A partir deste perfil de acesso são apresentadas parametrizações que definem algumas das características gerais do sistema, na Unidade.

 

Abaixo são apresentadas orientações para a realização destes cadastrados.


1) Parâmetros

Perfil: Administrador

Menu: Parâmetros

Os itens abaixo listados estão relacionados aos padrões utilizados na Unidade.


1.1)  Administrativos – parâmetros relacionados ao controle de entrega de material (Estoque - opção de baixa automática, no momento da venda, ou posteriormente, através do relatório "Controle Entrega Material)


1.2) Feriados – opção disponível para o cadastro dos feriados nacionais, estaduais e municipais. O cadastro de feriados afeta diretamente o planejamento das aulas (os dias cadastrados como feriados no sistema não são considerados para a geração dos cronogramas de aulas, das turmas vigentes) e, além disso, no aspecto financeiro (quando na data de vencimento de uma parcela existe um feriado cadastrado o sistema não considera a parcela vencida, para esta data e, por isso, não aplica multa ou juros de mora para aquela data mas para datas posteriores a esta).

 

Ao selecionar a opção "Novo Feriado", será exibido o calendário do mês corrente e os feriados já cadastrados para o mês. Para o cadastro de novos feriados basta: 

  • Selecione o ano e o mês para o qual será cadastrado o feriado. Para alterar o mês, clique no nome dos meses anterior ou posterior.

  • Clique no botão NOVO FERIADO. Será aberta a janela de Cadastro de Feriado.

  • Escolha o dia, o tipo e o nome do feriado.

  • Clique no botão GRAVAR. 


1.3) Financeiros – parâmetros relacionados aos padrões financeiros adotados na unidade. São agrupados conforme abaixo indicado:

  • Data de Vencimento

  • Descontos

  • Patrocínio

  • Orçamento

  • Responsável Financeiro

  • Venda

  • Pagamento

  • Controle de Recebimento

  • Histórico de Compras

  • Impressão de Boletos

  • Carnê

  • Aula Particular

  • Transferência de Alunos

  • Trancamento de Matrícula

 Abaixo, imagem ilustrativa (com configurações de exemplo)


1.4) Gerais – configurações relacionadas à parametrização de alertas para tarefas pendentes e padrão para cadastro de novos alunos no sistema. São agrupadas em:

  • Tarefas Agendadas

  • Consulta de Alunos

  • Cadastro de Alunos 

  • Ocorrências

  • Trancamento de Matrícula

  Abaixo, imagem ilustrativa (com configurações de exemplo)

 

1.5) Seleção de Programas – Configuração específica por unidade, para a indicação de quais cursos/programas são ofertados na mesma.

São listados todos os cursos/programas existentes na REDE. Caso a unidade não selecione opções especificas nesta configuração, serão listados sempre todos os programas/cursos ofertados na REDE (seja na tela de vendas ou na de cadastro de novas turmas na unidade).



2) Política Comercial

Perfil: Administrador
Menu: Política Comercial 

A partir desta opçaõ são realizaas as configurações específicas por unidade, que definem as condições comerciais para vendas de serviços e aplicação de descontos para as vendas realizadas.


2.1) Dias de Vencimento - A unidade deverá cadastrar os dias de vencimento utilizados para a cobrança de parcelas. Poderá indicar um dia de vencimento como sendo "preferencial". Assim, o sistema sempre sugerirá esta data de vencimento, como padrão.


2.2) Multas e Juros de Mora – A unidade poderá cadastrar a partir desta opção os percentuais de multa e juros de mora, bem como suas validades (caso optem por esta política comercial).

2.3) Descontos - A partir desta opção é possível cadastrarmos todos os descontos que poderão ser aplicados na unidade (válidos para serviços, produtos ou serviços e produtos).

Para o cadastro de descontos deverão ser informados o "tipo de desconto praticado" (exemplo – desconto promocional), "tipo do valor" (desconto por percentual ou valor de item vendido), "validade" (até quando o desconto pode ser apresentado para os consultores de venda) e a indicação das condições para concessão do desconto (como será aplicado - válido para serviços, produtos ou produtos e serviços). 



Exemplo:


2.4) Política Comercial para Serviços – Opção que permite o cadastro da tabela de preços dos programas/cursos que serão ofertados na unidade




A partir desta opção é possível definir o valor total de cada curso (por modalidade), valor de matrícula (caso a unidade utilize este conceito), número máximo de parcelas para venda, início e fim de validade da tabela de preços cadastrada).



2.5) Política de Descontos para Serviços – Para os programas/cursos cadastrados no sistema é possível associar descontos padronizados (estes descontos serão apresentados na tela de vendas e poderão ser selecionados, de acordo com as permissões do consultor responsável pela venda).


2.6) Política de Descontos para Produtos – Para os materiais didáticos cadastrados no sistema é possível associar descontos padronizados (estes descontos serão apresentados na tela de vendas e poderão ser selecionados, de acordo com as permissões do consultor responsável pela venda).



2.7) Limites de Desconto Por Consultor – Esta opção define os limites de descontos permitidos por colaboradores para a venda de programas/cursos (sendo possível definir os percentuais permitidos por Consultor de Vendas e também quais usuários podem autorizar desconto além do definido para os colaboradores da unidade.

2.8) Propostas Comerciais – A partir desta opção é possível cadastrar propostas comerciais pré-definidas pela unidade.




É possível gerar "combos" para venda de cursos (dois ou mais estágios de um curso, por exemplo) e já definir as condições comerciais para a venda dos mesmos (nome da proposta, validade, itens - serviços associados e material didático, desconto permitido por itens e número máximo de parcelas sugeridas para venda)