Sumário


1 Conceito

O banco recebe os cheques como um arquivo de remessa que contém todos os cheques do dia. Após o recebimento, os cheques são depositados ou colocados em custódia, ou seja, são debitados na data escolhida ou pré-datados. O banco então envia um arquivo de retorno contendo os cheques que foram baixados ou devolvidos, que deve ser inserido no sistema para que os dados dos cheques e pagamentos sejam devidamente atualizados.


2 Permissão de Acesso

As permissões de acesso são configuradas no módulo Gerencial, principalmente em Configurações > Usuários > Grupos de usuários > aba Configurações > Cheque troco, conforme a imagem a seguir.


 

3 Envio e Retorno de Cheques

Para realizar o envio e o retorno de cheques, é preciso que haja portador cadastrado para o banco (neste caso, Banco do Brasil ou Santander) e que haja motivo de movimentação cadastrado como Custódia de cheque, conforme imagem a seguir. 


A conta a debitar é a conta para a qual os cheques serão transferidos, enquanto a conta a creditar é a conta da qual os cheques são retirados. As contas podem variar de acordo com o controle contábil do cliente.
Na configuração da conta corrente (Cadastros > Tabelas > Financeiro > Contas correntes) é preciso que o campo Conta custódia de cheques esteja preenchido.


 


Na aba Intercâmbio de informações, selecionar a opção Custódia de cheques.


 


No módulo Gerencial, acessar Financeiro > Cheques > Cheques recebidos > Gerenciamento de cheques recebidos. Ao abrir, selecionar o cheque desejado. É necessário, para efetuar custódia de cheques, que os dados do CM7 do cheque estejam preenchidos.



Então acessar a rotina Financeiro > Cheques > Cheques recebidos > Custódia de cheques. Nesta tela, preencher os campos Conta corrente (que é a conta do Banco do Brasil), Borderô e Agência receptora. O arquivo é criado pelo sistema. É preciso selecionar um cheque já existente ou o cheque incluído no passo anterior. Ao clicar em Confirmar, o arquivo será criado.



A seguir, acessar a rotina Financeiro > Cheques > Cheques recebidos > Depósito de cheques. Selecionar o cheque enviado para custódia anteriormente, e preencher os campos Conta corrente, Data para depósito e Arquivo. Todas as informações do cheque devem estar preenchidas para que ele seja apresentado.



O cheque será depositado e o arquivo será gerado no diretório informado.



O banco então enviará um arquivo de retorno contendo as informações dos cheques que foram enviados. Para atualizar esse arquivo no sistema, acessar Financeiro > Cheques > Retorno de cheques. Informar os campos Empresa, Conta corrente e Arquivo (selecionar o caminho em que o arquivo de retorno se encontra).



Caso não ocorram críticas, o arquivo será validado e poderá ser visualizado.





Caso ocorram críticas, elas serão apresentadas para serem corrigidas.