Desenvolvimento Millen-828 – Produto com variação de volume
Release                  81
Versão                   5
Autor                    Jaciara Silva

Processo: Logística

Nome do Processo: WMS

Acesso

Logística\WMS

Motivação

Recurso desenvolvido para empresas que trabalham com variação de volumes para armazenamento de seus produtos, como móveis, por exemplo. Neste caso, um mesmo produto poderá ser acondicionado de várias formas diferentes pelo fornecedor, porém quando recebido para armazenagem será sempre o mesmo produto.
Para atender esta necessidade, foi criado o Controle por Volumes, no cadastro do produto. A empresa dará entrada no estoque de produto acabado e o Millennium ERP identificará que se trata de um controle de estoque diferenciado, passando a vincular o produto aos volumes que o compõem.
Nas fases de separação e conferência, o sistema movimentará os volumes do produto, para garantir que nenhum componente deixe de ser entregue ao consumidor final.
No controle de estoque e faturamento o sistema irá considerar o produto acabado, na mesma forma em que deu entrada no recebimento de mercadoria.

Atenção! Este recurso não acompanha a versão do sistema. Para utilizá-lo, solicite aos nossos consultores que forneçam o módulo para instalação. Caso você não consiga fazer a instalação, entre em contato com nosso departamento comercial e solicite a visita de um consultor.

Parâmetros

Em C:\wts\modules, localize e instale o módulo millenium!wms_coletor.minst. Aguarde a mensagem de módulo instalado com sucesso e depois acesse o Gerenciador de usuários, para liberar acesso ao link.
Em Produtos e Serviços\Produtos, na guia Logística, fazer o cadastro dos volumes do produto.

Entradas

Cadastro dos volumes do produto
Versão de volumes
Cada vez que o fornecedor mudar a forma de acondicionar as peças dos produtos, deverá ser criada uma versão desses volumes.
Antes de dar a entrada do produto no estoque pela primeira vez, deverá ser cadastrada a primeira versão dos volumes. No exemplo a seguir temos o cadastro da primeira versão dos volumes de um determinado produto. Então temos, para este produto, três volumes que juntos formam o produto acabado.
Comece preenchendo as colunas das medidas. A coluna Volume será preenchida pelo sistema, assim que o cursor passar para a linha seguinte. E a coluna Versão será preenchida assim que a alteração no cadastro do produto for efetivada.

Atenção! O sistema sempre usará a última versão de volumes que estiver configurada no cadastro do produto para dar entrada no estoque.

Entrada de produto com controle de volumes

Antes de dar entrada no produto, vamos consultar o saldo de seu estoque. O produto que usaremos neste exemplo está com saldo zero.
Daremos entrada em apenas uma unidade do produto, para que fique mais fácil visualizar o armazenamento e a movimentação dos volumes, conforme configuramos em seu cadastro.

Novamente consultando o estoque do produto, temos o saldo de uma unidade do produto acabado.

Agora, vamos fazer outra consulta para ver como o sistema tratou a questão dos volumes que acondicionam o produto, na forma como o fornecedor enviou.
Ao dar entrada da mercadoria, automaticamente foi identificado que o produto era do tipo que controla estoque por volumes, conforme configurado em seu cadastro. De acordo com a configuração da regra de WMS usada no evento de recebimento, os produtos foram transferidos do local de origem "SEM LOCAL", para o local de destino ZONA 1.1.1.1.1.
Na consulta à transferência de locais gerada na movimentação de recebimento de mercadorias, podemos visualizar os locais para onde os volumes foram enviados para o armazenamento. Outra observação a ser feita é no código do produto, que recebeu alguns caracteres a mais com a finalizada de vincular cada volume ao seu produto acabado respectivo. O código do nosso produto acabado era 828 e os códigos gerados para os volumes foram:

8280000001-4
8280000001-5
8280000001-6

Onde 8280000001- 4, 5 e 6 referem-se ao código de barras dos volumes configurados no cadastro do produto. Observe que o sistema usou a segunda versão de volumes cadastrada para o produto, porque ela é a mais recente.

Para consultar o estoque dos volumes, teremos que usar o código gerado pelo sistema e não o código do produto acabado, do qual o volume se originou. Em Logística\WMS\Consulta estoque por local, podemos ver a quantidade de cada volume lançado em seu local. Na imagem podemos ver o lançamento do volume 4 e uma quantidade respectiva. Consulte também os volumes 5 e 6 e verá que o mesmo saldo será exibido para cada um.

Faturamento de produto com controle de volumes

O pedido de venda deverá ser gerado informando o código do produto acabado, nunca dos volumes que acondicionam o produto.

Após a inclusão do pedido, que deverá estar aprovado, o sistema incluirá automaticamente um pré-faturamento. Na consulta ao estoque do produto, podemos ver que foi feita a reserva de uma unidade.

Conferência de separação para produtos com controle por volume

Na etapa de conferência, onde o produto será separado para envio, o sistema muda novamente seu comportamento e passa a "enxergar" os volumes que compõem o produto acabado, garantindo que nenhum componente deixará de ser enviado para o cliente.
Perceba na imagem que para a conferência do pré-faturamento foram exibidos os três volumes que acondicionam o produto acabado. Dessa forma, o funcionário da separação saberá exatamente quais os volumes que fazem parte do produto que está no pedido.

A conferência poderá ser feita pelo processo manual ou com o de um coletor de dados. Antes de conferir o pré-faturamento, vamos consultar o estoque de um dos volumes do produto e observar que ele está reservado. O mesmo deve ocorrer para todos os volumes que componham o produto acabado.

Para conferir pelo coletor de dados, vamos consultar a rota de conferência gerada, em Logística\WMS\Transferência de locais de estoque.

No coletor de dados, será exibido um volume por vez, para que a conferência do local de origem seja feita. O usuário deverá informar o código do volume para conferir.

A regra de WMS usada definiu que os locais de destino já estariam conferidos, portanto aqui temos apenas que finalizar a conferência de destino. Observe que o totalizador mostrar que os três itens foram conferidos.

Após finalizar a conferência de destino, faremos uma nova consulta no estoque de volumes. Perceba que não há mais nenhum dos volumes referentes ao produto 828. Feita a separação, o estoque de volume deve ser baixado. Nesse exemplo, ele foi zerado porque demos entrada em apenas uma unidade do produto acabado, para demonstrar o funcionamento do recurso. O mesmo não pode ocorrer com o estoque do produto acabado. Este deve permanecer até o faturamento do pedido de venda.

Conferência do pré-faturamento para produtos controlados por volume

Separados os volumes, já é possível fazer a conferência do pré-faturamento e faturar o pedido de venda. Ao acessar o pré-faturamento para conferência, perceba que na tela estão laçados os volumes do produto e não o produto acabado.
Finalize a conferência dos volumes e vamos faturar o pré-faturamento do pedido.

Validações e Saídas

No evento de faturamento, o produto acabado é que será carregado no grid.

Após o faturamento, na consulte de estoque do produto acabado, podemos ver que a quantidade foi zerada.

Na nota fiscal e no Danfe também serão impressos o código do produto acabado.

  • Sem rótulos