SCM - Supply Chain Management

00095 - Ajuste de custo médio após período

Com o objetivo de simplificar correções em cálculos de custo médio que já tenham sido encerrados no período, o Linx ERP foi implementado com uma nova rotina de ajustes de custo médio que permite informar o valor cheio do item a ser corrigido ao efetuar o lançamento de um CM Operação 028 a partir da tela 120103 - Entrada de Produtos.

Dessa forma, ao reprocessar o custo médio após efetuar o lançamento, o próprio sistema deverá localizar o ajuste de custo lançado com o valor cheio do custo médio unitário e utilizar o custo anterior para efetuar o cálculo da diferença, lançando assim o ajuste de custo na composição do custo médio.

Com essa melhoria não será mais necessário efetuar o cálculo da diferença manualmente para lançar a mesma no ajuste uma vez que este processo passa a ocorrer de forma automática após reprocessar o custo na tela 009140 - Fechamento Custo Médio.


Como funciona

1.Antes de iniciar o ajuste, verifique o custo médio a ser modificado na tela 009154 - Consulta Fechamento Custo Médio.

2. Acesse a tela 120103 - Entrada de Produtos e faça uma entrada de ajuste de custo com o item de composição 028.200, conforme indicado abaixo.


3. Na tela 009140 - Fechamento Custo Médio faça o reprocessamento do custo médio.

4. Acesso novamente a tela 009154 e consulte o valor do custo médio reprocessado na guia Produtos.


00286 - Campos Rateio Filial e Centro de Custo

O Linx ERP recebeu melhorias nas telas do módulo de faturamento a fim de impedir inconsistências durante lançamentos contábeis.

A partir dessa versão, quando os parâmetros VAL_C_CUSTO_RATEIO_FILIAL e CONTABILIDADE_ATIVA estiverem habilitados com o campo Valor Atual igual a Sim, não será possível salvar notas fiscais de faturamento cujos campos Rateio Filial Centro de Custo estejam com valor nulo ou em branco.

Sendo assim, as telas do módulo de faturamento devem sempre estar com os campos Rateio Filial e Centro de Custo preenchidos corretamente nas NFs de faturamento enquanto os parâmetros VAL_C_CUSTO_RATEIO_FILIAL e CONTABILIDADE_ATIVA estiverem habilitados.


Telas impactadas

• 100101 - Faturamento de Produto Acabado

• 100121 - Nota Complementar (Imposto)

• 100102 - Nota Fiscal de Consumível

• 100124 - Nota Complementar de Produto Acabado

• 100105 - Faturamento de Materiais

• 100131 - Faturamento de Produto em Consignação

• 100106 - Devolução de Compra de Materiais

• 100134 - Faturamento de Serviços

• 100107 - Faturamento de Ordem de Serviço

• 100139 - Nota Complementar de Materiais

• 100111 - Faturamento de Serviços de Industrialização de Produtos

• 400001 - Faturamento Loja Atacado - Produto Acabado

• 100112 - Devolução de Compra de Produto Acabado

• 400002 - Vendas Loja Atacado


00306 - Agrupamento por Referência + Tamanho

A fim de implementar o cadastro de clientes e fornecedores e acrescentar importantes informações, as telas 001015 - Clientes e 001016 - Fornecedores passaram a oferecer  a opção de selecionar o tipo de agrupamento por Referência + Tamanho nos campos Tipo Agrupamento NF/Fatura.

O agrupamento por Referência + Tamanho, que já existe nas telas de saída de notas fiscais do Linx ERP, passa a ser uma opção possível ao inserir ou editar um registro nas telas 001015 e 001016 e permite, portanto, que notas e faturamentos de clientes/fornecedores selecionados sejam agrupadas de acordo com a referência.

Foi criada a tela 300139 - Consulta de Venda/Promoção para que seja possível visualizar as vendas efetuadas com as promoções concedidas na loja.

Como funciona

É possível utilizar esta melhoria ao inserir ou editar registros de clientes e fornecedores. Mais detalhes abaixo:

Tela 001015 - Clientes

Na tela 001015 - Clientes, a opção de agrupamento está disponível na guia Ctrl. Especial no campo Tipo Agrupamento NF/Fatura, conforme indicado na imagem abaixo.


Tela 001016 - Fornecedores

Na tela 001016 - Fornecedores, a opção está disponível na guia Compl. 2 no campo Tipo Agrupamento NF/Fatura.



01519 - Nota fiscal de nacionalização

O Linx ERP recebeu melhorias no processo de geração de notas fiscais de nacionalização com o objetivo de permitir que NFs próprias de importação possam ser editadas após terem sido salvas e validadas na SEFAZ.

Essa implementação permite que seja possível criar notas fiscais sem informar os itens físicos a partir da tela 005103 - Entrada de Notas Fiscais em Separado Fiscal e Físico e, após receber o romaneio, atrelá-lo à NF mesmo que essa já esteja salva e validada na SEFAZ.

Como funciona

Quando uma NF de importação criada na tela 005103 - Entrada de Notas Fiscais em Separado Fiscal e Físico estiver salva no Linx ERP e validada na SEFAZ, e receber os itens físicos relativos a essa NF através de romaneio previamente cadastrado na tela 120103 - Entrada de Produtos, o botão Processa Romaneio na guia Produtos da tela 005103 será habilitado a fim de permitir a edição da NF própria de importação com a adição dos itens físicos informados no romaneio sem que os itens fiscais sejam modificados.



01886 - Inativação de códigos de barras

Passou a ser possível efetuar a inativação de códigos de barras no cadastro de produtos do Linx ERP a partir da tela 002006 - Produtos Acabados. Para atender a essa melhoria, o check box Inativo foi incluído na guia Cód. Barras da tela 002006, que, quando marcado pelo usuário, inativa o uso dos códigos de barra indicados.

Essa implementação tem como objetivo simplificar o processo de inativação de códigos de barra e evitar inconsistências durante envio de informações, a partir dos sincronizadores, entre loja e retaguarda.


Telas impactadas

Quando o check box Inativo estiver marcado na guia Cód. Barras da tela 002006 - Produtos Acabados, as seguintes telas não irão exibir o código de barras marcado como inativo:

002006 - Produtos Acabados

120009 - Mov. Entrada de Produtos na Lojas Varejo

002016 - Tabela de Preço por Código de Barras

120010 - Mov. Saída de Produtos nas Lojas Varejo

002042 - Cadastro de Valor de Importação - Produtos

120101 - Entrada de Produtos por Pedidos

004006 - Compras de Produto Acabado

120102 - Entrada de Produtos por OP

005015 - Contagem Física de Produto Acabado

120103 - Entrada de Produtos

005102 - Entradas de Notas Fiscais de Produto Acabado

120104 - Entrada de Produtos por Devolução

080025 - Vendas de Representantes

150011 - Reserva de Produto Acabado Via Código de Barras

080203 - Pedido de Venda Digitação Via Código de Barras

150017 - Exportação de Dados para Coleta/Coletor

100007 - Conferência de Faturamento por Leitor de Código de Barras

300018 - Sugestão de Inventário de Loja

100101 - Faturamento de Produto Acabado

400002 - Vendas Loja Atacado

120004 - Saída de Produto Acabado para Devolução

Importante

Para as telas de consulta, a coluna Inativo será exibida apenas nos casos em que o código de barras estiver marcado inativo no cadastro do produto. Nesses casos, o check box será preenchido automaticamente.


03783 - Percentual de desconto em item

A tela 400002 - Vendas Loja Atacado foi implementada com o uso da coluna % Desconto Item que permite informar o percentual de desconto no item quando a opção Embalados (F3) estiver ativa.


06257 - Telas de Giro

A partir dessa versão as seguintes telas passaram a ser habilitadas para uso a partir do Linx ERP Franquia:

• 300015 - Consulta de Giro e Vendas de Lojas Por Produto
• 300020 - Consulta de Giro e Vendas de Loja Consolidade
• 300021 - Geração e Processamento de Giro
• 300024 - Consulta de Giro e Vendas Dia/Mês/30 Dias por Filial
• 300028 - Consulta de Giro e Vendas Dia/Mês/30 Dias por Grupo
• 300029 - Consulta de Giro e Vendas Dia/Mês/30 Dias por Coleção


08473 - Grupos e subgrupos de produtos acabados

A tela 002001 - Grupos de Produtos Acabados recebeu importantes melhorias e a partir dessa versão passa a impedir alterações na descrição de grupos e subgrupos nos casos em que o produto atrelado ao grupo já possua movimentações, como forma de impedir inconsistências nas transferências de dados entre loja e retaguarda.

Também passou a ser possível, no momento de realizar a inativação de um grupo ou subgrupo, transferir produtos atrelados para outro grupo/subgrupo.

Como funciona

1. Ao alterar um grupo ou subgrupo a partir da tela 002001 será exibida a seguinte mensagem:

2. Ao clicar no botão Sim, será necessário clicar no botão Alterar Grupo / SubGrupo.

3. Nesse momento será criado um novo grupo marcado como inativo.

4. Após criar o grupo, será possível editar o nome e o código do mesmo.

5. Para ativar o novo grupo criado será necessário desmarcar o campo Inativo no canto direito da tela.

6. Ao desmarcar o campo Inativo e salvar o grupo, será exibida a mensagem:

7. Ao clicar em Sim os produtos associados ao grupo antigo serão atualizados.

8. Ao clicar em Não os produtos não serão atualizados.


09350 - Item de composição para envio de OS

O módulo de produção de semi acabados do Linx ERP foi implementado a fim permitir que seja possível parametrizar o item de composição para envio de ordens de serviço ao inserir novos registros a partir das telas 006101 - Ordem de Serviço de Semi Acabado com Saída de Materiais e 006201 - Retorno de Materiais Semiacabados.

Para atender a essa melhoria, foram criados os parâmetros ITEM_COMPOSI_ENT_PADRAO e ITEM_COMPOSI_SAI_PADRAO, que permitem indicar o item de composição padrão para entradas e saídas de materiais, respectivamente.

Novos parâmetros

Parâmetro ITEM_COMPOSI_ENT_PADRAO

Permite parametrizar o item de composição padrão para entradas de materiais de uma OS. O campo Valor Atual possui valor padrão 006, que pode ser alterado posteriormente, e o parâmetro é atrelado a tela 006201 - Retorno de Materiais Semiacabados.

Parâmetro ITEM_COMPOSI_SAI_PADRAO

Permite parametrizar o item de composição padrão para saídas de materiais de uma OS. O campo Valor Atual possui valor padrão 011, que pode ser alterado posteriormente, e o parâmetro será atrelado a tela 006101 - Ordem de Serviço de Semi Acabado com Saída de Materiais.

Como funciona

O valor atribuído aos parâmetros ITEM_COMPOSI_ENT_PADRAO e ITEM_COMPOSI_SAI_PADRAO serão enviados ao campo C. M. Operação das guias Dados Complementares e Complementos, respectivamente, das telas 006201 - Retorno de Materiais Semiacabados e 006101 - Ordem de Serviço de Semi Acabado com Saída de Materiais.


11113 - Registros opcionais no arquivo Proceda

Criar parâmetro

Para utilizar o parâmetro UTILIZA_REG_CONV_PROCEDA é necessário incluí-lo manualmente na base de dados do Linx ERP. Para adicioná-lo, siga os seguintes passos:

  1. Acesse a tela 014005 - Parâmetros e clique no botão Inclui (F5) localizado na parte superior da tela do Linx ERP.
  2. Digite nos campos indicados da guia Complemento as informações em destaque na imagem abaixo. Importante: os campos devem ser preenchidos exatamente de acordo com a imagem.
  3. Acesse a guia Transação e digite as informações conforme destacadas abaixo. Importante: os campos devem ser preenchidos exatamente de acordo com a imagem.
  4. Clique no botão Salva (F4) para salvar o parâmetro, que torna-se disponível para ser utilizado conforme as especificações indicadas na documentação a seguir.

Com o objetivo de permitir que registros não mandatórios sejam incluídos no leiaute EDI de exportação do arquivo Proceda, a tela 045004 - Exportação de Arquivos Proceda foi implementada para que, quando necessário, os registros opcionais (a saber, registros 314, 315, 316 e 317) constem no arquivo gerado.

Para que essa melhoria seja utilizada, foi criado o parâmetro UTILIZA_REG_CONV_PROCEDA que permite indicar quais registros opcionais devem ser incluídos no arquivo Proceda exportado.

Como funciona


Quando o parâmetro UTILIZA_REG_CONV_PROCEDA estiver com o campo Valor Atual preenchido com um ou mais dos registros opcionais, o arquivo Proceda será gerado com os registros opcionais indicados junto aos registros mandatórios.

Importante

Caso haja mais de um registro a ser incluído, o parâmetro UTILIZA_REG_CONV_PROCEDA deve ser preenchido como caractere ";" entre os números dos registros opcionais que serão incluídos no arquivo Proceda. Exemplo de preenchimento: 314;315;316;317.

Quando o parâmetro UTILIZA_REG_CONV_PROCEDA não possuir o campo Valor Atual preenchido, a regra atual será mantida e apenas os registros mandatórios serão gerados, a saber, registros 000, 310, 311, 312, 313, 318 e 333.


11152 - Tela 009164 - Geração de Cardex para Produto Acabado

Foram efetuadas modificações no leiaute da tela 009164 - Geração de Cardex para Produto Acabado a fim de facilitar a visualização de informações e tornar a navegação pela tela mais ágil e objetiva.

Como funciona

As seguintes modificações foram aplicadas na tela:

1. O check box Todos, na guia Pesquisar com:, foi retirado do leiaute da tela, uma vez que a não marcação dos check box indicados nessa guia possui o mesmo efeito.
2. O botão Gerar Cardex foi reposicionado para o lado superior direito da tela, junto aos seus respectivos filtros, conforme indicado na imagem abaixo.


11530 - Tabelas de preço por filial

A tela 009140 - Fechamento Custo Médio foi implementada com o uso da guia Tabela de Preço PA por Filial, que permite selecionar quais tabelas de preço por filial devem ser atualizadas durante o processo de fechamento de custo médio.

Nesta guia serão carregadas as filiais envolvidas no fechamento de custo, permitindo selecionar quais tabelas de preço serão atualizada por filial.

Para utilizar a nova guia foi criado a checkbox Atualiza Tab. Preço PA, localizado no canto inferior da guia Dados e que, quando habilitado, permite que a guia Tabela de Preço PA por Filial seja utilizada.

Como funciona

1. Ao marcar o checkbox Atualiza Preço por Filial a guia Tabela de Preço por Filial será habilitada para uso.

Importante

Quando o checkbox Atualiza Preço por Filial for selecionado, o checkbox Atualiza Tab. Preço PA será desabilitado automaticamente.

2. Na nova guia, serão carregadas as filiais envolvidas no fechamento de custo médio a fim de que o usuário selecione quais tabelas de preço serão atualizadas por filial.


3.Quando o fechamento for efetuado for por filial, será possível utilizar o botão Atualiza Tabela de Preço na guia Filial para selecionar somente as filiais que participarem do fechamento. Nos casos em que não for indicado fechamento por filial, serão carregadas todas as filiais da empresa selecionada.


4. Independente do tipo de fechamento de custo, na guia Tabela de Preços PA por Filial será permitido selecionar a tabela de preço por filial.

5. Ao executar o fechamento de custo, as tabelas de preço informadas em conjunto com as filiais serão atualizadas.

Objetos alterados

• TABELAS_PRECO
• TABELAS_PRECO_FILIAL
• PRODUTOS_PRECO
• PRODUTOS_PRECO_FILIAL


12090 - Entrada automática de NF

Com o objetivo de permitir identificar quando transferências de notas fiscais entre filiais são efetuadas manualmente e quando são efetuadas a partir de integração, as telas 005109 - Entradas de Notas Fiscais de Consumíveis e 005112 - Entradas de Notas Fiscais de Produto Acabado por Loja foram implementadas com o uso da check box Indica Entrada Automática.

O check box Indica Entrada Automática é exibido nas guias 1 - Cabeçalho das telas 005109 e 005112 e, quando marcada, indica quais entradas foram geradas de forma automática, tornando mais simples identificar as origens das notas de transferência entre filiais e permitindo mais assertividade na análise de inconsistências.


Objetos alterados

• LX_GERA_ENTRADA_FISCAL_LOJA


12828 - Sequencial de código

A tela 014007 - Sequênciais de Códigos recebeu melhorias no processo de inserção e edição de registros a fim de impedir que o campo Sequência no cabeçalho da tela seja salvo com valor em branco quando houver parametrização por empresa.

Dessa forma, não será possível salvar registros a partir da tela 014007 quando a coluna Sequência não estiver preenchida corretamente com o código correspondente.

Como funciona

1. Ao inserir um novo registro na tela 014007 - Sequenciais de Códigos, marque o check box Parametrizável por Empresa, adicione uma ou mais empresas, clique no campo Sequência e após digitar o sequencial, apague-o e salve o registro, a seguinte mensagem será exibida:

2. Durante alterações em um registro já existente que possua o campo Sequência preenchido corretamente, ao deixar este campo em branco e salvar o registro, será exibida a mensagem:


Importante

A validação de valores nulos no campo Sequência já ocorre na tela 014007 e essas regras não sofreram alterações.



27845 - Parâmetro UNID_MED_CONJUNTO_ATIVO

Com o objetivo de permitir o controle de ativos em conjunto, o Linx ERP foi implementado com o uso parâmetro UNID_MED_CONJUNTO_ATIVO, que, quando estiver com o campo Valor Atual preenchido com uma unidade de medida válida, possibilita que o cadastro automático de itens fiscais efetuado a partir da tela 100126 - Cadastro de Itens Fiscais gere apenas um ativo.

Novo parâmetro

Parâmetro UNID_MED_CONJUNTO_ATIVO

Permite controlar e inserir ativos em conjunto a partir da tela 100126 - Cadastro de Itens Fiscais. Esse parâmetro deve ser preenchido com a unidade de medida relacionada ao conjunto de ativos.


Como funciona

1. Ao receber uma NF de ativos relacionada a um item fiscal cadastrado na tela 100126 - Cadastro de Itens Fiscais com uma determinada unidade de medida válida na tela 003001 - Unidade de Medida, informe a unidade de medida respectiva no novo parâmetro UNID_MED_CONJUNTO_ATIVO.

2. Ao efetuar a entrada da nota, o sistema deverá verificar o parametro UNID_MED_CONJUNTO_ATIVO e para os itens que possuam a unidade de medida cadastrada no parâmetro, deverá cadastrar apenas um ativo. Para os demais itens cuja unidade de medida não conste no parâmetro, a regra atual deverá ser mantida.


Exemplo:

Parâmetro UNID_MED_CONJUNTO_ATIVO: valor atual = CJ

Item 0001 - Quantidade 100 - Unidade de medida CJ

Item 0002 - Quantidade 80 - unidade de medida UN

Para o item 0001 o ERP deverá cadastrar apenas um ativo, enquanto que para o item 0002 serão cadastrados 80 ativos.

Importante

Quando o parâmetro UNID_MED_CONJUNTO_ATIVO não estiver preenchido, a regra atual será mantida e a quantidade de ativos será cadastrada de acordo com a quantidade informada no recebimento da NF.



27998 - Consulta de registros do Bloco K

Foram implementadas melhorias na performance da tela 008021 - Controle de Ordens de Produção a fim de otimizar o tempo de resposta ao efetuar consulta de registros do Bloco K a partir do botão Consultar Registros da guia Bloco K.


FCA - Financeiro, Contábil e Ativo

02887 - Alteração de classe/subclasse em lote

Foi implementada, no módulo Ativo, menu Movimentação, a tela 013029 - Alteração de Classe e Subclasse em Lote, que permitirá alterar a classe/subclasse de um grupo de imobilizados, sendo possível atribuir a esse grupo a situação de depreciação ativa ou inativa.

Regras de uso da tela:

• A informação dos campos Classe e Subclasse é obrigatória, sendo possível, no entanto, informar a mesma Classe/Subclasse já em uso pelo imobilizado e alterar apenas a situação da depreciação

• As alterações de classe/subclasse, somente, sem alteração de situação de depreciação, são permitidas sem restrição.

• A alteração da situação de depreciação do imobilizado (Inativa Depreciação ou Ativa Depreciação) só será permitida para imobilizados que ainda não sofreram qualquer depreciação ou baixa.

• A data de histórico determina a data a partir da qual o imobilizado pode ser depreciado, sendo um requisito para a ativação da depreciação. Assim, quando se tentar ativar a depreciação de um imobilizado sem data de histórico, essa data será automaticamente atribuída pelo sistema.

• Ao alterar a situação de um ativo que tenha sido transferido de local, a situação da depreciação poderá ser visualizado na tela 013007 - Transferência de Imobilizado.

Alterações em estrutura e objetos do sistema

lx013029


09738 - Atualização da depreciação no cadastro do imobilizado

A tela 013006 - Cadastro de Imobilizado passou a ser atualizada com as informações geradas pelas depreciações efetuadas a partir da tela 013009 - Gera Depreciação e Correções do Imobilizado.

Foram impactados os campos da guia Valores da Entrada, seção Valores Acumulados, a saber:

Depreciação

Valor acumulado da depreciação do ativo.

Valor Residual Anterior

Valor que ainda resta a depreciar.

Até a versão anterior, a atualização desses valores podia ser consultada somente a partir da tela 013010 - Consulta do Imobilizado.

Como funciona

Suponha um ativo com os seguintes dados para depreciação:

Período em meses

60

Valor original

R$ 1.500,00

Cota de Depreciação

0,016667 (1/60)

Depreciação 1o período

R$ 25,000005

Após efetuar a depreciação a partir da tela 013009 - Gera Depreciação e Correções do Imobilizado e consultar o ativo na tela 013006 - Cadastro de Imobilizado, veja que serão atualizados os campos Depreciação e Valor Residual Anterior:


Após efetuar uma segunda depreciação e consultar novamente o ativo, os valores serão novamente atualizados, e assim sucessivamente a cada período:,

Alterações em estrutura e objetos do sistema

lx013006


12021 - Performance - Baixa de imobilizado

Efetuadas modificações a fim de melhorar o desempenho da pesquisa de imobilizados a baixar, na tela 013008 - Baixa de Imobilizado, em ambientes com grande número de registros.


Alterações em estrutura e objetos do sistema:

lx013008


25957 - Integração de vendas de loja

Ao integrar os movimentos de vendas das lojas por meio da tela 009077 - Conferência e Integração de Venda de Loja, passou a ser verificado se todos os terminais que apresentaram venda foram devidamente fechados.

Quando houver ao menos um terminal com vendas que não esteja fechado, será exibida uma mensagem como o exemplo abaixo, sendo necessário fechar o terminal e tentar novamente integrar os movimentos.

Essa melhoria visa garantir a integridade das informações para efeito contábil, financeiro e fiscal.


Importante

Melhoria válida para vendas efetuadas no Linx POS (presenciais); não se aplica a vendas efetuadas pelo B2C Manager (e-commerce).


Como funciona

Ao integrar os movimentos, havendo terminais não fechados e que apresentaram vendas, será exibida a seguinte mensagem, sendo necessário fechar o terminal e retomar a integração das vendas da loja.


Alterações em estrutura e objetos do sistema

lx009077

FISCAL

17547 - ECF

A tela 012356 do Linx ERP foi alterada para que o arquivo txt da ECF (Escrituração Contábil Fiscal)  possa ser gerado para o ano-calendário 2016 e situações especiais de 2017, segundo o layout 0003.

Importante

Os blocos Q (Livro Caixa) e W (Declaração País a País) não são gerados pelo Linx ERP.

Registro 0000 - Versão do Layout

Para que os arquivos possam ser gerados no layout 003, é preciso que este seja informado na tela, conforme imagem a seguir:

Registro 0010 - Parâmetros de Tributação

O campo Tipo Escrituração passa a ter as opções:

• Não obrigada a entregar a ECD/Livro Caixa
• Obrigada a entregar a ECD ou entrega facultativa

Foi incluído um novo campo chamado Ind Recolhimento Receita com as opções:

• Regime de Caixa
• Regime de Competência

Para o layout 0003 não existe mais os botões Optante Extinção RTT e Diferenças Contab. Societária x FCONT, que são apresentados somente nos layouts anteriores:


Registro 0020 - Parâmetros Complementares

Na guia 0020 foi criado o campo Entidade Integrante do Grupo Multinacional com as opções Sim e Não.



Registro 0021 - Parâmetros de Identificação dos Tipos de Programa

Para o layout 0003 foi criado o registro 0021:


A guia 0021 é habilitada quando o campo estiver marcado na guia 0020.


Registro X340 - Identificação da Participação no Exterior

No registro X340 foram criados dois novos campos (Moeda e CNPJ) e 4 novas opções para o campo Indicador de Controle:

• Joint Venture

• Partnership
• Trust
• Coligada em Regime de Competência por Opção.

Esse registro é habilitado quando a opção Participações no Exterior da guia 0020 estiver selecionada.


Registro Y672 - Outras Informações (Lucro Presumido ou Lucro Arbitrado)

O registro Y672, na guia Bloco Y, é habilitado quando é escolhida uma das seguintes opções no campo Forma Tributação Lucro da guia 0010:

• Lucro Presumido

• Lucro Arbitrado
• Lucro Presumido/Arbitrado

O campo Regime de Apuração das Receitas, responsável pelo campo 20 IND_REG_APUR do registro Y672, deixa de existir no layout 0003.


Alterações em estrutura e objetos do sistema

Tela LX012356

Procedure LX_LCF_IG_ECF

Script 0004 - INTEGRACAO DO GOVERNO.sql


28150 - DIME

A Portaria SEF nº 153/2012 foi alterada por meio da publicação da Portaria SEF nº 70/2017 de 03/03/2017 e a PE/SEF de 13/03/2017, que aprovam o Manual de Orientação e as Especificações do Arquivo Eletrônico para a Entrega da Declaração de Informações do ICMS e Movimento Econômico (DIME).

Em conformidade com a alteração  no manual,  a tela 012032 - DIME do Linx ERP foi reestruturada com os novos registros e alterações.

Quadro 35-14 – Demonstrativo da Apuração do Imposto Devido pela Apropriação de Crédito Presumido em Substituição aos Créditos pelas Entradas

Criação do quadro 35-14 – Demonstrativo da Apuração do Imposto Devido pela Apropriação de Crédito Presumido em Substituição aos Créditos pelas Entradas (DAICP)


Quadros 04/05/11/46

Na guia Quadros 04/05/11/46 foram incluídas as opções:

• 04/030 (+) Débito por diferencial de alíquota material de uso/consumo.
• 04/065 (+) Estorno de Crédito da Entrada em Decorrência da Utilização de Crédito Presumido.

Quadro 09

Na guia Quadro 09, em Valores Gerados sem vínculos na apuração, foram incluídas as opções:

• 036 – Segregação do Crédito Presumido Utilizado em Substituição aos Créditos pelas Entradas
• 037 – Segregação do Crédito Decorrente do Pagamento Antecipado do ICMS Devido na Saída Subsequente à Importação, com Utilização de Crédito Presumido.
• 076 – Segregação dos Débitos Relativos às Saídas com Crédito Presumido em Substituição aos créditos pelas Entradas.


Quadro 14

Criação do Quadro 14 baseado na tabela da DIME:



32223 - CEST

A Linx disponibilizou uma atualização da tabela CEST (Código Especificador da Substituição Tributária) válida até 31/12/2017, conforme Convênio ICMS nº 92/2015 divulgado pelo CONFAZ.

Com a atualização desta build, os novos códigos já estarão disponíveis no banco de dados do Linx ERP, bastando apenas que seja feita a manutenção dos códigos, associando-os no cadastro de produto, material ou item fiscal, caso seja necessário.

Para fazer a associação do CEST, consulte o tópico Cadastramento do CEST na documentação Gerar CEST nos Documentos Fiscais.

Embora já tenha sido divulgado o Convênio ICMS nº 52/2017, a atualização da tabela para esse convênio só estará disponível futuramente pois sua vigência será somente a partir de 01/01/2018.