Ao clicar no menu Usuário > Cadastro, será aberta uma nova janela para realizar o cadastro do usuário.
Essa tela é composta por vários itens conforme apresentado na imagem acima das quais conheceremos a partir de agora. Do “Item 1 ao 7”, são os botões de ação da janela. Os Itens “8, 9 e 10”, serão referentes aos campos de preenchimento.

 

  • Item 1: Esse é o botão “Novo” que permite que você inicie o cadastro de um novo usuário no sistema. Esta opção somente está liberada para usuários com o perfil Gestor;
  • Item 2: Clique sobre o botão “Salvar” para gravar as informações cadastradas na janela do novo usuário. Se o nome de usuário informado já estiver cadastro no sistema, será exibido a seguinte mensagem no rodapé da tela “Já existe um usuário com este login”, e não permitirá gravar o registro;
  • Item 3: Através do botão “Consultar” será possível realizar uma busca pelo nome do usuário cadastrado facilitando assim sua localização. Quando clicado será aberta uma nova janela conforme imagem abaixo:

 

Após aberta, basta digitar o nome do usuário desejado (não precisa ser completo, apenas parte como no exemplo) e em seguida clicar no botão “Consultar”. Logo abaixo será listado o(s) nome(s) com base na informação digitada. Dê duplo clique rápido sobre o do usuário ou clique uma vez para selecioná-lo e depois pressionar ENTER no teclado. Retornará a janela principal com as informações do usuário;

  • Item 4: Esse botão “Excluir” somente estará ativo quando um registro de usuário estiver habilitado na janela. Dessa forma, bastando clicar sobre o mesmo para realizar a “Exclusão” do registro no sistema. Na sequência será exibida a seguinte mensagem “Deseja realmente excluir este usuário?”.

 

Bastando apenas clicar sobre a opção desejada. Esta ação somente poderá ser executada pelo usuário com o Perfil do Gestor;

  • Item 5: Esse é o “Duplicar” e deve ser utilizado quando for necessário realizar a duplicação do registro carregado. Esta opção tem o objetivo de duplicar todas as funções do usuário primário. Normalmente se utiliza esse recurso para facilitar o processo de cadastro de um novo usuário com as mesmas configurações de algum já existente. Esta opção somente pode ser executada pelo usuário com o perfil Gestor.

Dessa forma, ao clicar sobre esse botão, será aberta a seguinte janela:

Nesse momento o usuário deverá clicar no botão “Consultar” a frente dos campos “Usuário origem” e “Usuário destino”. Será aberta uma nova janela de consulta para localizar os usuários origem e destino.

O usuário origem é o usuário que possui as opções a serem herdadas pelo usuário destino. Ao clicar no botão “Salvar”, as informações serão salvas.

Atenção: Somente será possível duplicar usuários que possuam o mesmo “Perfil”, caso contrário o processo não ocorrerá e será exibida a mensagem “Só é possível duplicar usuário do mesmo perfil”;

  • Item 6: Esse comando “Alterar Senha” deve ser utilizado quando for necessário por qualquer motivo, realizar a alteração da senha do usuário carregado na tela. Quando clicado automaticamente o cursor ficará ativo no campo “Senha” para efetuar a alteração da senha;
  • Item 7: Clique sobre esse botão “Fechar” quando não for mais necessária a utilização desta tela;
  • Item 8: Nesse campo “Login”, digite o nome do usuário a ser cadastrado. Esse campo é de preenchimento obrigatório;
  • Item 9: Esse campo “Senha” é utilizado para digitar a senha de acesso do usuário a ser cadastrado. Seu preenchimento é obrigatório;
  • Item 10: Esse é o campo “Perfil” e será permitirá que seja selecionado qual é o perfil de acesso do usuário ao sistema. Os “Perfis” disponíveis até o momento no sistema são:
    • Gestor: Este perfil terá acesso total ao sistema, ou seja, sem restrições de acesso;
    • Gerente: Terá acesso limitado as filiais. Visualizará as informações das filiais liberadas pelo gestor. Poderá “exportar, excluir, editar e alterar os Dashboards” pertencentes aos cubos liberados pelo gestor;
    • Colaborador: Também terá acesso limitado as filiais, ou seja, visualizará as informações das filiais liberadas pelo gestor. Seu acesso será somente leitura dos Dashboards e não poderá “exportar, excluir, editar e alterar os Dashboards” pertencentes aos cubos liberados a ele.

Esta operação de troca de perfil poderá ser executada somente pelo perfil Gestor e permitirá editar somente o perfil de usuário. Por exemplo, se o usuário foi criado com perfil de Colaborador e agora passará a estar no perfil Gerente.

  • Sem rótulos