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Programa que gera um arquivo texto padrão FEBRABAN para débito automático em conta corrente do cliente. Está opção é usada para clientes "particulares" da farmácia para enviar suas contas em débito conforme contrato com o banco.

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Débito automático

Nesta tela, é necessário que o usuário selecione a opção mestre, sendo elas: títulos para débito automático (permitirá que a dedução do valor do título seja compensada diretamente na conta corrente do cliente) ou gerar boletos sem registro (permite ao usuário gerar e imprimir o boleto de cobrança, como o boleto é sem registro a baixa do mesmo no banco será manual). Na sequência selecione o banco desejado e a opção conforme selecionada a opção mestre.

Quando selecionado a opção "títulos para débito automático":

GERAR ARQUIVO PARA O BANCO

Seleciona os títulos ativos e sem pagamento parcial dos clientes optantes para serem exportados para o banco. Uma vez que um título foi exportado para débito automático, o mesmo não poderá ser pago. Caso seja o título seja estornado ou a nota seja cancelada, o título deve ser novamente exportado para que a indicação de cancelamento seja enviada para o banco, evitando que o débito ocorra na conta do cliente. A exportação de títulos exige que a data inicial de vencimento seja maior que a data atual mais 3 dias, de acordo com exigência do próprio banco, ou seja, se hoje é 04/08, somente poderão ser exportados títulos com vencimento a partir de 07/08. Para este cálculo, não são considerados 3 dias úteis, mas 3 dias corridos. Ao final é emitido um relatório informando quais títulos foram incluídos no arquivo de remessa e o total a ser debitado e cancelado. 

É necessário informar o intervalo de filiais, filtrar por: intervalo de convênio ou intervalo de cliente, na sequência informe o intervalo de data de vencimento e de tipo de documento, na opção de data baixa/vcto é permitido ao usuário selecionar se deseja pesquisar os títulos por Vcto Título ou por Data Fixa. O campo data vcto ficará habilitado para inserir a data quando selecionado "Data Fixa".  A opção de identificar cliente por número da matrícula estará disponível ao selecionar o banco "104 - Caixa", pois refere-se a uma exigência da Caixa Econômica Federal que para gerar o arquivo de remessa deverá conter o código do convênio, código do cliente e também a matrícula do cliente no convênio.

Selecione a opção enviar títulos com pagamento parcial quando desejar efetuar a baixa parcial, se o usuário desejar poderá gerar um relatório para fins de conferência, marcando o campo correspondente em tela, em seguida é necessário informar o C/C da Farmácia (numero da conta corrente), agência, operação cta, cód. convênio.

IMPORTAR ARQUIVO PARA O BANCO

Esta opção permite importar o retorno gerado pelo banco, onde o usuário deve selecionar o arquivo a ser importado. Para essa opção são solicitados as informações: baixar títulos em, onde o usuário poderá selecionar o tipo de conta podendo ser Caixa Financeiro ou Conta Bancária, quando selecionada a segunda opção solicitará informações referentes á conta corrente da farmácia, como: C/C da Farmácia (número da conta corrente), Agência, Operação Cta, Cód. Convênio.

A resposta do banco é interpretado pelo campo de código de retorno, que poderá ser:

  • 00 : processado com sucesso. Caso o título foi enviado para o banco para ser debitado, o mesmo é baixado (pago) e lançado o valor de recebimento no caixa diário. Caso o título foi enviado como cancelamento do débito automático, somente é interpretado como cancelado;
  • Outro : ocorreu algum problema com o título enviado, sendo que o significado do código é mostrado no relatório final. Caso o título foi enviado para o banco como débito, o título volta a ser ativo normalmente e poderá ser re-enviado para débito ou pago manualmente sem restrições. Caso o título foi enviado como cancelamento, o mesmo tem a situação alterada para ser enviado o cancelamento novamente;
  • Ao final da importação é emitido um relatório informando os títulos processados.
  • A tabela CARCDT4 armazena os títulos enviados para débito automático. A situação do envio é identificada pelo campo cdt_enviar_cancelamento, cuja interpretação é a seguinte:


Valor

Significado

0Enviar como DÉBITO
1Enviado como DÉBITO
2Enviar como CANCELAMENTO
3Enviado como CANCELAMENTO
4Título processado pelo banco (DEBITADO)
5Título cancelado pelo Banco (CANCELADO DÉB...)


Observação


Caso o registro do título não exista na tabela, implica que o mesmo pode ser enviado como DÉBITO e se comporta da mesma forma que o valor  ZERO (cdt_enviar_cancelamento = 0) .


VISUALIZAR CLIENTES OPTANTES

Emite uma listagem de clientes optantes ao débito automático referente ao banco selecionado. Para que um cliente se torne optante ao débito automático, a conta bancária deve ser cadastrada no cadastro de clientes, onde deverá ser informado o banco, agência, conta-corrente e no campo controle informar a operação da conta. Estas informações são fornecidas pelo próprio cliente, onde a integridade desta informação não é de responsabilidade da Softpharma, mas um acordo entre a farmácia, o banco e o cliente. A listagem dos clientes optantes deverá ser entregue (em formato eletrônico ou impresso) à agência bancária da conta compromisso para que os clientes possam ser cadastrados e possibilitar o débito automático.

Para essa opção é solicitado o intervalo de convênio, C/C da farmácia (número da conta corrente) , agência, operação cta, cód. convênio.

REMESSA

Abrirá a tela "Débito Automático: Remessas do Banco 00-XX", possibilitando a visualização, exportação e estorno de remessas geradas para débito automático. Em situação da remessa, selecione se deseja filtrar por remessas ativas ou remessas de cancelamentos, remessas processadas retornos e remessas cancelas pelo botão estornar.

Remessa marcada com bola amarela está apta para o Reenvio, as que estão marcadas que bola preta são as já processadas pelo banco ou canceladas, não será possível o reenvio. O botão exportar, exporta em arquivo texto os títulos da remessa selecionada para o banco, já no estornar, estorna todos os títulos da remessa selecionada.

O botão estornar é usado somente em casos em que a remessa foi gerada e já enviada para o banco e houve algum problema de divergência na remessa antes que a mesma gere o retorno. Após essa operação deve ser gerado a remessa novamente com as correções, por exemplo: títulos gerados com vencimento informado pelo usuário e o mesmo informou errado ao banco.


Importante


Ao cancelar uma remessa, uma nova será gerada com o sinal de cancelamento de débito para todos os títulos da remessa original, se na remessa original tinha algum título que já era de cancelamento, este será repetido na nova remessa, após o estorno da remessa os títulos podem ser filtrados novamente através de uma nova remessa pelo botão exportar ou seja, os mesmos são liberados para serem gerados novamente.

Ao clicar no botão Imprimir irá exibir um relatório com todos os títulos da remessa selecionada contendo dados básicos para sua identificação.

Quando selecionado a opção "gerar boletos sem registro":

Gerar boletos impressos

Selecionando essa opção, o usuário pode imprimir os boletos informando o intervalo de filiais, selecionar se deseja filtrar por: intervalo de convênio ou por intervalo de cliente.  Em sequência, informar o intervalo de data de vencimento para os títulos e de tipo de documento (cheque, cartão, etc) Na opção data baixa/vcto é permitido ao usuário selecionar se deseja pesquisar os títulos por vcto título ou por data fixa. O campo data vcto, ficará habilitado para inserir a data quando a opção for "Data Fixa",   

O usuário poderá enviar títulos com pagamento parcial, agrupar por cliente e vencimento (caso utilizada uma data fixa para o vencimento, será gerado somente um boleto por cliente, juntando os títulos) e somente gerar relatório para conferência, para isso, basta marcar seus respectivos campos informados em tela.

Em seguida, deverá ser informado qual código da carteira utilizado pelo banco para emissão de boletos sem registro, este código é específico para cada banco, para o Banco do Brasil por exemplo, utiliza-se a carteira "18", informe o C/C da farmácia (número da conta corrente), agência, operação cta e cód. convênio.

IMPORTA RETORNO DO BANCO

Possibilita abrir e processar o arquivo de retorno gerado pelo banco, baixando os títulos debitados em conta bancária ou caixa financeiro.

Selecione em baixar títulos em, o tipo de conta podendo ser "Caixa Financeiro ou "Conta Bancária", quando selecionada a segunda opção solicitará as informações referentes á conta corrente da farmácia, como: C/C da farmácia ( número da conta corrente), agência, operação cta, cód. convênio.

REMESSAS

Abrirá a tela "Débito Automático:Remessas do Banco 00-XX", possibilitando a visualização, exportação e estorno dos boletos. Nela estará disponível as opções de nosso número (informação sequencial gerado no boleto bancário, que irá identificar para posterior baixa), intervalo de geração, banco, situação (ativo, pago, geral).

O botão imprimir é usado para imprimir os boletos checados diretamente na impressora padrão do windows, é recomendável utilizar a impressora jato de tinta ou laser, com alta qualidade de impressão, devido ao código de barras do boleto. Pode-se utilizar também o gerador de PDF, desde que o mesmo esteja configurado como impressora padrão.

  • Quando um título está pendente em um boleto, o mesmo não pode ser pago nem estornado, pois existe um boleto bancário vinculado ao título.
  • Este botão faz com que o vínculo do boleto com os títulos seja desfeito, possibilitando o título ser pago, estornado ou gerar novamente o boleto.
  • Se o boleto estiver com a situação "PAGO", os pagamentos não serão estornados em hipótese alguma, devendo ser feito manualmente.
  • Antes de estornar um boleto, certifique-se de que o cliente ainda não o pagou, pois se o boleto retornar do banco com a situação "PAGO" não haverá mais títulos vinculados ao boleto e o mesmo não poderá ser baixado. Conseqüentemente, os títulos vinculados ao boleto continuarão em aberto.
  • Quando usar esta opção? Exemplo: foi impresso um boleto e o cliente decidiu pagá-lo no banco. Posteriormente, o cliente voltou ao estabelecimento e decidiu pagar diretamente no caixa, para obter um desconto especial. O boleto deve ser estornado e realizado o recebimento pelo CAR120 normalmente.
    • Remessa: Exporta em arquivo texto os boletos selecionados, gerando uma remessa para o banco. Esta opção deve ser usada somente quando o próprio estabelecimento não puder gerar os boletos, cabendo ao banco esta geração e distribuição dos mesmos. Para maiores informações, entrar em contato com sua agência bancária.

Detalhes do Boleto "F3": Esta opção exibe uma tela com os detalhes do boleto selecionado. Dentre estas informações complementares, estão os títulos vinculados ao boleto.

  • Remessa marcada com "bola amarela" = apta para Reenvio
  • Remessa marcada com "bola preta" = remessa já processada pelo banco ou cancelada, não será possível seu reenvio.


Importante


Para que boletos possam ser gerados para um determinado cliente, não é necessário cadastrá-lo como "optante", basta o mesmo possuir títulos aberto conforme filtro especificado.


Observação

  • Banco Real (356): para a geração do Cobrança sem Registro não é necessário informar o código do convênio. Para a geração do código de barras, utiliza-se apenas informações da Agência, conta corrente e carteira.
  • Banco do Brasil (001): o sistema aceita e gera os boletos para os convênios 6 e 7 dígitos (maior que 1.000.000).
  • Unibanco (409): no caso do Unibanco, a sequência dos arquivos de remessa é repassada pelo próprio banco. Para ajustar de acordo com a necessidade, deve-se acessar a opção "Configurações" e teclar F5 para alterar a sequência. Esta informação somente pode ser alterada por usuário com acesso supervisor.


 Como a farmácia deve proceder para usar o débito automático?

Para que a farmácia possa optar por débito automático em suas contas particulares, é necessário seguir alguns passos:

  • Negociar com o seu banco a opção de débito automático. Depois de negociado, a farmácia terá todas as informações necessárias para a geração do arquivo de contas a receber para débito em banco. 
  • Acessar o cadastro de clientes do Linx Softpharma e selecionar cliente a cliente que está optando por débito automático, e ir na guia "cartão" e informar no campo de débito automático as informações de banco, agência e conta corrente do cliente. 
  • Acessar o programa de débito automático e gerar o arquivo de remessa para o banco e entrar em contato com o mesmo para verificar se foi recebido o arquivo com sucesso.

Como utilizar o débito Automático para Convênios?

  • A exportação dos títulos do convênio somente deve ser feita a partir da tela de pagamento de convênios e não direto por este programa.
  • Na exportação da remessa para o banco, são utilizados os dados bancários que estão no cadastro do convênio e não dos clientes pertencentes ao convênio X.
  • Ao importar o arquivo de retorno, deve ser selecionado o local para baixa dos títulos, em conta bancária ou em caixa financeiro.
  • Caso o registro do banco retorne sem sucesso (saldo insuficiente, por exemplo), o arquivo de fechamento pode ser manipulado normalmente, ou seja, pode ser pago, estornado, etc. manualmente.
  • Ao baixar o fechamento do convênio através do retorno do banco, a comissão do vendedor que está vinculado ao convênio é lançada normalmente no relatório de comissões.
  • O filtro "Por convênio" deste programa é somente para filtrar os clientes de um intervalo de convênios específico e não para gerar débito automático para o convênio, portanto, para gerar débito automático para convênio, lembre-se, este processo deve ser feito somente pela tela de pagamento de convênios.
  • A opção mestre "Gerar boletos sem registro" do programa Débito automático, quando acessado pelo Pagamento de Convênio, permite a geração somente para os bancos que estiverem disponíveis para seleção.
  • Sem rótulos