Desenvolvimento           Millen-7993 – Bloqueio de faturamento para clientes com título vencido

Release                             62_32_2

Versão                              5

Autor                                Jaciara Silva

 

Processo: Financeiro

Nome do Processo: A Receber

 

Motivação

Garantir que novos faturamentos de pedidos não sejam realizados para clientes com títulos em aberto e que estejam vencidos a um período superior àquele determinado pela empresa.

Os pedidos de clientes que se encontrarem nesse tipo de situação serão direcionados para tratativas específicas no departamento financeiro da empresa e, portanto, não poderão ter seus pedidos faturados automaticamente.

 

Parâmetros

Em Utilitários\Administrador\Configurações Gerais\Financeiro\A Receber, na guia Juros\Multa\Mora, preencher o parâmetro: Dias de Validação Pós Vencimento do Boleto.

 

Em Vendas\Cadastros\Clientes, na guia Dados Financeiros do Cliente, o campo Dias de Validação pós Vencimento do Boleto.

 

Atenção! A configuração no cadastro do cliente deve ser usada apenas nos casos em que a empresa optar por dar tratamento diferenciado para os clientes.

 

Entradas

Este é o método a ser executado para verificar se o cliente selecionado possui títulos em atraso ou não, se é um cliente bloqueado ou não, ou se o cliente é tratado como exceção.

 

Em C:\wts\iEditor.exe, abrir o wts millenium.wts. No objeto CLIENTES é possível acessar o método MILLENIUM.CLIENTES.CONSULTABOLETOATRASADO.

 

Bloqueio de Faturamentos

Para agilizar a tarefa de bloquear/desbloquear os clientes, com bases nos títulos vencidos, foi criada uma tela na qual é possível listar e filtrar os cadastros sujeitos à manutenção dos dados financeiros.

O bloqueio poderá ser feito pela quantidade de dias informada nos parâmetros gerais do sistema ou pela quantidade informada no cadastro do cliente.

Se no cadastro do cliente também estiver preenchida uma quantidade de dias para validação do atraso, o sistema irá somar as duas quantidades para realizar o bloqueio.

 

IMPORTANTE! Quando o sistema encontrar um título vencido pela quantidade de dias dos parâmetros gerais, mas houver também dias configurados no cadastro do cliente, o bloqueio somente será feito se o boleto estiver vencido além da soma dos dias das duas configurações.

 

Em Financeiro\Receber, selecione a opção Bloquear Faturamento.

 

Faça uma busca, selecione os clientes e clique em Bloquear.

 

A seguir Efetive e aguarde a mensagem de comando executado com sucesso. Faça uma para visualizar os clientes bloqueados.

 

Faça uma consulta no cadastro do cliente, na guia Dados Financeiro, e perceba que o campo Bloqueado para Boletos Vencidos está marcado.

 

Para desbloquear os clientes, o processo é o mesmo. Selecione os clientes e clique em Desbloquear. Consulte novamente o cadastro do cliente e observe que o campo foi desmarcado.

 

Exceção no bloqueio de faturamento

Podem ocorrer casos em que, mesmo estando com títulos em atraso, a empresa decida faturar pedidos para um determinado cliente. Para esses casos, é possível configurar as exceções no cadastro do cliente.

Assim como os bloqueios, as exceções podem ser feitas para um ou vários clientes ao mesmo tempo.

 

Atenção! Um cliente NUNCA poderá estar marcado com bloqueio e exceção ao mesmo tempo.

Se entra na exceção, sai do bloqueio / Se entra no bloqueio, sai da exceção

 

Definir/Alterar dias de validação pós vencimento de boleto

Para configurar a quantidade de dias de validação no cadastro do cliente, faça uma busca, selecione os clientes e acesse o link Alterar Dias.

Preencha o campo com a quantidade de dias a serem concedidos para os clientes e efetive.

 

No cadastro do cliente o campo Dias de Validade deverá ser preenchido para todos os clientes selecionados.

 

Atenção! Alterar a quantidade de dias não irá bloquear automaticamente o faturamento para os clientes. O bloqueio é feito quando o sistema identifica um boleto que atenda as condições das regras definidas nas parametrizações.

 

Histórico de alterações de bloqueios/exceções

Faça uma busca, selecione o cliente e clique em Histórico. O sistema irá registrar todas as alterações realizadas com data, hora e usuário que realizou a ação.

 


 

Validações e Saídas

O sistema bloqueará o faturamento para os clientes cujos boletos atendam as regras das parametrizações de dias de vencimento.

Os campos de bloqueio, exceção e dias para validação NUNCA estarão habilitados para alterações manuais. A única forma de alterá-los é através do processo de bloqueio de faturamento.

 

  • Sem rótulos