ESCRITA FISCAL

Apuração de ICMS

Com o intuito de padronizar o sistema a partir deste release no programa “Apuração de ICMS” os campos obrigatórios foram identificados com um asterisco (*), como poderá observar na figura abaixo.

Figura 01 – Apuração de ICMS

Essa alteração também foi realizada no(s) programa(s) listado(s) abaixo:

  • Manutenção de Usuários.
  • DIME-SC.

Relatórios

Em releases anteriores foram adicionados totalizadores por códigos de ajustes do SPED EFD no "Livro de Apuração de ICMS", nos quais são atualmente inseridos pela GIA-PR e SPED-EFD. Como no resumo de apuração de imposto existem inúmeras categorias, houve a necessidade de vincular tais informações. Para atendimento desta situação foi alterado para que somente relacione os Códigos de Ajuste de ICMS no Livro de Apuração de ICMS, quando estes forem inseridos por GIA, ou seja, não mais os códigos lançados diretamente pelo SPED EFD > Ajuste/Benefício.

E nos aplicativos “Relatórios Fiscais” e “Relatórios de Conferência” o atalho F4 – Imprimir foi substituído para F5 – Imprimir.

Relatório de Conferência PIS/COFINS Entradas

Devido a necessidade de gerar o relatório com as movimentações realizadas e confrontar estas informações com o arquivo EFD-Contribuições, foram inclusas as entradas de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), observando que o padrão de impressão será igual aos das demais notas fiscais, e a ordenação das NFS-e no relatório será através da data da nota. Lembrando que no SoftPharma essa informação está disponibilizada no programa “Lançamentos de Despesas” (Lançamentos > Contas a Pagar).

Manutenção de Usuários

A fim de fornecer melhoria contínua nos processos do sistema e também a melhor visualização das informações, as telas do aplicativo “Manutenção de Usuários” sofreram algumas alterações, dentre elas quando o usuário for cadastrar uma senha o sistema validará se a mesma contém 02 letras; 02 números e no mínimo 06 caracteres, e caso contrário uma senha esteja fora desse padrão apresentará uma mensagem informativa conforme ilustrado abaixo.

Figura 02 – Manutenção de Usuário

E ao clicar no link “Detalhes” que está disponibilizado nas abas “Usuário”; “Perfil” e “Visão” o sistema abre uma tela onde o usuário poderá marcar onde ficará disponível o programa selecionado, e nessa tela o botão “Salvar” foi substituído pelo “OK” e também foi inclusa a opção “F4 – OK”.

Além dessas também foram realizadas as seguintes alterações conforme segue:

  • Foi removido o atalho “F2 – Consultar” da aba “Visão”.

  • Na tela “Listando: Visões” a denominação foi substituída por “Procurando: Visões”.

  • Ao cadastrar um usuário e clicar em salvar o sistema está exibindo a mensagem “Informação salva com sucesso. [s005]”. E foi alterada para que apareça a seguinte mensagem “Usuário <usuário> gravado com sucesso. [s002]”.

  • Na tela “Procurando: Programas por Módulos” foi incluso o atalho “F4-Salvar” executando a mesma funcionalidade do botão “OK”. Além disso, na tela “Procurando: Programas por Módulos” somente serão exibidos para seleção os programas que estão habilitados.

GIA(s)

DIME-SC

No campo “Número de Funcionários” ao teclar ENTER sobre ele e sem informar nada, o sistema sinalizará o campo com a borda em vermelho e exibirá a mensagem “Há campo(s) de preenchimento obrigatório(s) que esta(ão) vazio(s). – [a019]”. E quando o usuário digitar caracteres não aceitos pelos campos “Classe Vencimento” e “Número do Acordo” localizados na aba “Pagamento Impostos” estes também terão as bordas dos campos destacadas em vermelho.

Na aba “Declaração de ICMS e Declaração Complementar” nas sub-abas “Pagamentos de Impostos” e “Créd. Regime Especial” é possível excluir um item da tabela clicando no “X” na coluna “Remover”, a partir de então também será permitido ao usuário remover essa informação selecionando a linha desejada e pressionando a tecla “DELETE/DEL” do teclado.

Figura 03 – DIME-SC

Para fins de agilizar o processo de emissão das GIAs também foram realizadas as melhorias realizadas a seguir no programa “DIME-SC”:

  • O botão “Salvar” foi excluído.
  • O atalho “F4 – Salvar” foi renomeado para “F4 – Processar GIA” e suas funcionalidades será as mesmas do botão “Processar”.
  • Foi incluso o atalho “F6 – Exportar”.
  • Na sub-aba “Pagamento Impostos” (Declaração de ICMS) ao pressionar F2 abrirá a tela de consulta, onde esta foi renomeada para “Procurando: Receitas”.
  • Também na sub-aba “Pagamento Impostos” foi incluso o atalho “F2 – Consultas” que permite consultar as informações no campo “Código Receita”.
  • O campo “Período” apresentará automaticamente o período anterior ao atual, conforme demais telas de GIAs. 

SPED EFD – Contribuições 

Atualmente no SPED-EFD e SINTEGRA o campo “Filial” o sistema apresenta automaticamente a filial logada, também foi alterado para que também ocorra ao acessar o “EFD – Contribuições”. Isso somente acontecerá na filial que possuir acesso ao produto “EFD-Contribuições”, caso contrário mostrará a primeira filial cadastrada que possui acesso ao produto.

Além disso, foi incluso o campo “Filial Centralizadora” quando marcada essa opção no campo “Filial” apresentará somente as filiais centralizadoras para seleção, ou seja, agrupará a movimentação das demais filiais nesta, caso contrário buscará dados individuais de cada filial.

Os registros F130 e F600 do “Bloco F” foram alterados para que executem a mesma validação dos períodos que ocorre no registro F100, ou seja, deverá permitir somente períodos pertencentes ao período informado na tela do EFD, caso usuário informe a data diferente o sistema apresentará a seguinte mensagem: “A data informada deve estar no período do EFD-Contribuições. [a401]”.

E a partir deste release o relatório de inconsistências na geração PIS/COFINS está validando os convênios que possuem CNPJ e CPF, para fins de atender as alterações realizadas no programa “Connector”.  

SPED EFD - ICMS

Exportação Fiscal

Devido a ajustes determinados pela legislação vigente e também melhorias nos processos da geração do arquivo SPED-EFD foram realizadas as algumas alterações que serão especificadas nos próximos parágrafos.

Atualmente no sistema no processo de gerar o arquivo quando ocorre advertências, após cada inconsistência encontrada, o sistema apresenta a informação na tela para que o usuário efetue as devidas correções, e após tenta gerar o arquivo novamente e então o sistema realiza novas validações verificando se existe outra, tornando a geração do arquivo lenta, observando essa lentidão no processo foi desenvolvido uma listagem de inconsistências que será apresentada somente no final do processo, assim o usuário poderá observar todas as inconsistências apresentadas no arquivo de uma só vez assim como ocorre no EFD-Contribuições. 

Na aba “Gerar EFD” na opção “Operações com Cartão de Crédito” somente serão apresentadas as operadoras que estiverem com seu cadastro “Ativo”.

No SoftPharma é possível cadastrar convênios com CPF para realizar a importação dessas informações para o arquivo SPED-EFD foram realizadas alterações para que além de convênios com CNPJ também seja realizada a validação dos cadastros com CPF.

PAINEL DE INDICADORES

Considerando a necessidade da apresentação de forma rápida e segura as informações referente a movimentações da Contabilidade Fiscal e Gerencial. foi desenvolvido o “Painel de Indicadores” que será composto pelas seguintes abas: : “Painel de Indicadores”; “Indicadores Contábeis” e “Indicadores Gerenciais”.

Painel de Indicadores

Nessa aba serão apresentados os indicadores Contábeis e Gerenciais proporcionando ao Administrador e/ou Contador uma visão abrangente das movimentações realizadas pela empresa. Observando que estas informações são previamente parametrizadas nas abas adicionais. Para visualização destas informações foram disponibilizados os seguintes filtros:

Figura 04 – Painel de Indicadores

  • Centralizadora: ao marcar esse campo identifica que somente serão apresentadas as filiais centralizadoras e agrupará a movimentação das demais filiais nesta, caso contrário buscará dados individuais de cada filial.

  • Filial: nesse campo permite ao usuário selecionar várias filiais, porém se a opção “Centralizadora” estiver marcada somente estarão disponíveis para seleção as filiais “Centralizadoras”.

  • Grupos: nesse campo será possível selecionar todos ou apenas alguns dos grupos existentes no cadastro de indicadores. Tais como: rentabilidade, liquidez, prazos, estrutura, financeiro e outros.

  • Período: selecione o tipo de visualização das informações que serão retornadas para o painel de indicadores, podendo ser: Período em anos, meses e datas.

    • Anos: selecionando essa opção informe o ano inicial e final que deseja comparar, deverá informar o ano com 4 dígitos (aaaa).

    • Meses: nessa opção deverá informar o mês e ano inicial e final desejado, no seguinte formato (mm/aaaa).

    • Datas: permitir o usuário informar a data inicial e final conforme a necessidade do usuário, respeitando a seguinte regra: dd/mm/aaaa.

Informações complementares

Para os indicadores contábeis foram inclusas regras específicas para cada situação considerando as situações a seguir:

Quando selecionado por meses:

  • Encerramento: considera ou não o movimento encerrado para a conta.

  • Saldo inicial: traz o saldo do mês anterior ao selecionado, por exemplo: se o usuário selecionar 10/2012 e 12/2012 o saldo apresentado será do dia 30/09/2012.

  • Saldo Final: traz o saldo do dia 31/12/2012.

  • Saldo do Período: traz o saldo obtido entre 01/10/2012 a 31/12/2012.

Quando utilizado o operador <data> o período será calculado da seguinte forma, quando selecionado:

  • Anos: serão considerados 360 dias;
  • Meses: 30 dias;
  • Datas: utilizará a diferença em dias entre a data inicial e final.  

Indicadores Contábeis

O objetivo deste indicador é parametrizar a apresentação das informações referente a Contabilidade Fiscal, sendo composto pelo plano de contas fiscal. Os campos deste indicador são:

Figura 05 – Indicadores Contábeis

  • Código: esse campo é o identificador da informação, preenchido automaticamente pelo sistema, ou o usuário poderá pressionar F2-Consultar e pesquisar pelo código desejado.

  • Descrição: é a descrição do identificador, preenchimento obrigatório.

  • Grupo: esse campo permite a seleção dos grupos de indicadores sendo eles: Rentabilidade, Liquidez, Prazos, Estrutura, Financeiro e Outros.

  • Medição: permite ao usuário definir o tipo de medição a ser apresentada no painel de indicadores: “Percentual”, “Dia” ou “Valor”.

  • Operadores: nesse campo será possível o usuário selecionar os operadores que irão formatar a regra de cálculo do indicador.

    • + (adição);

    • – (subtração);

    • * (multiplicação);

    • / (divisão);

    • % (percentual);

    • ( (abre parênteses);

    • ) (fecha parênteses);

    • <data>.

  • Regra: através deste campo o usuário definirá a regra de cálculo, utilizando os operadores do item anterior. Deve ser apresentado demonstrando o código contábil (plano de contas) para identificação.

    • Para inclusão da regra o usuário deverá ir com o mouse na tabela abaixo na linha do plano de contas desejado e selecionar uma das opções de “saldo” e posteriormente adicionar um operador e depois selecionar outra opção de “saldo”, após salvar.

    • Ou seja, ao carregar o plano de contas fiscais, permitirá selecionar as seguintes operações sendo estas por conta:

      • Encerramento: selecionando essa operação identificará se será considerado ou não o movimento de encerramento na busca do saldo da conta.

      • Saldo Inicial:nessa opção identifica se será utilizado o saldo inicial da conta.

      • Saldo Final:identifica se será utilizado o saldo final da conta

      • Saldo Período:e nessa opção identifica se será utilizado o saldo do período da conta.

    • Lembrando que o usuário poderá alterar essa regra conforme a sua necessidade. 

Indicadores Gerenciais

E a função deste indicador é parametrizar a apresentação das informações referente a Contabilidade Gerencial, sendo composto pelo plano de contas gerencial. Os campos deste indicador são:

Figura 06 – Indicadores Gerenciais

  • Código: esse campo é o identificador da informação, preenchido automaticamente pelo sistema, ou o usuário poderá pressionar F2-Consultar e pesquisar pelo código desejado.

  • Descrição: é a descrição do identificador, preenchimento obrigatório.

  • Grupo: esse campo permite a seleção dos grupos de indicadores sendo eles: Rentabilidade, Liquidez, Prazos, Estrutura, Financeiro e Outros.

  • Medição: permite ao usuário definir o tipo de medição a ser apresentada no painel de indicadores: “Percentual”, “Dia” ou “Valor”.

  • Operadores: nesse campo será possível o usuário selecionar os operadores que irão formatar a regra de cálculo do indicador.

    • + (adição);

    • – (subtração);

    • * (multiplicação);

    • / (divisão);

    • % (percentual);

    • ( (abre parênteses);

    • ) (fecha parênteses);

    • <data>.

  • Regra: através deste campo o usuário definirá a regra de cálculo, utilizando os operadores do item anterior. Deve ser apresentado demonstrando o código do plano de contas gerencial para identificação.

    • Assim como no indicador contábil, para inclusão da regra o usuário deverá ir com o mouse na tabela abaixo na linha do plano de contas desejado e selecionar uma das contas e posteriormente adicionar um operador e depois selecionar outra conta. Lembrando que o usuário poderá alterar essa regra conforme a sua necessidade.

 


  • Sem rótulos