Desenvolvimento Millen-1609_1610_1611_1612 – Importação de planilha de locais de estoque vinculado ao cadastro de funcionários
Release 81
Versão 5
Autor Jaciara Silva
Processo: Logística
Nome do Processo: WMS – Conferência de pré-faturamento
Acesso
Em Utilitários\Empresa\Funcionários\Integrações
Motivação
Gerar vínculo entre o cadastro de funcionários e os locais de estoque, para ser utilizado durante o processo de conferência dos pré-faturamentos. Dessa forma, o funcionário terá acesso somente aos locais de estoque liberados para ele trabalhar.
Na regra WMS de conferência por Colmeia, foi criado o campo tipo colmeia, para que a empresa selecione entre as opções:
Fixa- mantendo o comportamento padrão de conferência por colmeia
Móvel- novo comportamento, onde, após bipar cada produto, o programa solicitará a bipagem dos locais de origem e destino em sequência, atendendo à necessidade do carrinho com os cestos, onde cada cesto é um local de colmeia, o usuário bipa o produto na origem e em sequência bipa o cesto no carrinho, onde o produto será colocado.
Atenção! Este recurso não acompanha a versão do sistema. Para utilizá-lo, solicite aos nossos consultores que forneçam o módulo para instalação. Caso você não consiga fazer a instalação, entre em contato com nosso departamento comercial e solicite a visita de um consultor.
Parâmetros
Em C:\wts\modules, localize e instale o módulo millenium!wms_coletor.minst. Aguarde a mensagem de módulo instalado com sucesso e depois acesse o Gerenciador de usuários, para liberar acesso ao link.
Mais duas configurações serão necessárias no Gerenciador de Usuários:
A primeira será liberar o link para acesso à importação da planilha.
A outra é configurar o usuário do sistema, selecionando o nome do funcionário que irá operar o coletor de dados. Vamos definir um usuário TESTE e fazer seu vínculo com o funcionário Pedro, que importamos para o sistema, na planilha acima.
Selecione o grupo no qual o funcionário será vinculado, localize o usuário e ao clicar duas vezes sobre o usuário TESTE, abrirá uma nova janela, onde poderemos selecionar o nome do funcionário.
Em Logística\WMS\Cadastros\Regras WMS, selecione a regra de conferência por colmeia que será usada durante o processo de separação dos produtos. Localize o parâmetro Tipo de Colmeia e selecione a opção Móvel (Carrinho).
Entradas
Preenchimento da planilha
O primeiro passo é obter o modelo de planilha a ser preenchido.
Em Utilitários\Empresa\Funcionários\Integrações\Planilha de Excel, clique em Exportar Modelos e salve, em um diretório a sua escolha.
A seguir, acesse a planilha e preencha as informações, de acordo com cada coluna. O local de estoque no qual o funcionário poderá atuar deve ser inofrmado na coluna ZONA.
O sistema não permitirá que esta planilha seja alterada, então, após o preenchimento, será necessário salvá-la com outro nome.
Vamos incluir um novo funcionário, PEDRO, e atualizar o outro, TIAGO. Sendo que, o Pedro terá acesso às zonas 1 e 2 e o Tiago somente à zona 1.
Atenção! Os nomes das colunas não devem ser alterados, para que o sistema possa fazer a importação das informações corretamente.
Importação da planilha
Na mesma tela onde o modelo para preenchimento foi exportado, clique no link Carregar Planilha de Excel. Selecione a planilha, clique em Abrir. A seguir, selecione a opção FUNCIONÁRIOS e clique no link Importar Selecionados. Aguarde a mensagem de importação realizada com sucesso e observe que o sistema exibe na tela o resultado da importação.
Vamos voltar ao cadastro de funcionários, em Utilitários\Empresa, e consultar as informações importadas via planilha. Na importação enviamos dois funcionários, um deles, Tiago, para atualização, informando apenas a zona a ser preenchida no cadastro e o outro, Pedro, para inserir no cadastro como novo funcionário. Ao consultar o cadastro de funcionários, veremos que o Pedro foi incluído no sistema e, na guia WMS, podemos visualizar as zonas às quais ele terá acesso.
E para o Tiago, foi feita a atualização, informando a zona 1.
Feito o vínculo entre o funcionário e os locais de estoque da filial, podemos ver o reflexo na conferência de produtos com o coletor de dados.
Após a inclusão do lote de separação e sua liberação para conferência, podemos iniciar a conferência no coletor de dados. Para logar no coletor vamos informar o usuário TESTE, que está vinculado ao funcionário Pedro.
Ao selecionar o lote, o sistema inicia a rota de conferência, solicitando o endereço inicial.
Na sequência, informe a ordem na qual a conferência irá acontecer
Entre com o código do produto e seu local de origem. Ao efetivar, o sistema não irá solicitar o lançamento do produto seguinte, como ocorre no tipo Fixo de conferência.
Será solicitado o endereço de destino, ou seja, o cesto no qual o produto será armazenado durante a conferência. Então, serão exibidas as opções de locais (cestos), para que o usuário selecione.
Como havia apenas um produto no pedido, podemos finalizar a conferência e mover o pedido finalizado.
A seguir, finalize o pedido, encerrando a rota de conferência.
Validações e Saídas
Após conferir o local de origem do produto, o sistema pede na sequência o local de destino, para que o usuário informe o cesto em que irá colocá-lo.















