DESCRIÇÃO

O Linx POS passa tratar o conceito de "Produtos em Kit" que refere-se à combinação de produtos em uma única embalagem. Normalmente, o preço do kit é mais baixo que o total das peças compradas individualmente.

Exemplo:

Kit com 3 meias:

  • 1 preta
  • 1 azul
  • 1 vermelha


Cálculo do desconto dos produtos vendidos em kit

Caso o valor do kit seja inferior à soma do valor individual dos produtos, será caracterizado um desconto. A diferença do preço é calculada da seguinte forma:

  • Soma-se os preços de venda de cada produto que compõem o kit e verifica-se o porcentual de participação de cada produto no valor total do kit, obtendo-se o desconto que deve ser aplicado por item para atingir o preço do kit.


Configuração de produtos de kit

Para a venda de kits, deve-se primeiro criar o produto de kit na retaguarda (na tela Linx ERP) e enviar o Datasync para a Loja.

Para mais informações, acesse a documentação Produtos Acabados (002006SPK).



Operação de Venda

Ao adicionar o produto de kit na venda, os produtos que o compõem serão adicionados como itens, dessa forma, pode-se incluir todos os componentes utilizando uma única referência.

É importante ressaltar que a atualização do saldo do estoque é realizada para os itens que compõem "kit de produtos". Isto é, a baixa do estoque sempre será dos produtos que correspondem ao KIT e nunca da referência KIT.

1.   Na tela de Venda, selecione o vendedor e cliente da venda.


2.   No campo "Produto", pode-se lançar o kit por código de barras ou digitar sua referência.

O sistema apresenta todos os itens de produtos nas cores e tamanhos que compõem o kit.

3.   Finalize a venda normalmente.

No cupom fiscal serão apresentados todos os itens relacionados no kit.



Desmembrando kit de produto

No Linx POS, por padrão, ao realizar vendas de um "kit de produtos", apenas o "kit" é apresentado na tela, não sendo possível visualizar os itens que compõem este kit. 

É importante ressaltar que a atualização do saldo do estoque é realizada para os itens que compõem "kit de produtos". Isto é, a baixa do estoque sempre será dos produtos que correspondem ao KIT e nunca da referência KIT.

Para visualizar os produtos que compõem o kit por produto, é possível configurar o parâmetro DESMEMBRA_KIT diretamente no banco de dados das lojas (nesse procedimento, cada loja deverá ser atualizada individualmente).

Para atualizar o parâmetros de todas as lojas simultaneamente, basta criar o parâmetro no Linx ERP, conforme os seguintes procedimentos:

1.   No módulo Transações, no menu Transações, selecione a opção Parâmetros > 014005 - Parâmetros.

2.   Clique no botão Inclui (F5).

3.   No campo Parâmetro, informe o nome do parâmetro: DESMEMBRA_KIT.

4.   Informe a descrição do parâmetro: Desmembra os produtos nas operações de entradas e saídas.

5.   Selecione o Tipo de Dado 'Lógico'.

6.   O campo Valor Atual é responsável pela habilitação ou não do parâmetro. Selecione a opção 'Sim' para habilitá-lo.

7.   No rodapé da tela, selecione a opção 'Envia para Loja'. Assim, a atualização será enviada para todas as lojas, quando for feita a integração por meio do Datasync. As outras opções como "Permite por Loja" e "Permite por Terminal", devem ser selecionadas conforme a política de permissão da empresa.

8.   Clique em Salva (F4) para concluir a operação.

            




Saída de Mercadorias

A partir do Service Pack 3 da versão 7.6, foi feita uma correção no Linx POS Manager para impedir efetuar saída de mercadorias utilizando a referência Kit.

1. No Linx POS Manager, na tela Saída de Mercadorias, ao fazer uma saída de mercadoria, será exibido o seguinte bloqueio: