Através deste relatório será possível consultar faturas pagas ou com o status "Em aberto" e realizar a baixa de faturas em lote. Ao acessar a rotina serão exibidos os seguintes filtros:

  • Empresa: por padrão a empresa logada estará selecionada neste filtro;
  • Cliente/fornecedor: é possível inserir o código do cliente/fornecedor ou utilizar o recurso da lupa ""para buscá-los;
  • Período (Dt. Vencto.): por padrão o sistema sugerirá a data atual e para auxílio. Ao clicar no ícone "calendário" () será possível selecionar o ano, mês e data desejados. Para avançar ou retroceder, basta utilizar as setas, através do ícone "período" () serão apresentados os seguintes intervalos pré-estabelecidos: hoje, últimos 7 dias, últimos 15 dias, últimos 30 dias e mês atual.
    • Opção Filtrar por período: ao selecioná-la o sistema considerará o período inserido no filtro "Período (Dt. Vencto.)";
  • Formas de pgto.;
  • Série;
  • Portador;
  • Vendedor;
  • Status da Fatura;
  • Opção Filtrar Natureza de Operação: ao selecioná-la o sistema considerará a natureza de operação inserida no filtro "Natureza de Operação" e possibilitará a seleção de mais de um item;
  • Selecione: será possível optar por filtrar faturas pagas, em aberto ou ambas;
    • Faturas em aberto: por padrão esta opção virá selecionada;
    • Faturas pagas;
  • Ordenar: permite ordenar a listagem por: Data Vencimento, Data Emissão ou Nota Fiscal. Por padrão, o sistema trará a ordenação por vencimento;
  • Opções:
    • Exibir nome do portador e status da fatura por extenso;
    • Exibir adiantamentos;
    • Exibir coluna com a(s) forma(s) utilizada(s) na baixa de faturas;
    • Exibir total de faturas vencidas em aberto;
    • Listar apenas faturas baixadas pelo Conciliador Bancário.


Tela de filtros


Nota

  • Caso os filtros: Formas de pgto., Série, Portador, Vendedor, Status da Fatura e Natureza de Operação não sejam definidos, o sistema filtrará por todas as opções;
  • Para tornar padrão o filtro "Exibir total de faturas vencidas em aberto" é necessário acessar Empresa > Parâmetros Globais > grupo CRM > Grupo Análise de Crédito e habilitar o parâmetro "Exibir informações adicionais da fatura".


Depois que todos os filtros foram definidos, ao gerar o relatório, o usuário será direcionado a página de Extrato, na qual será exibida uma listagem com todas as faturas filtradas.


  • Sel.: esta coluna somente estará disponível para faturas com o status "Em aberto";
  • Fatura;
  • Empresa;
  • Ordem;
  • N. Número;
  • Emissão;
  • Vcto.;
  • Valor Fatura;
  • Pagamento;
  • Valor pago;
  • Doc/Sér.;
  • Port/Status.


Extrato de faturas


Nota

  • As colunas exibidas na listagem dependerão dos filtros definidos na geração do relatório;
  • Caso a fatura seja originada de agrupamento será exibido o ícone "" ao lado do número, ao clicar neste link o usuário será direcionado para o agrupamento de faturas;
  • Ao clicar no link da coluna "Documento" o documento interno será exibido em outra aba;
  • Através clicar no ícone "" será exibido um menu de opções;
  • Ao clicar no ícone "" será possível visualizar o total de créditos que o fornecedor em questão possui.
  • Quando houver uma fatura com baixa parcial na ficha financeira do cliente/fornecedor, as faturas pai e filhas serão agrupadas. A fatura pai ficando destacada com a linha em cinza escuro, enquanto as faturas filhas permanecem em cinza claro.

Referente a coluna Doc/Série:

  • Caso a fatura lançada seja manual, sem vínculo a um documento fiscal, não será exibido o link para o documento interno e apresentada a seguinte mensagem:

    Faturas lançadas manualmente


Para exportar a listagem para o Excel basta clicar no botão "Gerar Arquivo Excel" para iniciar o download do arquivo.


Exportar arquivo para Excel


Baixa de Faturas em Lote

Através deste relatório é possível realizar a baixa de faturas, parcial e em lote, para tanto basta selecionar as faturas e clicar no botão "Baixar a(s) fatura(s) selecionada(s)". O usuário será direcionado para a página de faturas marcadas para baixa, na qual será possível:

  • Relacionar a fatura com crédito de adiantamento através do ícone ""; 
  • Alterar o campo "Nosso Número";
  • Utilizar cheque para pagamento da fatura através do ícone "".


Faturas marcadas para baixa


Relacionamento de faturas com crédito de adiantamento

Caso o fornecedor em questão possua crédito de adiantamento, será exibido o ícone "" ao lado do número da fatura, através do qual será possível visualizar todos os créditos pendentes do cliente/fornecedor em questão. Estes créditos poderão ser utilizados para realizar o pagamento total ou parcial da fatura. Na listagem serão exibidas as seguintes colunas:

  • Crédito: será exibido o número da fatura que foi adiantada;
  • Data;
  • Valor Disponível (R$);
  • Valor a Descontar (R$): neste campo o usuário deve inserir a quantidade do crédito que deseja utilizar.


Relacionamento de fatura com crédito de adiantamento


Após inserir o valor a descontar e confirmar, automaticamente o valor inserido no campo "Valor a Descontar (R$)" será descontado do valor total a ser pago.

Relacionar cheque para pagamento de fatura

Através do ícone "" será possível incluir cheques da empresa como forma de pagamento da fatura, a quantidade máxima permitida se limita a 30 cheques por fatura. Ao clicar no ícone serão exibidos os campos:

  • Nr. Cheque;
  • Valor;
  • Data Vencimento;
  • Lançamento efetivado/compensado;
  • Total cheques: este totalizador calculará os valores incluídos no campo "Valor" de cada cheque.


Incluir cheque


Nota

  • Para excluir um cheque basta clicar no ícone "".

Utilização de mais de um cheque da empresa para pagamento das faturas:

  • Poderá ser utilizado um ou mais cheques para cada fatura desde que o valor total seja igual ao valor da fatura;
  • Em caso de cheques com faixa de números cadastrados deve-se informar o número da faixa, caso contrário, não será permitido baixar a fatura. Se não houver faixa de números cadastrada para os cheques em questão, o usuário poderá inserir qualquer número. Para mais informações vide manual Cadastros Auxiliares - Contabilidade, tópico Conta Fluxo de Caixa;
  • Será possível utilizar o mesmo cheque para mais de uma fatura, para tanto o usuário deverá ratear o valor do cheque entre as faturas;
  • Não é necessário informar um cheque para cada fatura do lote, pois para as faturas que não possuírem cheque informado o pagamento será considerado em dinheiro;
  • Caso seja utilizado o cheque da empresa para pagamento não poderá ser utilizado nenhum cheque de cliente para completá-lo.


Ao prosseguir, o usuário será direcionado para a Integração com Caixa, nesta página será possível alterar os campos:

  • Conta crédito;
  • Data de baixa;
  • Data do lançamento na conta;
  • Documento/Cheque: este campo deve ser preenchido caso o usuário tenha utilizado apenas um cheque da empresa como forma de pagamento para todas as faturas;
  • Opção Escolher portador para as faturas: ao selecionar esta opção será exibido o campo "Portador" para que seja selecionado o portador das faturas.


Integração com Caixa


Nota

  • Para configurar o status das faturas baixadas em lote acesse Empresa > Parâmetros Globais > Grupo Financeiro > Subgrupo Status para faturas após baixada em lote.
  • Para bloquear alteração/exclusão de faturas já aprovadas é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx.


Suporte Técnico

INFORMAÇÕES DE MANIPULAÇÃO EXCLUSIVA DO SUPORTE TÉCNICO/CONSULTORES LINX

Para que não seja possível alterar/excluir faturas aprovadas é necessário habilitar os parâmetros "Usa aprovação de faturas" e "Bloqueia faturas aprovadas" em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Grupo Financeiro > Subgrupo Outros.


Usar cheques de clientes como parte do pagamento

Para utilizar cheques de clientes como parte do pagamento basta clicar no ícone "" e pesquisá-los através dos filtros:

  • Portador: poderá ser definido um portador específico ou filtrar por todos os portadores cadastrados;
  • Cheques vencendo até: será possível filtrar cheques pela data de vencimento;
  • Status: permite buscar por status específicos ou selecionar todos;
  • CMC7: será possível filtrar os cheques pela sua faixa de números.


Pagamento de contas com cheques de clientes


Após a inserção de todos os filtros basta clicar no botão "Listar cheques". 

  • Cheque;
  • Valor;
  • Vencto.;
  • Status.


Listagem de cheques


Nota

  • Ao selecionar o check box abaixo do botão "Listar cheques" todos os cheques serão selecionados;
  • Para ir até o final da listagem basta clicar no ícone "" e para voltar ao topo basta clicar no ícone "";
  • Através do ícone "" o usuário poderá exibir ou esconder detalhes referentes a quantidade de cheques listados, de cheques selecionados e o restante para o lote.


Selecionados os cheques, basta clicar no botão "Confirmar pgto de lote".


Cheques de clientes


Ao confirmar as baixas e o débito, o usuário será direcionado para a última tela da rotina, na qual serão listadas as faturas, seus valores, data de vencimento, entre outros detalhes. Além disso, será possível realizar as seguintes ações:

  • Imprimir o recibo através do ícone "";
  • Imprimir o Comprovante Contábil através do ícone "";
  • Imprimir o Borderô de Pagamento através do ícone "";
  • Imprimir o cheque através do ícone "";
  • Imprimir uma cópia do cheque através do ícone "";

Ou continuar a baixa de faturas através do link "Continuar Baixa de Faturas".


Confirmação da baixa de faturas


Nota

Sobre a impressão de cheques:

  • O cheque é impresso de acordo com o layout relacionado com a conta fluxo da fatura (o relacionamento é realizado no plano de contas) e deve estar previamente cadastrado. Mais informações de configuração de layout é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx.
  • Para tornar o campo "nominal" editável, é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx.
  • É possível imprimir a observação da fatura no cheque e na cópia do cheque, para isso é necessário habilitar o parâmetro "Exibir observação da fatura no recibo e na cópia de cheques"  disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Financeiro > Grupo Baixa de Faturas, marcando a opção "Sim".
  • É possível agrupar faturas do mesmo fornecedor na impressão de cheque, desta forma, será impresso um único cheque contendo o valor total das faturas baixadas. Para isso é necessário habilitar o parâmetro "Agrupar impressão de cheques por fornecedor"  disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Financeiro > Grupo Baixa de Faturas, marcando a opção "Sim".

Caso a empresa utilize este recurso de agrupamento e no momento da impressão precisar emiti-los desagrupados, basta clicar no link "Agrupar/Desagrupar Cheques", sem alterar o parâmetro. O mesmo ocorre se a empresa não utilizar o recurso de agrupamento, mas em uma determinada situação necessitar agrupar, basta utilizar este link.

  • Também é possível agrupar faturas de fornecedores diferentes, mas somente se os cheques não forem nominais. Para indicar esta situação, basta desmarcar a opção "Cheque Nominal". Assim, o nome do fornecedor não será impresso no cheque.

Impressão de cheques

  • Na impressão do cheque e na cópia é possível imprimir a informação: "Bom Para" no rodapé do cheque. Porém, somente ocorrerá quando a data da baixa for diferente da data de lançamento na conta (data de previsão de entrada desse cheque no banco). Para habilitar este recurso é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx.
  • Geralmente a conta fluxo da fatura será selecionada na baixa como a Conta Crédito, caso seja selecionada outra conta, o sistema buscará o layout de cheque configurado à conta selecionada.

Suporte Técnico

INFORMAÇÕES DE MANIPULAÇÃO EXCLUSIVA DO SUPORTE TÉCNICO/CONSULTORES LINX

  • Para tornar o campo "Nominal" editável é necessário acessar Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Financeiro > grupo Outros e marcar o parâmetro "Editar campo Nominal em cheque:".
  • Para utilizar a informação "Bom Para" no rodapé do cheque é necessário acessar Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Financeiro > grupo Outros e marcar o "Imprime *Bom Para* em Cheques pelo ERP".