A Linx disponibiliza a importação de notas fiscais de entrada a partir do arquivo XML que o fornecedor envia por e-mail. Para tanto, é necessário realizar a configuração de entrada do item comprado com o cadastro do Linx Degust Web para cada fornecedor.
Para configurar os itens, faça o seguinte:
- Abra o módulo “Relação Item-Fornecedor”;
- Clique no botão “Incluir”;
- Selecione o fornecedor na lista e em Item, procure o item do Linx Degust Web 3.0;
- Informe o código, nome do item, unidade que o fornecedor disponibiliza o item para compra (Essas informações estão disponíveis na DANFE da NF-e);
- Em “Descrição Detalhada da Unidade” coloque um breve descritivo da unidade de compra. Ex: Cx com 1000;
- Em “Fat Mult”, coloque o valor que multiplicará a quantidade de compra para a entrada no estoque do Linx Degust.
Exemplo: 01 Caixa com 1000 unidades, em “Fat Mult” coloque 1000 para entrar 1000 unidades no estoque. - Em “Fat Conv”, utilize como padrão o valor um (1).
Para realizar a importação de nota fiscal a partir do arquivo .XML da nota fiscal eletrônica, proceda da seguinte maneira:
- Abra o módulo “Sincronismo com Fornecedores”;
- Clique no botão “Importar NF-e”, em seguida, no botão “Incluir”;
- Selecione o “Fornecedor” na lista;
Pressione o botão “Selecionar”, e encontre o arquivo .XML referente a nota fiscal. Após selecionar o arquivo, pressione o botão “Enviar”;
Dica
Salve o arquivo .XML recebido por e-mail para o computador em uma pasta de fácil localização.
5. Após o envio do arquivo pelo sistema, espere alguns segundos e pressione o botão “Consultar” para verificar a mudança de Status “Em Espera” para “Importado”. Esse status significa que a nota foi importada com sucesso;
6. Quando importado, pressione o botão “fechar” e na tela anterior, na consulta de sincronismo com fornecedor, proceda com a procura da nota fiscal importada colocando o período de emissão e o fornecedor desejado. Uma vez encontrada a nota fiscal, realize o procedimento de sincronismo junto ao sistema.
Atenção
Na tela de “Consulta de Requisição de NF-e”, ao consultar o arquivo enviado para a importação, caso seja exibido o status “Erro”, clique no ícone “Aviso” para obter a mensagem.
As mensagens mais comuns de status de erro com suas respectivas soluções são:
- Item não cadastrado
- Esta situação pode acontecer em dois cenários:
(1) Não há relação item-fornecedor cadastrado para o item da nota fiscal;
(2) Não há cadastrada a unidade de medida para o item da nota fiscal; - Nessas situações basta realizar o cadastro da relação item-fornecedor que está disponível em: Cadastros -> Estoque -> Fornecedor -> Relação Item-Fornecedor;
- Esta situação pode acontecer em dois cenários:
- NF-e já importada
Nota fiscal já encontra-se presente para efetivação em “Sincronismo com Fornecedores”.
- CNPJ da loja não confere
O CNPJ informado no arquivo NF-e é diferente do CNPJ presente no cadastro da loja. Verificar com franqueador e/ou fornecedor a divergência do CNPJ.
Observação
Após as correções, é obrigatório que realize uma nova importação do arquivo NF-e.