O que é a ferramenta? 

É um método de pontuação de crédito, usada pelas instituições financeiras para medir o risco que correm ao conceder crédito para uma determinada pessoa. É amplamente usada nos EUA, para concessão de crédito na compra de uma casa, carro, bens duráveis e financiamento estudantil. Aqui no Brasil a pontuação também é utilizada, ainda que em menor escala, por bancos e instituições financeiras, principalmente por operadoras de cartões de crédito. 

 Como funciona no SetaERP? 

Credit Score

O Credit Score é uma ferramenta de gestão financeira que tem como objetivo atrair e controlar a liberação de crédito para novos clientes com a intenção de evitar a inadimplência gerada por dívidas de curto, médio e longo prazo. Tem como base os históricos de comportamento, que são analisados em grupos de indivíduos, separando suas informações através do auxílio de tabelas de pontuação, que permitem prevenir as chances do cliente cumprir o compromisso com sua dívida. Quanto maior for a pontuação, maiores são as chances de se conseguir o crédito. 

Behaviou Score

O Behaviou Score é uma ferramenta de método similar ao Credit, onde a diferença está nos fatos geradores. Enquanto o Credit se baseia em dados estatísticos para liberação de crédito para os clientes a partir de seus cadastros (fator presente), o Behaviour considera os históricos dos pagamentos dos títulos como comparativo para a liberação ou retenção de crédito com a empresa.


 Dúvidas frequentes (FAQ)

Essa ferramenta é paga?

Sim. Deve ser contratada. Pode solicitar dentro do retaguarda > SetaStore > Menu Vendas. Clique em 'Tenho Interesse'.

A parte de permissão de acesso, configurações e como usar consta no link a seguir: CONFIGURAÇÕES: Credit Score e Behaviour no SetaERP

 Manual de uso da ferramenta

Configurações do Behaviour Score

Para acessar as configurações do Behaviour Score basta clicar no botão Behaviour Score 

Ele irá abrir a tela onde podemos configurar as faixas onde cada faixa haverá uma configuração especifica que podemos informar

O Behaviour analisa a média de pagamentos que o cliente possui em seu histórico, avaliando o período informado na Global: Meses para Análise, multiplicada pelo percentual liberado dentro das configurações da própria ferramenta. Considera-se nas médias de pagamento: Percentual Liberado. (Considera na Análise de Média de Pagamento: Crediário, Cheque, Cartão, A Vista). 

O sistema sempre verificará primeiramente a tela do Cadastro Behaviour Score - mesmo sendo um cadastro novo, o qual geralmente reflete ao Credit Score - para enquadrar o cliente dentro dos limites do crédito que será disponibilizado para esse. 

       Os cálculos do Limite Mensal do Behaviour Score é a soma dos títulos pagos dentro dos meses definidos pela Global: Meses para Análise, divididos pelo período dos pagamentos dos mesmos. 

Dentro da tela do Cadastro Behaviour Score, há vários campos a serem preenchidos dentro das faixas. As faixas são linhas de liberação de crédito aonde os clientes se enquadram. Para isso é necessário configurar os limites que diferem uma das outras ou de outras formas que sirvam para separar as classes dos clientes mesmo que alguns dados de uma faixa se repitam em outras. Sendo necessário então compreender o significado e a necessidade de cada campo a ser preenchido nas faixas. Logo são: 

Descrição da Faixa: é o nome da faixa que o cliente irá se enquadrar dentro do Behaviour Score, assim como os outros campos, quem define sua nomenclatura vai ser aquele que cadastra as faixas, sendo possível editar posteriormente. 

C/B: O C/B significa respectivamente Credit e Behaviour. Estas duas opções são o que definem para onde o sistema vai realizar os cálculos para a liberação de crédito para os clientes. Quando marcada apenas uma dessas opções o sistema apenas considerará aquela marcada, caso estejam marcadas as duas o Seta vai calcular o valor do crédito tanto para o Credit quanto para o Behaviour, e será considerado aquele que trazer o maior valor, ou seja, o mais benéfico para o cliente. 

Títulos Pagos: A quantidade de Títulos Pagos vai servir para enquadrar o perfil do cliente dentro das faixas do Behaviour separando pela quantidade de títulos pagos dentro do período definido pela Global: Meses para Análise. 

Média Atraso: Assim como os Títulos Pagos, a Média Atraso vai servir para enquadrar o perfil do cliente dentro das faixas do Behaviour considerando a média de atrasos dos pagamentos dos títulos. 

Percentual Liberado: O Percentual Liberado dentro das faixas vai servir como percentual liberado sobre o crédito. Sendo esse maior ou menos, dependendo assim da configuração da faixa. Exemplo: Um cliente que possui como Limite Mensal R$ 200,00 muda de faixa e alcança o próximo nível que considera o Percentual Liberado de 120%, logo o Limite Mensal do cliente alcança o valor de R$ 240,00. Obs.: O Percentual liberado é apenas no Behaviour Score, no Credit os valores sempre se mantem. 

Percentual Limite Venda: O Percentual Limite Venda analisa a renda do cliente como fator para a liberação de crédito caso haja variação de renda/salário. Por exemplo: Um cliente possuía uma renda de R$ 1.000,00 e um crédito de R$ 300,00 com a loja, devido a qualquer fator sua renda foi reduzida para R$ 400,00 porem seu crédito se manteve em R$ 300,00. Para esse tipo de situação o sistema considera como limite de liberação de crédito a porcentagem informada no campo Percentual Limite Venda, caso houvesse 50% lançado nesse campo o cliente passaria do crédito de R$ 300,00 para R$ 200,00 e o semáforo amarelo apareceria na tela de Análise de Crédito como aviso da situação. Logo o campo Percentual Limite Venda serve como porcentagem para liberação de crédito sobre a Renda/Salário levando em consideração reduções dos mesmos. 

Percentual Exigido Entrada: Esse campo vai informar o valor de entrada, caso necessário, que os clientes das faixas que se encontram com essa opção informada necessitam estar realizando para efetuar a venda. Lembrando que se usada à senha para liberar a venda na tela de Análise de Crédito essa vai ser aprovada, mesmo sem o lançamento de uma entrada. 

Dias Consulta SCPC: O Dias Consulta SCPC serve como requisito, para a consulta automática (caso ajustado por Ponto de Ajuste) ou consulta manual, sendo analisando o status do cliente no SCPC, o que interfere diretamente na liberação ou bloqueio de crédito. 

Reparcelamento: Nesta opção é definida a quantidade de dias para a confirmação das informações do cliente caso em algum momento houve reparcelamento em seu histórico. 

Situação-Problema 1

O Senhor Roberto da Silva se encontra na faixa de crédito 001040, lembrando que essa analisa apenas o Behavior Score. Isso devido ao fato que o cliente possuir de 1 a 2 títulos pagos, o pagamento do título se fez dentro de uma média de atraso de 0 a 40 dias. O que vai liberar para o cliente percentual de 200% sobre o seu limite mensal. 

Caso houvesse redução da renda/salário do cliente, após o enquadramento e a geração do crédito para o mesmo, o sistema iria alertar o caixa/crediarista que houve uma redução no crédito (Percentual Limite Venda) em 50% do valor da sua renda/salário. 

Por exemplo: Um cliente possuía uma renda de R$ 1.000,00 e um crédito de R$ 300,00 com a loja, devido a qualquer fator sua renda foi reduzida para R$ 400,00 porem seu crédito se manteve em R$ 300,00. Para esse tipo de situação o sistema considera como limite de liberação de crédito a porcentagem informada no campo Percentual Limite Venda, caso houvesse 50% lançado nesse campo o cliente passaria do crédito de R$ 300,00 para R$ 200,00 e o semáforo amarelo apareceria na tela de Análise de Crédito como aviso da situação. Logo o campo Percentual Limite Venda serve como porcentagem para liberação de crédito sobre a Renda/Salário levando em consideração reduções dos mesmos. 

  • Sem rótulos