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As informações apresentadas no estudo de impacto, são provenientes do arquivo de vendas disponibilizado pela loja e importado pela Febrafar na criação do estudo.

Quanto a isso é importante ressaltar que todos os produtos existentes no arquivo de vendas e que estiverem associados a um grupo Febrafar, poderão ser utilizados para calcular os valores de descontos e representatividade apresentados no estudo de impacto. Porém, há algumas exceções que farão com que o produto seja desconsiderado nestes cálculos.


 Produtos Desconsiderados no Cálculo

Os descontos de grupo do estudo de impacto são calculados com base no arquivo de vendas disponibilizado pela loja.

Alguns produtos desse arquivo podem ser desconsiderados caso:

  • O desconto aplicado no produto for maior que o corte;
  • O valor bruto e líquido do produto estão zerados;
  • O valor líquido do produto é maior que o bruto.


Por exemplo:


A imagem apresentada acima é um exemplo de produtos de um arquivo de vendas onde:

  • O produto 7896676402544 possui um desconto maior que o corte;
  • O produto 7896714217185 possui os valores líquido e bruto zerados;
  • O produto 7896094906594 possui o valor líquido maior que o valor bruto.


Para verificar se um produto possui o desconto dentro do corte, acesse o Febrafar Analysis com um usuário Febrafar e vá em Configurações > Configurações de grupo.


Figura 01 - Configurações de Grupos


Os valores de corte dos grupos serão considerados conforme a coluna % Corte.

Caso o produto tenha um desconto aplicado maior que o desconto de corte configurado, esse produto será desconsiderado.



 Cálculo de Representatividade

Para efetuar o cálculo de representatividade é necessário seguir os seguintes passos para obter as informações necessárias:

1 - Obter produtos válidos do arquivo de vendas

Considerando os cenários apresentados acima em "Produtos desconsiderados no cálculo", é necessário obter quais são os produtos válidos desse arquivo de vendas, ou seja, todos os produtos que não foram desconsiderados por qualquer um dos motivos apresentados.

2 - Obter o total líquido das vendas válidas

Neste passo é necessário somar todos os valores líquidos das vendas válidas que obtivemos no passo 1.

3 - Associar os produtos aos grupos

No terceiro passo, após saber quais são os produtos válidos, é necessário separá-los de acordo com sua classificação por grupo Febrafar.

4 - Obter o total líquido das vendas válidas por grupo

Semelhante ao passo 2, neste momento precisamos saber qual o total líquido das vendas para cada grupo de produtos Febrafar.


Após obter todas as informações acima é possível fazer o cálculo da representatividade de um grupo utilizando a fórmula abaixo:

(ValorLiquidoCalculoPorGrupo / ValorTotalLiquido ) * 100


Considere que:

  • ValorLiquidoCalculoPorGrupo: é o valor obtido no passo 4 somando o valor líquido de todos os produtos válidos separados por grupo;
  • ValorTotalLiquido: é o valor obtido no passo 2 somando o valor líquido de todos os produtos válidos sem considerar sua classificação por grupo.


Por exemplo:

Supondo que o valor líquido total das vendas válidas seja R$150.000,00 e que o valor líquido total do grupo Medicamentos Genéricos seja R$ 30.000,00.

O cálculo de representatividade seria: (30.000,00 / 150.000,00) * 100 = 20%.

Concluímos que a representatividade do grupo Medicamentos Genéricos é de 20%.


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