Identificar as URLs visitadas e até mesmo o tempo em que o cliente permaneceu nelas.
O que são metas no Google Analytics?
Conversões são as ações que os usuários podem realizar em seu site, gerando valor para a sua empresa. No caso de uma loja virtual, por exemplo, a conversão principal seria a venda. O Google Analytics permite que você defina e meça quatro tipos de metas relacionadas à conversão em seu site:
• URL de destino: é a página visitada pelo usuário. Pode ser uma em que você agradece pela compra ou recepciona um novo cliente;
• Duração da visita: é o tempo médio que os visitantes costumam passar na página. Se eles ficam poucos segundos, você pode se perguntar se o conteúdo está atrativo o suficiente;
• Páginas visitadas: corresponde à quantidade de páginas que o usuário visita em uma sessão, ou seja, em um único acesso;
• Evento: ocorre quando algum visitante realiza uma ação previamente definida como um “evento” por você: compartilhamento nas redes sociais, clique em um anúncio, entre outros.
Como configurar metas e funis?
Um funil de conversão permite que você especifique o caminho que os visitantes do seu site precisarão seguir para realizar um determinado objetivo. Pode ser, por exemplo, a série de páginas pelas quais seu cliente deve passar para completar uma compra em sua loja.
Com a definição dos passos de um funil de conversão, o Google Analytics possibilita o acompanhamento da página de entrada e saída do site, ou seja, por onde os visitantes chegam e, em qual momento eles abandonam seu e-commerce. Assim, você identifica as páginas em que está perdendo dinheiro, podendo elaborar estratégias para otimizá-las.
Agora que você já sabe o que são funis e metas, vejamos como configurar o Google Analytics para medir a quantidade de vendas geradas em sua loja virtual. É importante lembrar que esses objetivos não medirão o faturamento e outros fatores relacionados: apenas as vendas em si. Preparado?
- Acesse o painel do Google Analytics e clique em Administrador
![1600](https://files.readme.io/0005710-2019-12-03_17h12_42.png)
- Vista de Propriedade, clique em Metas
![1600](https://files.readme.io/8eb0626-2019-12-03_17h17_08.png)
- Selecione Nova meta
![1600](https://files.readme.io/119e65f-2019-12-03_17h20_27.png)
- Preencha os atributos da meta que você deseja definir
![1600](https://files.readme.io/e70cb0b-2019-12-03_17h22_08.png)
- Em Detalhes da meta, ative o funil de conversão e configure todas as etapas pelas quais o cliente passará até concluir a compra
- Destino: /checkout/easy/confirmation.*$
- Identificação: /checkout/easy/signin
- Cadastro: /checkout/easy/signup
- Entrega: /checkout/easy/delivery
- Pagamento: /checkout/easy/payment
![1600](https://files.readme.io/8462ca2-2019-12-03_17h24_32.png)
Visualização de Funil.
Para que possa acompanhar as metas, pode acessar Conversão > Metas > Visualização de funil.