Desenvolvimento  Millen-1603 – Notificações por WhatsApp – Integração Zenvia
Release                  85
Versão                   5
Autor                     Jaciara Silva


Processo: Workflow

Nome do Processo: Workflow

Motivação

A partir dessa integração, o usuário do sistema poderá configurar a execução dos processos para interagir com os usuários do aplicativo de mensagens WhatsApp, enviando notificações nas mais diversas situações.
Utilizando o recurso do Workflow, os processos poderão ser configurados com tarefas de envio de notificações, que serão disparados pelo sistema automaticamente e serão entregues ao destinatário, pela plataforma Zenvia, através do aplicativo.
Para utilizar este recurso, antes é necessário adquirir o serviço junto à plataforma Zenvia, responsável pelo controle das entregas das notificações aos usuários do aplicativo WhatsApp.

Contato para ter informações sobre o serviço através do e-mail [email protected]

Atenção! Este recurso não acompanha a versão do sistema. Para utilizá-lo, solicite aos nossos consultores que forneçam o módulo para instalação. Caso você não consiga fazer a instalação, entre em contato com nosso departamento comercial e solicite a visita de um consultor.

Parâmetros

Em C:\wts\modules, localize e instale o módulo wtssystem!messenger_zenvia.minst. Aguarde a mensagem de módulo instalado com sucesso e depois acesse o Gerenciador de usuários, para liberar acesso ao link.
Ter uma conta cadastrada na Zenvia – Para cadastrar acesse o link https://app.zenvia.com
Em Utilitários:

  1. Administrador:
  • Emails\Contas de e-mails – Deve ser cadastrada uma conta específica para usar com este recurso
  • Configurações Gerais\Configurações Zenvia, preencha o campo Token API, que será fornecido pela Zenvia, após o cadastramento de uma conta para utilização do serviço.


  1. Workflow – Será necessário que a empresa tenha um modelo de workflow desenhado, para que os envios das mensagens possam ser realizados automaticamente pelo sistema.

Em Vendas\Cadastros\Clientes, na guia Geral, é imprescindível preencher os campos de telefones, caso a empresa pretenda enviar notificações individuais para os clientes:

  • DDD
  • Fone

Atenção! Para que este recurso funcione é necessário que o WtsMessenger esteja ativado.

Entradas

Cadastrando uma conta para envio de notificações via WhatsApp
Em Utilitários\Administrador\Emails, selecione Contas de e-mails, na tela de inclusão, preencha os campos, conforme segue:
Nome - Com uma informação que identifique a função da conta, como no exemplo abaixo.
Tipo do Envio- Selecione a opção Zenvia
Endereço de Email (ou telefone)- Nesse campo deve ser informada a palavra-chave fornecida pela Zenvia, quando a conta do serviço foi criada na plataforma.

Criando templates para envio de notificações via WhatsApp
Em Utilitários\Workflow, selecione a opção Template de Envio de Mensagens. Na tela de inclusão, preencha os campos conforme segue:
Descrição - Com uma informação que identifique a função do template, como no exemplo abaixo.
Corpo - Digite o texto da mensagem a ser enviada.
Conta Remetente- Selecione a conta criada para ser usada com o recurso.
Clique em Salvar, para gravar o template criado.

Configurando workflow para enviar notificações via WhatsApp
O passo seguinte é criar uma tarefa no workflow do processo, para que o envio das notificações seja disparado automaticamente pelo sistema.
Em Utilitários\Workflow\Modelos de Workflow, faça uma consulta e selecione o modelo no qual o disparo de notificações será realizado.
Na tela de configuração deve ser incluída uma tarefa responsável pelo disparo das notificações. Nas propriedades da tarefa, configure os parâmetros:
Conteúdo - Esse campo também poderá ser preenchido com um texto, que será enviado no disparo da notificação, junto com a mensagem do template selecionado.
Recipients - Poderá conter um valor fixo, por exemplo, o número do celular para onde sempre deverá ser enviada a notificação. Ou, uma variável, informando ao sistema onde irá buscar o número do celular, no caso de não ser sempre o mesmo.

Atenção! Se o campo for preenchido com um número de celular, é necessário informar o DDD mas não precisa colocar o prefixo 55 (Brasil) porque o sistema assumirá automaticamente.

Rótulo -     Nome que identifica a tarefa no workflow.
Template - Que foi criado para ser usado no processo.

Importante! Se não houver uma mensagem preenchida no campo Corpo do template selecionado e, se o campo Conteúdo também não estiver preenchido, não será possível fazer o disparo da notificação. É NECESSÁRIO QUE TENHA UMA MENSAGEM PREENCHIDA EM PELO MENOS UM DELES.

Enviando notificações via WhatsApp a partir do e-Millennium

No exemplo do workflow acima, quando o processo chega na tarefa de envio de notificação, o sistema dispara automaticamente a mensagem para o número definido na propriedade da regra.
Nesse processo, foi enviada uma notificação durante a inclusão de um pedido de venda para o cliente.

Validações e Saídas

Serão disparadas notificações por meio do aplicativo WhatsApp, conforme a configuração definida no sistema.

  • Sem rótulos