Painel
O módulo Painel dispõe de diversas funcionalidades como: cadastro de clientes, pesquisa de produtos, conferencia de Pacote, devolução de venda, confirmar devoluções, Vale compras e trocas, recebimentos de faturas, estornos de faturas, reimpressão carnê/Duplicata, nota substitutiva, reimpressão do certificado de garantia estendida, fechamento de caixa e rotinas fiscais. Seu funcionando é WEB, e a disponibilidade de cada uma das rotinas indicada depende de uma parametrização (Empresa> parâmetros Globais> Acesso restrito> Faturamento> Links ativos) que é feita pelo suporte ou consultor de implantação Linx.
Cadastro de Cliente.
Permite o cadastro de novos clientes conforme campos abaixo, prencha todos os campos. Os que tiverem destacados com "*" são de preenchimento obrigatórios, ou seja não será possível salvar o cadastro sem estas informações.
Pesquisa de Produtos.
É possível pesquisar os produtos padrão ou por grade.
Pesquisa de produtos (Padrão)
Tabela de Preço: deve ser prenchido para que na consulta do produto seja exibido o valor em deste, conforme determinada tabela selecionada.
Para pesquisar o produto, é possível utilizar os filtros de pesquisa (nome, códgo, cód auxiliar, referencia ou código de barras), selecione uma opção, descreva e clique em "pesquisar"
Serão listados todos os itens que correspondam os filtros utilizados conforme abaixo:
Pesquisa de Produtos por grade:
Utilize apenas os filtros desejados, e clique em gerar relatório:
Serão listado os itens conforme filtors utilizados:
Conferência de Pacotes
A conferência de pacotes permite controlar a entrega de mercadorias ao consumidor. Sendo assim, o sistema permite realizar a conferência de duas maneiras: por item e por venda.
Para selecionar a forma de conferência é necessário acessar: Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento – Fr. De Loja, grupo Pré-Venda, parâmetro "Forma de Conferência" e optar por "Item" ou "Venda".
Informe o numero da ficha:
Conferência por Item:
A conferência de pacote por item iniciada ao informar o número da ficha correspondente a venda. O sistema efetuará a leitura do código de barras do produto, ou seja, para cada código lido o saldo a entregar será atualizado
Conferência por Venda:
A conferência de pacote por venda possui apenas um efeito visual, ou seja, não serão utilizados dispositivos eletrônicos. Ao informar a ficha, o sistema listará as mercadorias da venda com suas respectivas quantidades e a conferência poderá ser realizada, observando se os itens físicos que estão em posse do usuário, são os mesmos que foram listados
A Conferência de Pacotes está protegida pelo gerenciamento de segurança do sistema e somente estará disponível se o usuário em questão possuir permissão para acesso: Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar os usuários habilitados, grupo Faturamento, subgrupo Frente de Loja, permissão "Operador de Pacote".
Para que seja possível conferir os pacotes antes mesmo da finalização da venda, o parâmetro "Conferir pacotes somente após a finalização da venda" disponível em: Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento – Fr. De Loja, grupo Pré-Venda, deve estar desmarcado. Deste modo, após incluir os itens na venda e escolher a forma de pagamento, será possível seguir com a conferência. Para a conclusão da conferência será necessário que a venda esteja finalizada.
Para o link "Imprimir produtos" é possível selecionar a impressora padrão do Windows, para tanto é preciso cadastrá-la em: Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento – Gerais, no parâmetro "Impressoras", link "Configurar", marcar a opção "Impressora Padrão do Sistema Operacional".
Devolução de Venda
Permite devolução de vendas, sem geração de vale compras ao cliente. Indicado para situações em que a mecardoria esta sendo devolvida a loja, e o dinheiro devolvido ao cliente.
Informe o numero do documento/ série e clique em pesquisar:
Selecione uma serie, (se selecionado uma serie manual será preciso preencher tambem o numero do docmento)
Selecione os itens que serão devolvidos e clique em prosseguir:
Caso utilize uma serie de Nfe, é preciso autorizar esta devolução no módulo.
Vale-Compras e trocas.
Possibilita a emissão de vale compras avulsos, e trocas no sistema.
Atenção! Nas opções cupom e item que são geradas nota fiscal de forma automatica, será gerada com serie e natureza de operação confrome já pré configurado em: Empresa> parametros Globais> faturamento-frente de loja. Se utilizado serie de Nfe é necessário autorizar a nota no módulo.
Troca por Cupom
Possibilita a troca de mercadorias através do cupom fiscal, desta forma ao selecionar os filtros:
Automaticamente o ERP busca as informações do cupom, basta selecionar a quantidade/filtro "tocar"/ vendedor/Motivo/OBS e clicar em finalizar
Automaticamente é emitido uma nota fiscal, e gerado um vale compras para que o cliente utilize em uma nova compra.
Troca por Item
Possibilita a troca de mercadorias através do cupom fiscal, desta forma ao selecionar os filtros:
Após utilizar os filtros para encontrar o item, selecione a tabela de preços utilizada para esta devolução, preencha os demais campos e clique em finalizar:
Automaticamente é emitido uma nota fiscal, e gerado um vale compras para que o cliente utilize em uma nova compra.
Vale compras Avulso:
Possibilita a geração de vale compras avulso. Indicado para gerar bonificações para clientes. Não deve ser utilizado para gerar trocas.
Relatório de Vale compras:
Possibilita a geração do relatório de vales conforme filtros utilizados. Através desta listagem o mesmo pode ser excluído, ou ao clicar no número do vale, o mesmo pode ser reimpresso.
Vouncher Trocafone:
Exclusivo para o uso de empresas que vende aparelho celular, no formato de venda com parceria com a empresa "Trocafone"
Neste caso a listagem de produtos disponíveis será de acordo com o que for disponibilizado para o trocafone., informar o voucher (gerado no site do trocafone) e automaticamente o valor e cliente será preenchido.
Informe o vendedor e clique em prosseguir.
Este processo é realizado para transformar o vouncher trocafone, em um vale compras para ser utilizado no Microvix.
Recebimento de faturas
Possibilita o recebimento de faturas, informe o numero da fatura ou utilize a lupa para pesquisar. Selecione a fatura desejada e clique em "Prosseguir:
Preencha, todos os campos necessários, e clique em Receber:
Estorno de faturas
Possibilita o estorno de faturas recebidas, informe o numero da fatura ou utilize os filtros para pesquisar. Selecione a fatura desejada e clique em "confirmar":
Reimpressão de carnê:
Existem 2 formas para reimpressão de carnês. A impressão obedece o layout configurado em: Empresas> Parametros Globais> Faturamento – Frente de loja > Modelo carnê/vale-compras:
Opção 1: reimpressão de Carne/Duplicata , possibilita a impressão do carne, duplicata e contato de crediário
Opção: reimpressão de Carne/Duplicata (Pesquisando por ficha ou cliente)
Nota substitutiva de CF:
O recurso de nota substitutiva possibilita a emissão de uma NF com os itens de um cupom fiscal, de uma NFC-e ou de um CF-e que já foram emitidos. Para emitir a NF através de um cupom fiscal, é necessário selecionar uma série compatível (de cupom fiscal), informar o número do cupom, da série, da ECF e do reinício. Clique em prosseguir
Preencha os dados para geração da nota e clique em confirmar.
Se utilizado serie de Nfe, é necessário autorizar a nota no módulo.
Reimpressão de Certificado de Garantia Estendida.
Possibilita a reimpressão do certificado de garantia estendida. (os layouts podem ser criados em "suprimentos> estoque> garantia estendida> formulários). È preciso ter habilitado esta funcionalidade pelo suporte ou consultor Linx (acesso restrito> faturamento> garantia estendida)
Fechamento de Caixa
Possibilita ao usuário o fechamento de caixa, basta informar a quantidade de cada espécie recebida, automaticamente o ERP calcula os valores em R$ no caixa.
Ao finalizar o fechamento é enviado um e-mail automático para o endereço eletronico cadastrado em dados da empresa.
Notas / Moedas | Quantidade | Subtotal R$ |
R$ 0,01 | 0,00 | |
R$ 0,05 | 0,00 | |
R$ 0,10 | 0,00 | |
R$ 0,25 | 0,00 | |
R$ 0,50 | 0,00 | |
R$ 1,00 | 0,00 | |
R$ 2,00 | 0,00 | |
R$ 5,00 | 0,00 | |
R$ 10,00 | 0,00 | |
R$ 20,00 | 0,00 | |
R$ 50,00 | 0,00 | |
R$ 100,00 | 0,00 | |
Total em espécie | ||
Total Chq. Vista | ||
Total Chq. Prazo | ||
Total Crediário | ||
Total Cartão | ||
VISA OPERADORA CARTÃO CRÉDITO | ||
Total Convênio | ||
Desfazimento - Dinheiro (-) | ||
Sangria | ||
Suprimentos (-) | ||
Data | ||
Total Geral | R$ 0,00 | |
Observação: | ||
Usuário para fechamento: | ||
Rotinas Fiscais
Possibilita o cadastro e consulta das reduções Z.
Cadastro de Redução Z:
Algumas impressoras realizam o cadastro automático da redução z se a mesma foi emitida ao final do dia pelo usuário acionando a emissão através do POS. Caso o mesmo tenha alguma rotina de emissão automática definida na própria impressora ou se no ato da emissão ocorreu alguma instabilidade na internet, este cadastro não é feito de forma automática, e precisa ser feita manualmente pelo usuário
Relatório de Redução Z:
Possibilita a visualização de todas as Reduções cadastradas no ERP.
DataMovimento | Nr. ECF | Nr. Série | CRO | CRZ | Contador Ordem Operação (COO) |
| Totalizador Geral (GT) | Cancelamentos |
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| Descontos |
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| Acréscimos |
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| Venda Líquida |
| Total ISSQN |
| Venda Bruta |
| Links |
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| Inicial | Final |
| ICMS | ISSQN | ICMS |
| ISSQN | ICMS |
| ISSQN |
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