Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata


Atalhos

O que é integração de dados?

Chamamos de integração a troca de informações entre sistemas, onde esta troca será somente via WebService.

Quais são os tipos de Integração possíveis?

Atualmente existem 4 tipos de integração:

Integração entre portais Microvix

Quando a franqueadora e todas as franquias utilizam o Microvix ERP:

 

Versão: 7

Data da atualização:  

Integração entre portais Linx X Microvix

Utilizado quando a Franqueadora usa Linx, e as franquias usam Microvix ERP:

 

Integração entre Portais Microvix X Sistemas de terceiros

Utilizado quando a Franqueadora usa qualquer sistema terceiro, e as franquias usam Microvix ERP: 


Integração de configurações tributárias:

O que é integrado:

- clientes_fornec_ramo_atividade: Ramos de atividade - IDs entre 1000 e 10000
- movimento_observacoes: Observações - IDs acima de 10000
- cfops: Naturezas de operação - IDs acima de 10000
- config_tributaria: Configurações tributárias - IDs acima de 10000
- config_tributaria_empresa - Relacionamento da configuração tributária com a empresa
- clientes_fornec_classe_fiscal: Classe fiscal - IDs acima de 10000
- clientes_fornec_classe_fiscal_regra: Regras das classes fiscais - IDs acima de 10000
- config_tributaria_detalhes: Detalhamento da configuração tributaria - IDs acima de 10000000
- config_tributaria_detalhes_tributacao: Tributação da configuração tributária - IDs acima de 10000
- inventario_terceiros_cfop: Dos tipos 3 e 4

Ao habilitar a configuração tributária em uma rede, todos os cadastros que estiverem abaixo dos IDs informados acima são desativados.
NÃO são integradas todas as configurações tributárias que estão cadastras na franqueadora.
São integradas apenas as configurações tributárias caso exista alguma empresa no portal da franquia que seja do mesmo estado, sistema de tributação e tipo de atividade.

Por exemplo: A empresa é de SC, sistema de tributação S (Simples) e tipo de atividade 1 (Outros), só serão integradas as configurações tributárias que estiverem com estas informações. Caso o portal da franquia tenha mais de uma empresa, serão integradas também as configurações tributárias que se encaixem com os dados das outras empresas.

Regras para associação do produto:

O ID da configuração tributária do produto NÃO necessariamente será o mesmo da franqueadora, pois ele é associado conforme o estado, sistema de tributação e tipo de atividade da empresa. Só será o mesmo caso a empresa da franquia tenha as mesmas informações da empresa da franqueadora.

Além disso, para que o produto seja vinculado a uma configuração tributária ela deve possuir a mesma origem de mercadoria e NCM do produto.

Existe um parâmetro que define se a franquia irá utilizar o CEST para determinar a configuração tributária, portanto além das regras de origem de mercadoria e NCM será utilizado também o CEST do produto.

Por exemplo: Se o produto possui origem de mercadoria 1, NCM 71179000 e CEST 20.029.01 (caso o parâmetro esteja ativo), será vinculada a configuração tributária que possuir TODAS estas informações, se apenas duas forem verdade não será associado ao produto.
Só serão associados a primeira configuração ativa os produtos que estiverem com uma configuração tributária desativada.


Quando não houver um ID de configuração tributária que atenda todas as regras acima:

- Um produto receberá o menor ID de configuração tributária ativo somente quando estiver associado a um ID de configuração tributária com ID abaixo de 10000, que esteja desativada e cujo campo config_tributaria.ct_integrada esteja nulo (este campo não possui interface no ERP, sendo necessário consultá-lo pelo Banco de Dados).
- O produto deixará de receber alterações no ID de configuração tributária caso já esteja associado a algum ID integrado.

Tutorial Completo sobre integração: 


Em que momento é criado o portal Modelo?

Após criada a regra de integração automaticamente é criado também um portal modelo, que será utilizado como cópia para abertura de novos portais de franquias. Não tem como ser criado antes, e não precisa ser solicitado a parte, sua criação é padrão.

Em que momento pode ser aberto novos portais de Franquias?

As franquias de uma rede somente podem ser criadas, depois que definida e aplicada a regra de integração entre os portais. Ao solicitar a central de contratos um novo portal caso o mesmo pertença a uma rede é necessário identificar qual a rede.

Tem algum custo?

Sim, é necessário fazer uma estimativa de horas a qual é considerado o que será ou não integrado.

Qual Fluxo para estimativa X solicitações?

É necessário a abertura de um chamado para fila de atendimento: 47.6 com o documento de integração devidamente preenchido e anexado. (documento disponível nos Links de Download acima)

Um arquiteto responsável, fará uma pré analise e abrirá uma OS para o banco de dados, o qual fará uma estimativa e irpa direcionar para o comercial. O comercial envia uma proposta formal de horas ao solicitante (GR/GP) e assim que aprovado retornar ao banco de dados para execução. Após finalizada a Regra o arquiteto faz uma pré analise e posiciona o solicitante.


Já sei quantas horas serão utilizadas no projeto, ou já tenho a OP para desconta-las. Tem como encurtar o fluxo?

Neste caso, ainda é necessário abrir o chamado para fila 47.6 com a documentação necessária para que chegue até os arquitetos. porém se você informar o numero da OP para descontar as horas na descrição do chamado, todo fluxo é mantido, mas ao invés do comercial enviar um e-mail ao solicitante,  neste momento já é validado se a OP está apta para desconto das horas. Estando OK já é direcionado para execução, havendo algum problema o comercial entra em contato com o solicitante (GR/GP)

Como tratar dúvidas relacionadas a Integração?

Dúvidas relacionadas ao preenchimento do documento ou da modelagem da regra, também devem ser tratados através desta fila de atendimento 47.6. Havendo necessidade nossos arquitetos entram em contato com o solicitante. (Consultor/GR/GP)

Qual é o prazo para Iniciar a criação de uma regra de integração?

O inicio de criação da regra é de 48h após a aprovação comercial, No entanto sua conclusão dependerá do numero de horas necessárias para o projeto. (podendo se estender em até 2 semanas para Integrações entre portais Microvix, e no caso de portais de terceiros além estimado nas horas de projeto pode haver variavéis devido a comunicação entre as bases)

O cliente já possui uma regra de integração ativa, mas quer alterar algo que já existe, o que fazer?

Neste caso consideramos como "Ajustes de Integração", é necessário a abertura de um chamado para fila 47.6 com a descrição do que deve ser ajustado, e neste momento inicia o fluxo padrão de estimativa de horas.

Uma determinada franquia de de uma rede, deixou de se tornar franqueado e vai se tornar loja própia, mas vai continuar usando Microvix, o que fazer?

Quando esta franquia iniciou suas operações com o Microvix, recebeu um portal contendo todos os produtos e estrutura mercadológica que foram determinadas e pagas pela franqueadora. Sendo assim esta franquia pode continuar utilizando seu portal normalmente, desde que a Franqueadora formalize uma autorização. Desta forma, desligamos a regra de integração., e o cliente continua com todos os dados, até aquele momento. E a partir daquela data não recebe mais atualizações e amarrações as regras, tornando-se um portal independente.

Se a franqueadora não autorizar a utilização dos dados, o portal não poderá ser desligado da regra, e se o cliente optar por continuar utilizando terá que adquirir um novo porta. Podendo aproveitar apenas seu cadastro de CRM.

Como funciona a disponibilização de dados se tratando de integração com sistema de terceiros?

O Microvix não disponibiliza a sua base ou espelho de base para acesso direto a nenhum sistema terceiro, sempre trabalhamos com nossas APIs Padrões de Saída onde é possível o sistema terceiro extrair  as informações que necessitar. 


Quer entender um pouco mais sobre Integração? Faça agora mesmo o "Integração de dados? "Clique aqui e assista o Vídeo de integração de dados"

Quer entender um pouco mais sobre conceitos de portais? O que é um portal de franquia, modelo, rede etc? "Clique aqui e assista o Vídeo Conceito de portais"

1 Comment

  1. Anonymous

    Consigo fazer a integração dos dados de estoque com o RFID?