No Easy Linx, o cadastro do Centro de Custo será a ferramenta onde serão parametrizadas as configurações de cada empresa. Cada licença de instalação do sistema, deve conter um cadastro de centro de custo.

Centro de Custo é o centro de Controle de Estoque. Normalmente, é a Origem onde o sistema está instalado. O cadastro de Centro de Custo deve ser realizado no ato da instalação do sistema, após a inserção do número de série. Verifique no exemplo a seguir:

Para uma loja, será necessário um centro de custo.

Quando a empresa possui mais de uma loja, é necessário cadastrar um centro de custo por loja, para facilitar o gerenciamento de seu negócio:

Para facilitar a identificação do Centro de Custo, o usuário poderá preencher a descrição com o nome fantasia da empresa. Por exemplo:

  • Loja São Paulo
  • Loja Rio de Janeiro
  • Loja Belo Horizonte

Informação

Esse cadastro será realizado apenas uma vez, para cada filial (loja).

Tipos de Centro de Custo

O sistema Easy Linx classifica os Centros de Custo cadastrados em:

  • Padrão: Conecta e faz movimentações. 

Lojas, retaguardas e centros de distribuição.

  • Escritório: Conecta, mas não faz movimentações (Vendas e Compras).

Essa opção geralmente é utilizada, quando o Escritório Central não está localizado no mesmo lugar físico das demais filiais.

  • Inativo: Não conecta e não faz movimentações.

Essa opção deve ser utilizada, quando a loja não estiver operante (filial que encerrou as atividades). Quando está inativo, não fica disponível para seleção. Porém, é possível a extração de informações.

  • Virtual: Não conecta, mas faz movimentações. 

Essa opção é utilizada quando uma loja realiza vendas, porém não há sistema instalado no local, as vendas são digitadas no escritório. Geralmente, quando não há espaço físico para infraestrutura de um ponto de venda, utiliza-se essa opção.

  • Temporário: Conecta e faz movimentações.

Essa opção é utilizada por empresas que realizam feiras e eventos.

Importante

Essa parametrização será realizada pelo Analista de Implantação durante a instalação do sistema, ou quando houver alteração no Tipo de Centro de Custo contratado.

Procedimentos para cadastramento

Ao instalar o Easy Linx, o sistema criará os sequenciais disponíveis para o Centro de Custo.

Para iniciar o cadastramento:

  1. Clique no botão Pesquisar e selecione o primeiro sequencial para iniciar a parametrização.
  2. No campo Descrição, informe o nome do Centro de Custo (Nome Fantasia da filial).
  3. Clique em Confirmar para salvar as informações cadastradas.

Para facilitar a compreensão, a tela de Cadastro será dividida em páginas (abas), que conterão as devidas instruções:

  1. Página Operacional;
  2. Página Senha de Segurança;
  3. Página Acesso Remoto;
  4. Página Sons;
  5. Página Configuração;
  6. Página Impostos;
  7. Configurações Gerais.

Página Operacional

CampoDescrição
Impressora padrão de Etiqueta de Código de BarrasNeste campo, informe a impressora padrão para impressão de etiquetas. A mesma informação pode ser configurada no sistema operacional.
Exibe valores do cliente de todos os Centros?Ao selecionar esta opção, o sistema permitirá a visualização dos valores de compra dos clientes de todos os centros de custo.
Obriga CGC/CPF válidos?Ao selecionar esta opção, o sistema validará as informações inseridas nos campos CGC (CNPJ) e CPF.
Imprimir Romaneio por grade?

Esta opção afeta especificamente as notas Modelo 1.
Ao selecionar esta opção, o sistema exibirá no espelho da nota fiscal (romaneio), os produtos detalhados por variação de cor e tamanho.

Utiliza 2º vendedor?

opção afeta especificamente as notas Modelo 1.
No menu Vendas, ao acessar a tela Emissão de Notas - Modelo 1, será habilitado o campo para preenchimento das informações do segundo vendedor.

Permite devolução?

Esta opção afeta especificamente as notas Modelo 2.
Ao selecionar esta opção, será exibido um campo auxiliar para o cadastramento do Prazo. Informe a quantidade de dias limite, para cadastrar a devolução de venda ou troca, no frente de loja.

Retira troco do faturamento?Nos relatórios gerenciais, serão subtraídos os valores de trocos utilizados nas vendas.
Imprimir comprovante de venda?

Esta opção afeta especificamente as notas Modelo 1.
Ao selecionar esta opção, será permitida a impressão de um romaneio antes da impressão da nota fiscal modelo 1.

Controle Financeiro de O.C.Ao selecionar esta opção, será incluída na pesquisa de fluxo de caixa, a previsão de ordem de compra (desembolso).
Obriga cliente em Nota Modelo 2?

Esta opção afeta especificamente as notas Modelo 2.
Ao selecionar esta opção, todas as notas Modelo 2 (Frente de Loja) exigirão a inclusão de um cliente.

Esta opção afeta especificamente as notas Modelo 2.

  • Ao selecionar "Não utilizada segundo vendedor", na emissão de notas Modelo 2, será possível associar apenas um vendedor.
  • Ao selecionar "Utiliza Segundo Vendedor", a comissão da venda será dividida igualmente para cada vendedor.
  • Ao selecionar "Vendedor por Item", cada vendedor terá sua comissão calculada, conforme os itens da nota.
Perfil ConexãoAs informações definidas nessa área serão recebidas pelo sistema. Cada centro de custo deverá ter seu perfil configurado, para que possa ser recebido na retaguarda.

Página Senhas de Segurança

Cadastre, nessa página, as senhas que serão utilizadas.

CamposDescrição
Financeira / Produção / Comercial Cadastre nesse campo, a senha para operações financeiras, produtivas e comerciais. Cada uma das senhas interfere nas respectivas operações.
Faturar para Cliente em atraso de até ... diasCadastre o número de dias em atraso que serão aceito os faturamentos. Após o limite de dias, o cliente será bloqueado, até o acerto de contas.
OperacionalCadastre nesse campo, a senha para decisões operacionais. 
Descontos Total?Ao selecionar esta opção, será solicitada a senha operacional para concessão de desconto total.
Cancelamentos?Ao selecionar esta opção, será solicitada a senha operacional para cancelamento do item nas vendas.
Alteração da Tabela?

Esta opção afeta especificamente as notas Modelo 1.
Ao selecionar essa opção, será solicitado a senha operacional para alteração da tabela de vendas.

Permitir abortar venda?

Esta opção afeta especificamente as notas Modelo 2.
Ao selecionar essa opção, NÃO será solicitada senha para abortar uma venda.

Alterar preço Mod. 1A e Consig.?

Esta opção afeta especificamente as notas Modelo 1.
Ao selecionar essa opção, será solicitado a senha operacional para alteração de preços e vendas de consignados.

ConsignaçãoAo selecionar esta opção, será permitida a comercialização de produtos em consignação.
... x a soma das vendas dos últimos ... diasCadastre o percentual do produto que será pago e será multiplicado pela soma da quantidade de dias informada. 
Devolver ...% do fornecidoCadastre o percentual que será pago ao fornecedor pela comercialização do produto.

Página Acesso remoto

As informações cadastradas nessa tela serão utilizadas por empresas que possuem suas lojas interligadas, que utilizem Gestão de Tabela de Preços e Orçamento.

Ao configurar essas informações, as filiais receberão pacotes de atualização. Os pacotes poderão ser enviados de 2 formas: Por ODBC ou DBF.

Informação

Para configuração desta ferramenta entre em contato com seu Gerente de Relacionamento.


Página Sons

Cadastre nessa página os sons para diferenciar as operações, quando utilizada a leitura por código de barras. Essa funcionalidade permite a identificação de possíveis problemas, quando são realizadas operações repetitivas.

O formato dos arquivos deve ser *.WAV.


Página Configuração

CampoDescrição
Utiliza Nova Validação para Atraso

Ao selecionar esta opção, o sistema desconsiderará os dias de atraso configurados na página Senhas de Segurança.
Esta opção é utilizada, por exemplo, quando for considerada a espécie.
Quando uma empresa está com o pagamento atrasado, poderá ser cadastrada uma nova "tolerância" no Menu Tabelas, na opção Formas de Pagamento.

Utiliza Nova Validação para Limite de Crédito

No menu Cadastros, na opção Clientes > Limite de Crédito, pode ser cadastrado os limites de crédito para cada cliente, diferenciado por forma de pagamento.
Ao selecionar esta opção, poderá ser cadastrada uma nova "tolerância" no Menu Tabelas, na opção Formas de Pagamento.

Utiliza Nova Validação para Restrições Cadastrais

No menu Cadastros, na opção Clientes > Manutenção, ao acessar a página Informações Adicionais, na guia Crédito, é possível visualizar as restrições do cliente.
Ao selecionar esta opção, poderá ser cadastrada uma nova "tolerância" no Menu Tabelas, na opção Formas de Pagamento, no campo Restrição.

Utiliza Confirmação pela Identificação

Esta opção é utilizada por empresas que comercializam dispositivos móveis, entre outros.
Ao selecionar esta opção, será exibido um checkbox no cadastro de produtos, para realizar o controle por identificação.
Quando for realizada a comercialização desse tipo de produto, será aberta uma tela para o cadastramento individual de informações de identifiquem o produto, como IMEI, entre outros.

Utiliza Célula de ProduçãoAo selecionar esta opção, será habilitado o fluxo de produção.
Identificação de Bandeira de Cartão

Selecionar os métodos que serão utilizados para identificar a bandeira do cartão utilizado para operações com TEF (D-Tef e SiTef). Estas marcações são utilizadas juntamente com o Cadastro de Cartão de Crédito.
• Bandeira: Utiliza o cadastro de bandeiras do cartão para identificar a bandeira.
• BIN: Utiliza os cadastros de números iniciais do cartão para identificar a bandeira.
• Rede: Utiliza as redes cadastradas no cartão para identificar a bandeira.


Página Impostos

Nessa página serão cadastradas as informações para gerar o arquivo do SPED PIS/Cofins. Pode-se determinar o CST Padrão do Centro de Custo para as operações de Entradas e Saídas de acordo com regime tributário.

Configurações Gerais

As informações exibidas na área inferior da tela de Cadastro de Centro de Custo serão comuns a todas as páginas. Verifique, a seguir, o detalhamento de cada funcionalidade:

CampoDescrição
Parâmetro

Ao acionar esta opção, será aberto um assistente para configuração dos parâmetros. Por padrão, os parâmetros estarão desabilitados. Quando forem configurados, será aberta a opção para exigir senha. 

Clique aqui para verificar as instruções para o cadastramento de senhas.

Informação

Indica-se que as parametrizações sejam realizadas acompanhadas de uma Analista de Implantação, ou com auxílio do Suporte.

CNAB

Será necessário adquirir o Módulo CNAB.
Ao acionar esta opção, poderá liberar os acessos do Centro de Custo para determinados Cobradores e também determinar um cobrador padrão.

Transferência

Ao acionar esta opção, será configurado o acesso das empresas ao realizar transferências:

  • Quando a opção "Acesso Negado" estiver selecionada, a empresa não poderá ser selecionada para transferência.
  • Quando a opção "Gerar Financeiro" estiver selecionada, ao gerar uma transferência, será gerado o contas a pagar e receber para a empresa selecionada. (Essa opção é marcada quando há controle financeiro diferenciado entre as filiais).
Cota

Ao acionar esta opção, será aberto um assistente para cadastramento da cota.

Nesta tela poderá ser cadastrada as cotas de vendas da loja, conforme os dias úteis cadastrados. Trata-se de um controle informativo, não é utilizado para cálculo de comissionamento.

Para acompanhar o desempenho de um vendedor, poderá consultar o relatório no Menu: 'Vendas>Pesquisas>Vendedor>Comissão por Cota'.

Saldo

Ao acionar esta opção, será aberto um assistente de configuração, que permitirá a configuração das seguintes informações:

  • Não Exibir (não exibe informações de saldo da empresa selecionada)
  • Ocultar estoque
  • Exibir estoque de outros C. Custo
  • Ocultar fornecedor
  • Ocultar detalhamento de produto

A marcação dessas opções somente interferirá na visualização na Pesquisa de Preços e também pesquisas de estoque.

PCP

Disponível apenas para sistema Produção.

Ao acionar a opção PCP, o sistema permitirá as seguintes configurações do processo de produção:

  • Setor Inicial e Setor Final do centro de custo. Em caso de duvidas clique aqui para acessar o tópico de Processos.
  • Setor Inicial O.C e Setor Final O.C do centro de custo. Em caso de duvidas clique aqui para acessar o tópico de Processos.
  • Classe de Produtos LD. Em caso de duvidas clique aqui para acessar o tópico de Classes de Produtos.
  • Fornecedor Matriz.
  • Intervalo mínimo de faturamento em dias.
  • Utilizar estoque existente para produção de conjuntos.
  • Leves Defeitos: Adicionar (Acrescentar ou Substituir) a sigla de leves defeitos na referência do produto.
  • Identificação do Chassi e quais movimentações as mesmas são obrigatórias.

Ordem de Produção

Disponível apenas para sistema Produção.
Define se a ordem de produção será emitida por linha ou por grade.

Opção de Impressão de Senha

Esta marcação fornece a opção de impressão do cartão de senha.
Selecione o tipo de senha a ser impressa (financeira, operacional, comercial ou produção).
Ao clicar no botão Cartão, será visualizado o cartão a ser impresso.

Etiqueta RemetenteAo clicar em Etiqueta será aberta uma tela auxiliar para cadastro, onde poderão ser cadastradas as informações para emissão de etiquetas para distribuição de produtos.
PedidosStatus Inicial Padrão: Define o status padrão que será utilizado na realização de novos pedidos do sistema.