Desenvolvimento Millen-4334 – Formulários - Ajuste na fonte de dados POSTAGEM CORREIOS para impressão de zeros à esquerda
Release 85
Versão 5
Autor Jaciara Silva
Processo: Vendas
Nome do Processo: Movimentações
Motivação
Ajuste realizado para adequar a impressão da etiqueta de postagem às necessidades do cliente, onde se faz necessário exibir:
a. Número da Nota - (zeros) à esquerda (9 posições, exemplo: 000000450);
b. Contador de volumes e quantidade total de volumes - 0(zeros) à esquerda (4 posições, exemplo 0001);
c. Quantidade de volumes - 0(zeros) à esquerda (4 posições, exemplo 0001);
d. CNPJ do Remetente - 14 dígitos, inclusive os 0(zeros) à esquerda.
Atenção! Este recurso não acompanha a versão do sistema. Para utilizá-lo, solicite aos nossos consultores que forneçam o módulo para instalação. Caso você não consiga fazer a instalação, entre em contato com nosso departamento comercial e solicite a visita de um consultor.
Parâmetros
Em Administrador\Formulários, configurar um layout da etiqueta de postagem a ser impressa.
Em C:\wts\files\documentos\SIGEP, salvar o layout criado.
Entradas
Configuração da etiqueta de postagem
Em Utilitários\Formulários, vamos criar uma etiqueta simples usando a fórmula para inserir os zeros à esquerda dos números, conforme solicitado, nos campos:
DOCUMENTO
VOLUME
NUM VOLUMES
CNPJ_REMETENTE
Após inserir os campos no layout da etiqueta, será necessário configurar em cada campo uma fórmula para inserir os zeros à esquerda dos números.
Selecione a fonte de dados POSTAGEM CORREIOS e insira os campos no layout.
Selecione o campo DOCUMENTO, clique com o botão direito do mouse e selecione Propriedades. Para facilitar a digitação da fórmula, arraste o marcador do campo, deixando um espaço em branco após o nome.
Digite a fórmula para os campos, inserindo o comando, a quantidade de casas, seguido de 0, separando todos com vírgula:
<<FIX(DOCUMENTO,9,0)>> Isso quer dizer que o campo documento terá nove posições e que se o número não for composto por nove dígitos, o sistema deverá preencher o restante com zeros à esquerda do número.
Depois clique em Aplicar e OK. Faça essa mesma configuração para os campos VOLUME e NUM VOLUMES.
Obs.: Para o campo CNPJ_REMENTE não é necessário fazer a configuração, porque ele já é formado por 14 dígitos.
No layout, os campos configurados com a fórmula ficarão com esta apresentação e, ao lado, temos a impressão simples dos dados dos campos, com a inserção dos zeros à esquerda, completando a quantidade de dígitos de cada numeração. Aqui foram usados 9 dígitos para o número de documento e 4 dígitos para o volume, o usuário deverá montar a fórmula de acordo com a necessidade da empresa.
No código de barras
Outra opção para este recurso, é gerar um código de barras com as informações, como no exemplo abaixo.
Para gerar um código de barras, a criação da fórmula é bem parecida. Inicie colocando um campo de códigos de barras no layout. Clique no botão e depois clique no corpo da etiqueta e arraste, para ficar com um tamanho maior.
O sistema abrirá uma janela para que o tipo de barra seja selecionado. O tipo é definido pela própria empresa, de acordo com sua necessidade. Aqui usaremos o tipo Code 128 A.
Selecione o campo DOCUMENTO e clique em Incluir, para inseri-lo no campo Código. | |
Após inserir todos os campos, monte a fórmula para cada um deles, usando o comando FIX e as quantidades de dígitos para cada um, como no exemplo abaixo, sem espaços em branco entre eles. Clique em Aplicar e OK, para salvar as configurações. | |
«CNPJ_REMETENTE»«FIX(DOCUMENTO,9,0)»«FIX(VOLUME,4,0)»«FIX(NUMVOLUMES,4,0)» |
Observe a diferença na impressão das duas barras a seguir: a primeira foi impressa com a fórmula e a segunda não foi.
Na primeira foram inseridos os zeros à esquerda dos números do documento, volume e número de volumes.
Validações e Saídas
Ajustada a fonte de dados POSTAGEM CORREIOS e a impressão de zeros à esquerda dos números de documento, volume e números de volumes embarcados.