Desenvolvimento    Millen-15057_22482_22742 - Integração VTEX - Integrar Serviço Garantia Estendida – Ajuste na integração
Release                     101
Versão                       5
Autor                        André Mota

Processo: Venda

Nome do Processo: Integração de Vitrine para Venda de Garantia Estendida

Motivação

Este novo recurso permite que o e-Millennium realize a integração entre um site de e-commerce (utilizando plataforma VTEX) e o ERP SAP para a comercialização de garantias estendias/seguros de produtos já vendidos em pedidos anteriores. Antes, a integração entre e-Millennium e plataforma possibilitava a compra de um serviço (garantia estendida/seguro) apenas quando relacionado a um produto (por exemplo: smartphone, notebook) no mesmo pedido.
O desenvolvimento foi realizado, portanto, para atender a importação e a consulta de pedidos em dois momentos distintos – na importação dos pedidos da plataforma que contêm os produtos (serviços de garantia/seguro) não atrelados a produtos acabados, sem nota fiscal; e na consulta de faturamento Assurant (seguradora): o consumidor (SAP) faz a busca dos serviços (garantia/seguro), vendidos na plataforma, importados e validados pelo e-Millennium.

Ajuste realizado
O cliente estava implantando a customização MILLEN-15057, ao tentar rodar um método específico, recebeu um erro informando que faltava um campo no banco e entrou e contato para resolvermos.

Causa/Motivo
Erro no SQL Server ao chamar, excessivamente, uma Stored Procedures ou uma Triggers, sem se obter uma finalização (chamadas recursivas), devido a versão antiga do banco de dados. O erro é provocado por uma trigger que invoca um SEQUENCE para preencher o novo campo TRANS_ID_NF da tabela PEDIDO_VENDA.

Solução

  1. Remover a trigger I_U_SEQ_PEDIDO_VENDA_TRANS_ID_N da tabela PEDIDO_VENDA, remover o campo TRANS_ID_NF da tabela PEDIDO_VENDA, adicionar o novo campo TRANS_ID_NF na tabela POSI_PEDIDOV através do DBDic.
  2. Foi feito um LEFT JOIN com a tabela POSI_PEDIDOV para garantir a consistência da informação no SELECT de pedidos Assurant no método millenium_fv_positivo.pedido_venda.listafaturamento_assurant_pedido.


Atenção! Este recurso não acompanha a versão do sistema. Para utilizá-lo, solicite aos nossos consultores que forneçam o módulo para instalação. Caso você não consiga fazer a instalação, entre em contato com nosso departamento comercial e solicite a visita de um consultor.

Parâmetros

  • Instalar os módulos millenium!dados_lgpd.minst, millenium!mpositivo.minst, millenium_fv_positivo.minst e millenium_eco_active_vtex!mpositivo.minst. Para informações sobre como fazer a instalação de módulos no e-Millennium acesse o Manual de instalação de módulos no e-Millennium.

Entradas

Cadastrando a vitrine do e-commerce A vitrine foi criada para que os pedidos (sem nota fiscal) sejam baixados a partir do endpoint do cliente. O endpoint é gerado automaticamente com base nas configurações padrão da VTEX e no campo Nome do cliente em Configurações Adicionais da vitrine. Siga os passos abaixo para as configurações:

  1. Acesse a tela Lista de Vitrines pelo caminho: Produtos e Serviços > Vitrine > Vitrines;

  2. Clique em Incluir Vitrine e crie a vitrine. Você também pode selecionar uma vitrine já existente e clicar em Copiar. Na tela Copiar, na guia Vitrine, inclua novos Código e Descrição. No campo Exportador, selecione a opção VTEX (ACTIVE);

  3. Na seção Configuração do servidor, habilite a chave Publicar no Servidor Atual;

  4. Na seção Integração de Pedidos, habilite a chave Importar Pedidos;

  5. Na guia Configurações de Pedido, digite o Prefixo do Código do Pedido;

  6. Como Tipo de Pedido, selecione o tipo criado para as vendas em sites (WEBSITE);

  7. Clique em Executar;

  8. Na tela Lista de Vitrines (Produtos e Serviços > Vitrine > Vitrines), busque e selecione a vitrine.

  9. Clique em Ações/Configurações Adicionais;

  10. Na tela Configurações VTEX (ACTIVE), guia Geral, digite o Nome do Cliente usado na integração;

  11. Na seção Integração via Rest, inclua a AppKey e a AppToken, usadas na integração de pedidos via Rest;

  12. Clique em Executar.

  • Associar serviços de garantia/seguro: na vitrine da Assurant, associe os produtos (serviços de garantia/seguro, sem nota fiscal), que serão comercializados no site de e-commerce (utilizando plataforma VTEX). Para isso, siga os passos abaixo:
  1. Na tela Lista de Vitrines (Produtos e Serviços > Vitrine > Vitrines), busque e selecione a vitrine;

  2. Clique em Ações/Configurações Adicionais;

  3. Na tela Configurações VTEX (ACTIVE), guia Assurant, associe os produtos (serviços de garantia/seguro);

  4. Vincule o produto da vitrine com o produto no cadastro do Millennium, fazendo um ‘De/Para’.

  5. Clique em Executar.

Configurando o cadastro de serviço

Para configurar um serviço, siga as etapas abaixo:

  1. Acesse a tela Lista Serviços pelo caminho: Produtos e Serviços > Serviços;
  2. Clique em Incluir Vitrine e crie a vitrine. Você também pode selecionar uma vitrine já existente e clicar em Copiar. Na tela Copiar, na guia Vitrine, inclua novos Código e Descrição. No campo Exportador, selecione a opção VTEX (ACTIVE);

Importação dos pedidos VTEX

Os produtos são importados pelo método millenium_vitrine.vitrine.importar de forma automatizada. O método millenium_eco_active_vtex!mpositivo.import.processadadoscustomizados foi estendido para que os produtos (serviços de garantia/seguro, sem nota fiscal) sejam verificados, durante o processo de importação de pedidos.

A VTEX envia o pedido de venda como um item ‘convencional’. Na observação do pedido, é gravado o número de série (serial number) do produto ao qual deverá ser relacionado o serviço (seguro Assurant). Na integração, o item ‘convencional’ é removido do pedido, fazendo com que o sistema realize o tratamento apenas para o(s) serviço(s) contidos neste pedido.

Vale destacar que o sistema só aceitará os produtos/serviços que estão associados no e-Millennium (Produtos e Serviços > Vitrine > Vitrines/Ações/Configurações Adicionais/guia Assurant). Antes de executar o método millenium_vitrine.vitrine.importar, realize as configurações de importação de pedidos (ver item Parâmetros).

Consulta de faturamento Assurant

Para recuperar os pedidos importados, é preciso executar o método millenium_fv_positivo.pedido_venda.listafaturamento_assurant. Esse método será executado pelo consumidor (SAP) e retornará os pedidos que estão e não estão atrelados a notas fiscais. Os pedidos sem notas fiscais são os serviços (garantias/seguros) que foram vendidos avulsos na plataforma e irão gerar os bilhetes de seguro.

Esta implementação, portanto, acrescenta registros da movimentação do produto (serviço garantia/seguro) mesmo sem nota fiscal, por meio de um campo na tabela de pedidos que deverá receber informações referentes à fila de integração das notas fiscais. Também foi criada tabela para associar os serviços de seguro (produto acabado) da plataforma com os serviços de seguro (produto) do e-Millennium.

Atributos que poderão deixar de ser retornados na consulta da API

Como os pedidos do ‘tipo’ Assurant não são faturados pelo e-Millennium, não há o registro de nota fiscal emitido por ele. E, como o pedido é recuperado pelo SAP, tendo como parâmetro uma movimentação com nota, alguns atributos listados abaixo podem não retornar na consulta:

  • COD_EVENTO
  • NF
  • N_FABR_IMPR
  • CHAVE_NF
  • PROTOCOLO_NF
  • RECIBO_NF
  • SERIE_NF
  • DATA_AUTORIZACAO_NF
  • V_ICMS_UF_DEST
  • V_ICMS_UF_REMET
  • CANCELADO
  • DATACANCELAMENTO
  • NOTA_REF
  • SERIE_REF
  • MENSAGEM_NFE
  • DATA_HORA_EMISSAO
  • NF.CUP_FIS
  • NF.DIGITADA
  • NF.MODELO
  • NF.ICMS
  • NF.V_ICMS
  • NF.IPI
  • NF.V_IPI
  • NF.ICMSS
  • NF.V_ICMSS
  • NF.B_PIS
  • NF.V_PIS
  • NF.B_COFINS
  • NF.V_COFINS
  • VALOR_DESP_ACESS
  • VALOR_SEGURO VALOR_NF
  • VITRINE
  • COD_FILIAL_RETIRA
  • CNPJ_FILIAL_RETIRA
  • V_FCP_UF_DEST
  • Sem rótulos