Desenvolvimento  Millen-5354_4682_3496_3064_842 – WMS – Controle de tipo de embalagem – Atualizar tipo de volume no cadastro do produto - Ajuste
Release                   85
Desenvolvimento  Millen-4682_3496_3064_842 – WMS – Controle de tipo de embalagem – Atualizar tipo de volume no cadastro do produto
Release                   84
Desenvolvimento  Millen-3496_3064_842 – WMS – Controle de tipo de embalagem – Validação por região de entrega
Release                   83
Desenvolvimento  Millen-842 – WMS – Controle de tipo de embalagem
Release                   80
Versão                    5
Autor                      Jaciara Silva

Processo: Logística

Nome do Processo: Expedição

Acesso

Logística\Expedição\Expedição de pré-faturamento de saída

Motivação

Possibilitar à empresa fazer um controle das embalagens de seus produtos, durante o processo de conferência dos pré-faturamentos.
O processo de packing da empresa tem uma particularidade que é o fato de haver três tipos de embalagens:

  • Padrão                         é aquela que vem do fornecedor
  • Empilhável                   quando a empresa junta uma determinada quantidade do produto para envio
  • Solicita Embalagem     quando a empresa junta uma determinada quantidade do produto e embala


Obs.: Os produtos novos cadastrados no sistema, sempre serão do tipo Solicita Embalagem.

O pedido de venda é pré-faturado, conferido e faturado automaticamente. Durante o faturamento, o sistema aciona um gateway de frete, que irá selecionar a melhor transportadora, de acordo com os quesitos da empresa, e preencherá no evento de faturamento.
Durante o processo, o sistema também fará uma validação por região de entrega. Dessa forma, os pedidos serão agrupados de acordo com a região a qual pertencem, agilizando ainda mais o recebimento dos pedidos pelos clientes.

Atenção! Este recurso não acompanha a versão do sistema. Para utilizá-lo, solicite aos nossos consultores que forneçam o módulo para instalação. Caso você não consiga fazer a instalação, entre em contato com nosso departamento comercial e solicite a visita de um consultor.

Parâmetros

Em C:\wts\modules, localize e instale o módulo millenium!gf_mobly.minst. Aguarde a mensagem de módulo instalado com sucesso e depois acesse o Gerenciador de usuários, para liberar acesso ao link.
Se a empresa for utilizar um coletor de dados, deverá instalar também o módulo millenium!wms_coletor.minst.
Em Produtos e Serviços\Produtos, na guia Logística, preencha:

  • O campo Tipo de Embalagem, selecionando a opção na qual o produto se enquadra: Padrão, Empilhável ou Solicita.
  • Preencha também as dimensões do produto embalado para cálculo de frete, para todos os produtos.

Em Logística:

  1. Estoque\Cadastros\Tipos de volume, deve ser cadastrada a embalagem a ser usada quando o produto não tiver embalagem padrão e não for do tipo empilhável, informando os dados:
  • Tara
  • Código de barras
  • Largura (cm)
  • Altura (cm)
  • Comprimento (cm)
  1. TMS\Cadastros\Transportadoras, na guia Frete e Seguro:

Ligar o parâmetro Gateway Frete
No campo Módulo, selecione a opção Mobly
Preencher o campo URL cálculo de frete (API fornecida pela Mobly)
Preencher a Tabela de Tipos de Frete
Em Utilitários\Administrador\Eventos:
Configurar um evento de faturamento automático de pré-faturamento e na guia Logística, ligar o parâmetro Utiliza Melhor Transportadora.
Em Vendas\Cadastros\Tipo de pedido, na guia Geral, nos campos:

  • Reserva, selecione a opção Reservar
  • Marcar expedição em pré-faturamento de pedido, selecione a opção Não Marcar
  • Marcar pode conferir em pré-faturamento de pedido, selecione a opção Não Marcar
  • Ligar o parâmetro Gateway Mobly – Grava região de entrega na inclusão do pré-faturamento
  • No campo Evento para Faturamento Automático de pré-Faturamento, selecione o evento configurado para ser usado com o processo.

Em Mobly\Cadastros\Regiões de entrega, incluir todas as regiões para as quais a empresa realiza entregas.

Entradas

Inclusão do pedido de venda
Após a inclusão do pedido de venda, serão gerados os pré-faturamentos, que deverão ser conferidos para validação das embalagens dos produtos.

Atenção! Nesse processo, os pedidos de venda devem ser gerados com a transportadora Mobly, para que no pré-faturamento automático seja acionado o gateway de seleção do melhor transporte para a entrega do pedido.
A conferência poderá ser pelo coletor de dados ou pelo desktop, no link Expedição de Pré-Faturamento de Saída, em Logística\Expedição.
No coletor de dados, em Expedição, selecione a opção 2.7 – Expedição de pré-faturamento de saída e selecione o número do documento a ser conferido.
Em nosso exemplo, temos um pré-faturamento com três produtos e para cada um foi configurado um tipo de embalagem diferente.

Conferência de produto com embalagem padrão

Conferência do produto empilhável
Perceba que o sistema mudou seu comportamento, exibindo na tela a informação sobre o empilhamento máximo do produto.

Ao conferir a segunda unidade, o sistema atualiza a informação sobre o empilhamento permitido para o produto. Ao bipar o primeiro produto, o programa sabe as medidas e o peso.

Para cada produto bipado depois do primeiro, o programa soma o peso, e incrementa um % de altura.

Depois que todos os produtos empilháveis forem conferidos, o usuário deverá proceder com o fechamento da embalagem.

Conferência de produto com solicitação de embalagem
Neste caso, podem ocorrer duas situações:
1ª. O produto a ser embarcado sempre irá solicitar uma embalagem, pois não é o tipo de mercadoria que vem do fornecedor com embalagem individual e que possa ser usada para enviar ao consumidor.
2ª. O produto foi cadastrado recentemente no sistema e, portanto, está com o campo Tipo de Embalagem preenchido com a opção Solicita Embalagem. Porém, este produto vem do fornecedor já com uma embalagem que poderá ser usada para enviar ao consumidor. Para este produto, no momento da conferência de embarque, o funcionário irá informar as dimensões da embalagem para que o cadastro do produto possa ser atualizado pelo sistema. Este processo dispensa a operação manual de entrar no cadastro de cada produto novo e alterar manualmente suas dimensões para o cálculo de frete.
Então, vamos simular as duas situações para observar o comportamento do sistema.

1ª. Produto que sempre solicita embalagem
Ao conferir um produto que solicita embalagem, novamente, o sistema muda de comportamento. Após a leitura do código de barras do produto, deverá ser feita a leitura do código de barras da embalagem (aquela que foi cadastrada no cadastro de tipos de volumes). Faça a conferência de toda a quantidade do produto e depois faça a leitura do código de barras da embalagem do produto. Dessa forma, o programa saberá que todos os produtos bipados anteriormente estão em uma embalagem e somará o peso e as medidas que estão cadastradas na embalagem informada.
Feita a leitura do código de barras da embalagem, o sistema emitirá uma mensagem informando que a embalagem foi fechada.

Feita a conferência de todos os itens do pré-faturamento, finalize a conferência, teclando F12.

Atenção! A mensagem de confirmação da conferência poderá demorar alguns instantes para ser exibida, porque o sistema estará executando o processo de faturamento automático do pedido de venda, de acordo com a configuração feita no tipo de pedido.
Durante o faturamento, também será feita a consulta no gateway de frete, para selecionar a melhor transportadora para realizar a entrega do pedido.

2ª. Produto que solicita embalagem, mas tem embalagem de fornecedor
Neste caso, será necessária uma configuração a mais no cadastro de Tipo de Volume. Além das dimensões e do código de barras, o parâmetro Padrão (Fornecedor) deverá estar ligado.

Vamos começar visualizando as informações no cadastro do produto. Observe o tipo de embalagem e as dimensões para cálculo do frete.

A seguir, no coletor de dados, temos um pré-faturamento, aguardando em expedição, e vamos fazer sua conferência para mostrar o reflexo do parâmetro que foi ativado no cadastro do tipo de volume.

Após fazer a leitura de todos os itens, vamos fazer a leitura do código de barras da embalagem e finalizar a conferência.

Aqui também, após a conferência será executado o evento automático de faturamento e a emissão da nota fiscal.

Após a emissão da nota fiscal, vamos consultar novamente o cadastro do produto. Acesse a guia Logística e veja que o sistema alterou o tipo de embalagem.
Na próxima vez que este produto for conferido, ele já estará com a informação da embalagem padrão do fornecedor.

Validações e Saídas

Finalizada a conferência do pré-faturamento, vamos consultar as movimentações de vendas. Observe que há uma movimentação incluída para o pedido de venda.
Entre na alteração da movimentação e localize as informações sobre o frete. Perceba que a transportadora e o tipo de frete também foram preenchidos automaticamente, de acordo com o gateway de frete, responsável pela escolha da melhor opção de frete para a entrega.


E, também foi emitida a nota fiscal da operação de venda.

Atenção! A emissão da nota fiscal deverá ser de acordo com sua natureza: venda para consumidor ou entrega por conta e ordem de terceiro.

Validação por região de entrega

Em Logística\expedição, na tela de inclusão de embarques, o sistema fará uma validação de acordo com a região de entrega cadastrada no pedido de venda e não permitirá a criação de embarques com notas fiscais de pedidos com regiões diferentes. Observe na mensagem de alerta que o sistema informa as regiões das notas fiscais selecionadas.

A mesma validação será feita na inclusão de embarques pelo coletor de dados. O sistema bloqueará a ação e emitirá uma mensagem de alerta, informando sobre a divergência de regiões de entrega dos pedidos das notas.

  • Sem rótulos