido: indica que o lançamento teve suas notas de entrada ou saída canceladas, ficando o lançamento 'suprimido'.
    • Geral: traz todos os lançamentos, ou seja, independente do status
  • Filtro adicional por: e também possibilita ampliar a pesquisa por: produto, tipo de produto, substância, número da nota, lote, prescritor, Registro MS e inconsistência. E para cada uma dessas opções habilitará novos campos para que seja possível efetuar as seleções. Por exemplo: Prescritor: conselho, CR/UF e Nome.

3. Tabela de Informações

      Após o processamento dos filtros selecionados, as informações serão listadas apresentando as seguintes informações: data de movimento, produto, laboratório, razão social (fornecedor), paciente e/ou comprador, quantidade, sinal (entrada, saída e etc.), situação (liberado, pendente e etc.), sequencia, sub-sequencia, nota fiscal, código produto, número do lote, vencimento do lote, data receita, número da receita, Conselho Regional - Nome do Profissional, Farmacêutico, Data de envio, Vendedor.

      Para visualizar essas informações de uma forma mais clara, basta selecionar o lançamento desejado e pressionar "<ENTER> - Visualizar o Lançamento", que por sua vez abrirá a tela de "Lançamentos", através da tela de lançamentos será possível conferir as movimentações sem a necessidade de retornar para a tela principal a cada lançamento.

4. Informações Complementares

      Essa funcionalidade permite ao usuário visualizar, de forma rápida, algumas informações adicionais do lançamento, tais como: Registro MS, Lote do Produto, Prescritor, Vendedor, Número da nota, Sequencia e Subsequencia. Para obter essa visualização deverá selecionar o o lançamento desejado.

5. Atalhos de Acesso rápido

  • F2 - Consulta: utilizado em consultas e seleção dos dados cadastrais de produtos, colaboradores, farmacêuticos e etc.
  • F5 - Produtos: acesso ao programa Cadastro de Produtos.
  • F6 - Liberar Lançamentos: o sistema permite que o usuário lance os produtos com o status "pendente", pois pode ser liberado para que um usuário faça o lançamento, e a conferência final seja efetuada pelo Farmacêutico, e após encerrada essa conferência para liberação o usuário deverá selecionar os produtos a liberar e pressionar F6, onde solicitará o código do Farmacêutico responsável e a senha/biometria de liberação.
    • Quando o sistema estiver parametrizado para trabalhar com conferência de lançamentos do SNGPC, e o usuário estornar uma movimentação que estiver com o status enviada, o SoftPharma questionará se deseja manter os lançamentos como "Liberados" (conferidos) ou "Pendentes".
  • F8 - Selecionar itens: utilizado para marcar ou desmarcar todos os lançamentos na tabela de informações.
  • <Enter> - Visualizar Lançamentos: através desta funcionalidade é possível visualizar as movimentações através da tela "Lançamentos" e também editar conforme a necessidade, para maiores informações clique aqui.
  • F12 - Transferência de Saldo: disponível somente quando estiver logado com usuário e senha Softpharma, e é utilizada para transferir o saldo atual em estoque, para o saldo anterior do trimestre no balanço de psicotrópicos. e também para lançar o saldo inicial dos produtos antimicrobianos que devem ser controlados conforme a RDC 44/2010. Quando no programa "Parâmetros" (Parâmetros) na guia SNPGC estiver parametrizado que o sistema gerenciará o balanço completo por "Lista (Classificação", neste programa estará disponível o campo "Lista" que permitirá o usuário selecionar qual lista deseja transferir o saldo.

ATENÇÃO: caso este programa seja executado, não é possível voltar ao valor antigo do balanço. Esta opção deverá ser utilizada apenas ao iniciar o uso do controle de psicotrópicos no sistema.

6. COVISA - São Paulo/SP

      Afins de atender a legislação da COVISA (Coordenação de Vigilância Sanitária) de São Paulo/SP. Ressaltamos que essas alterações somente estarão disponíveis quando a Cidade/UF da filial for igual a São Paulo/SP:

  • Quando realizada a transferência de data (botão 'Transferir'), será automaticamente gravada uma observação para o referido lançamento como: 'Lançamento de (o tipo da operação) ref. Nota (o número da nota) transferido de: (data anterior) para: (data alterada). Caso a data não seja alterada, e seja alterada somente a sequencia ou subsequencia, então a observação não será gerada. Mesmo havendo várias transferências, para cada uma deverá ser registrada uma observação.
  • O módulo SNGPC alertará ao farmacêutico quanto ao prazo de escrituração e possibilitará a digitação de justificativa, caso ultrapassado 07 (sete) dias de existência de registro no módulo.
    • Se verificado que existem lançamentos na situação pendente há mais de 04 (quatro) dias, será exibida a mensagem: "Existem registros pendentes para conferência e liberação". Conforme Art. 64 da RDC 344/98 a escrituração deve ser realizada semanalmente, essa transação haverá geração de logs.
    • Se verificado que existem lançamentos a mais de 07 (sete) dias, ao realizar a liberação será solicitado o lançamento obrigatório de uma justificativa e será gerado log.



CONFIGURAÇÕES POR USUÁRIO

      O usuário do sistema na cidade de São Paulo poderá configurar o acesso conforme determinado pela COVISA (São Paulo/SP), para isso o SoftPharma permite uma série de configurações específicas por usuário para cada programa. Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o Cadastro de Usuários informando o usuário que deseja configurar. Feito isso, selecione o programa "Controle SNGPC - PSI105" e clique em "Outras Opções". Efetue as configurações conforme a necessidade, de acordo com as opções listadas abaixo:

Tabulações

  • Desmarque a tabulação 1 para que o usuário não tenha acesso a importar (botão Importar) um arquivo de terceiros.
  • Desmarque a tabulação 2 para que o usuário não tenha acesso a exportar/gerar (botão Exportar) um arquivo XML.
  • Desmarque a tabulação 4 para que o usuário não possa transferir (botão F8 na tela de informações do lançamento) uma movimentação.
  • Desmarque a tabulação 5 para que o usuário não possa realizar transferências de saldos (botão F12).
    •  Observamos que, o botão "F12-Transf. Saldo" somente estará ativo para o usuário Softpharma.
  • Desmarque a tabulação 6 para que o usuário não possa transferir saldo (botão Sld. Anterior).
  • Desmarque a tabulação 8 para que o usuário não libere lançamentos (botão F6).

Demais opções

  • Desmarque Incluir para que o botão Novo seja desabilitado;
  • Desmarque Alterar para que o o botão Alterar fique desabilitado;
  • Desmarque Excluir para que o botão Suprimir fique desabilitado.




  • Sem rótulos