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ENCOMENDAS E FALTEIRO - IMP155


      Este programa é utilizado para encomendar medicamentos faltantes na farmácia, e também para gerenciar e lançar os produtos em falta. Todos os itens lançados como encomenda serão enviados para o pedido de compra automaticamente para que seja feito o seu pedido com o fornecedor.

 

Acesso Rápido

Localização: Compras > Encomendas

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F2 - Consulta por nome / Consulta de produtos / Consulta de clientes

Atalhos Encomendas

F3 - Novo

F4 - Gravar encomenda

F5 - Solicitações de transferência

F6 – Pedido de Compra

ALT + G - Gravar encomenda

ALT + O - Baixa de Encomendas

ALT + F - Fechar tela de encomendas

 

Atalhos Falteiros

F3 - Novo

F4 - Gravar pedido de falta

F5 - Verificar solicitações de transferência

F6 – Estoque nas filiais

F7 – Aguardando entrega

ALT + G - Gravar pedido de faltas

ALT + O - Baixa de faltas

ALT + F - Fechar tela de faltas

 

Crtl + A – Avança tabulação


      Toda encomenda lançada para o cliente será enviada para o pedido de compras para que o item seja pedido para o fornecedor no dia seguinte. Cada encomenda só aceita 1 (um) item por cliente para que seja melhor gerenciada no pedido de compras do fornecedor, podendo o usuário lançar várias encomendas para cada cliente. No dia da entrega da mercadoria deverá baixar todas as encomendas pendentes para o mesmo.

1. Encomendas

  • Código de Barra: Selecione o produto que deseja encomendar.
  • Descrição/apresentação/laboratório: Informa a descrição, apresentação e laboratório do produto.
  • Quantidade: Informe a quantidade a ser pedida.

ATENÇÃO! Quando inserir determinado produto como encomenda o valor inserido neste campo será lançado exatamente como "Quantidade" e não como "Unidade  no pedido de compra.

    • Ex.: O produtoMedicantesté comprado por CAIXA em cada caixa há 100 (cem) UNIDADES que são vendidas separadamente (fracionados).    
      • No caso de 05 (cinco) clientes solicitaram 01 (uma) unidade: Se informar 05 (cinco) no campo "Quantidade", no pedido de compra será lançado 05 quantidades (caixa), totalizando 500 unidades.
  • Cliente: Informe a matrícula do cliente no convênio em que a encomenda será realizada ou busque-o através do atalho F2-Consultar. Desta forma, será possível gerenciar a entrega do produto.
  • Previsão de chegada: Informe a data provável de chegada da mercadoria, o preenchimento deste campo é obrigatório.
  • Colaborador e Senha: Informe o vendedor que está fazendo a encomenda e também sua senha/biometria. Essa senha é cadastrada no Cadastro de vendedores, e é solicitada neste programa para evitar que seja feita uma encomenda em nome de outro vendedor a fim de prejudicá-lo.
  • Observação: Neste campo pode ser informada alguma observação que será útil no momento de gerenciar a entrega da mercadoria. Este campo também é impresso no relatório de encomendas.

      Quando for inserido um código de barras de um produto inativo, será automaticamente exibida uma mensagem informando que o código informado está inativo e por isso não será permitido finalizar o processo. 

2. Falteiro

  • Código de barra: informe o códigos de barras ou pesquise pelo produto que deseja adicionar como falta.
  • Descrição/apresentação/laboratório: apresenta a descrição do produto vinculado ao códigos de barras informado no campo anterior.
  • Quantidade perdida: Informe a quantidade de produtos que deixou de vender por motivo de falta na farmácia.
  • Motivo: são apresentados quatro motivos de solicitação de faltas, porém as mesmas por padrão estão inativas. Para liberar seus status para ativos e também incluir novos motivos conforme a necessidade deverá acessar a tela "Opções" (botão opções) e pressionar a tecla de atalho "F7 Motivos)
    • Falta crônica: identifica que o item do lançamento do falteiro estiver sinalizado como "Falta crônica" no cadastro de produtos, refere-se aquele produto ou substância que por algum motivo está em falta no mercado (laboratórios/distribuidores).
    • Ruptura de estoque: utilizado para os produtos que a demanda é maior que zero e não há estoque do item, ou seja, pertence ao mix de produtos da loja, mas não possuí itens disponíveis para venda.
    • Estoque negativo: como o próprio nome diz, é quando o produto está em falta e com o estoque negativo na farmácia.
    • Demanda zerada: e este motivo é utilizado para os produtos que possuem a demanda zerada, ou seja, os itens sem giro de vendas.
  • Observação: neste campo é possível inserir maiores informações sobre a necessidade do produto.
  • Colaborador e Senha: Informe o vendedor que está fazendo o lançamento e também sua senha/biometria.
  • É permitido lançar falteiro para produtos inativos, pois, no caso de falteiros, trata-se exatamente de produtos que a loja não possui. Já no caso de encomendas, trata-se de produtos que a loja não tem mas trabalha com esses itens.

Importante! Os pedidos de faltas serão encaminhados para pré-pedido de compra padrão, realizado através do atalho F4 - Pedidos de compra da tela de Lançamentos de Falteiros.

Observações:

      Quando os motivos acima estiverem ativos, automaticamente o sistema verificará se o produto do lançamento enquadra-se em algum desses motivos, se SIM, o motivo respectivo será selecionado, segue abaixo algumas observações:

    • Uma vez indicado um motivo automático esse não poderá ser alterado pelo usuário;
    • Quando o lançamento não se enquadrar em nenhum dos motivos padrões, deve-se selecionar manualmente o motivo que atenderá sua necessidade.
    • Para as farmácias que não queiram trabalhar com um ou vários motivos padrões poderá inativa-los, essa funcionalidade explanaremos no próximo item.



CONFIGURAÇÕES POR USUÁRIO

      O sistema permite uma série de configurações específicas por usuário para cada programa. Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o Cadastro de Usuários informando o usuário que deseja configurar. Feito isso, selecione o programa "Encomendas - IMP155" e clique em "Outras Opções". Efetue as configurações conforme a necessidade, de acordo com as opções listadas abaixo:

Guias

  • Desmarque a guia 1 para que o usuário não tenha acesso a lançar encomendas, somente baixá-las.
  • Desmarque a guia 2 para que o sistema exija que seja informado o vendedor e sua senha para baixar a encomenda para o cliente.
  • Desmarque a guia 2 para que o usuário possa visualizar  a quantidade de estoque da filial através da tela "Opções" do Falteiro.
  • Desmarque a guia 6 para que o usuário acesse o atalho "F7 – Aguardando entrega" da tela "Falteiro".
  • Marque a guia 07 para que o usuário acesse ao atalho "F7 – Motivos" através da tela "Opções" do Falteiro.

Tabulação

  • Tabulação 1: na atualização do sistema somente para aqueles usuários que tiverem liberado o programa 'IMP155' esta tabulação será marcada automaticamente. Para o usuário que não tiver acesso ao programa, nada deverá ser alterado na tabulação.
  • Tabulação 2: quando marcada, o usuário terá acesso ao botão 'Opções' na aba 'Encomendas'.
  • Tabulação 3: somente quando marcada o usuário terá acesso à aba 'Falteiro'.
  • Tabulação 4: quando marcada o usuário terá acesso ao botão 'Opções' na aba 'Falteiro'.
  • Então, quando o usuário tiver as tabulações 1 e 3 desmarcadas, o programa não será aberto e será exibida uma mensagem informando que o usuário não tem acesso para realizar o lançamento de Encomendas e Falteiro.
  • Quando a Tabulação 05 estiver marcada o usuário terá acesso ao botão "Imprimir" das opções do Falteiro.
  • Quando a Tabulação 10 estiver marcada o usuário terá acesso ao atalho "F11 - Analise do Falteiro" através da tela "Opções" do falteiro.





  • Sem rótulos