Dica da Semana #1 Web Services

Você sabe o que é um Web Service?

Um Web Service é um conjunto de métodos, utilizado para transferência de dados entre diferentes plataformas, independentemente da linguagem de programação que elas contenham.

Se podem ser linguagens diferentes como conseguem se comunicar?

 É necessário uma linguagem intermediária, que garanta a comunicação entre o Web Service e o sistema que faz o pedido/requisições ao Web Service.

 Você sabe quais são os Web Services Padrão Microvix?

 Atualmente, temos 4 Web Services Padrão:

*Web Service de Saída

*Web Service de Entrada

*Web Service B2C

*Web Service de Seguros

E porque chamamos estes Web Services de Padrão?

Porque nestes Web Services nós disponibilizamos informações contidas no Banco de Dados Microvix, por meio de um conjunto específico/padronizado de métodos e parâmetros. 

E como isso facilita as integrações?

Como já temos Web Services Padrão, quando um cliente solicita a integração de determinado grupo de informações, não precisamos construir essa integração do zero, pois já temos uma estrutura inicial que pode ser utilizada por várias plataformas, com diferentes objetivos de negócios.


Dica da Semana #2 Web Services

Você sabe quais as informações contidas no Web Service de Saída Microvix?

O Web Service de Saída Padrão, disponibiliza os cadastros e movimentações, que estão no Microvix ERP, para a consulta de terceiros por meio das chamadas de métodos.

Quase toda a base está disponível.

Caso o cliente solicite algum dado que ainda não esteja no Web Service, o Banco de Dados pode realizar a análise de viabilidade e realizar a inclusão do campo em um método já existente, ou até mesmo realizar a criação de um novo método.

Por meio do Web Service de entrada, podemos receber qualquer informação dentro do Microvix ERP?

 Não!

A API de entrada é restrita. Atualmente podemos receber: Produtos, Pedidos de Compra, Orçamentos/pedidos de venda, Planos e Clientes/Fornecedores.

Qualquer solicitação de integração de dados de sistema terceiro para o Microvix, fora destes dados padrão, precisa de análise se viabilidade pois dentro do Microvix alguns dados estão amarrados a variáveis fiscais, tributárias, de estoque, financeiro e contábil, sendo inviável a reprodução dentro de métodos de Web Service.

Porque dizemos que estes Web Services são passivos?

 O Webservice de Saída Microvix é passivo pois o cliente deverá consumir as informações por meio dos métodos, de acordo com documentação padrão, ou seja, as informações não serão encaminhadas automaticamente, precisarão ser consultadas.

O Webservice de Entrada Microvix é passivo pois o cliente precisará nos enviar os dados, de acordo com documentação padrão, que serão recebidos pelo Microvix, ou seja, o Microvix não buscará estes dados automaticamente.


Dica da Semana #3 Integração

Você sabia que é possível integrar os dados do Microvix com um sistema terceiro?

Mas como será que essa integração ocorre?

O Microvix não integra diretamente com nenhuma plataforma.

Para estes casos é necessário que o cliente realize a contratação do WebService de Saída Padrão, para consumir os dados, (há um custo de ativação e mensalidade).

O cliente precisará também contratar a empresa que irá realizar a integração das informações entre o Web Service de Saída Padrão e o sistema terceiro que ele possui.

Esta empresa de integração deve ser parceira/indicada pela Linx.


Essa etapa o cliente fecha comercialmente direto com a empresa contratada.


DICA DA SEMANA #4 LINX IO

Você já ouviu falar em Linx IO?

O Linx.IO é um barramento de mensageria. Ou seja, o mecanismo que coordena o envio e a recepção de dados entre o ERP e o E-commerce.

 

Quando o cliente usa Linx.IO?

Atualmente sempre que o cliente contratar LinxCommerce, a integração será via LinxIO.

A integração como Linx.IO sempre será por intermédio do integrador Inoutway.

 

Obs 1.: Não há nenhuma ação de Arquitetura nestes casos.

 

Obs 2.: Não é possível utilizar o Linx.IO com e-commerce terceiro, somente entre produtos Linx. 



DICA DA SEMANA #5 VENDA DE SEGUROS NO MICROVIX

Imagine que uma empresa inicia a venda de seguros no Microvix com a Seguradora A e depois de um período precisa alterar para a seguradora B.

Você sabe quais os passos necessários para essa alteração?

Segue em abaixo um documento com todos os pontos relevantes.





  • Sem rótulos