Essa funcionalidade está disponível a partir da versão 3.0.18.0 - 27/10/2023.


A integração bancária com o CNAB 240 agora conta com a busca de boletos DDA automática, com este serviço permitirá que todos os boletos de pagamento emitidos contra o CNPJ da loja, sejam visualizados no contas a pagar, dessa forma poderá acessar e pagar os boletos através da integração do Linx Big Farma. 

Configuração

Existem algumas opções de configuração para melhor experiência do usuário.

Acesse o menu Configurações > Filiais > Contas a Pagar.


Figura 01 - Configuração Buscador de Boletos


Selecione as opções em destaque, para uma melhor experiência.

→ A opção "Incluir motivo para recusar boleto" virá por padrão marcada, e pode ser alterada se desejar.

→ Ao marcar a opção "Permite associar contas a pagar já existente na entrada/conferência" faz com que na entrada seja verificado se existe algum registro do contas a pagar correspondente a essa entrada, assim será aberto uma tela para que seja associado a entrada com o contas a pagar já existente.

Essa opção depende das configurações encontradas no menu Configurações > Filiais > Entradas:

  • Se o campo Contas a Pagar está “Sim" ou “Perguntar”;
  • Se o campo “Habilitar Conferência” está marcado;
  • Se o campo "Informar contas a pagar no momento da entrada" está habilitado.


→ "Associação automática de boletos por limite de aproximação..." trata-se de um limite aceitável para arredondamento para associação do boleto por aproximação de valor.

→ As opções "Permite associar automaticamente títulos com status encontrado" e "Permite associar automaticamente títulos com status encontrado parcial" são utilizados para associação automática para os status definidos em cada opção, onde o buscador automático faz a associação de acordo com os parâmetros definidos.

→ É possível ativar o buscador para o Escritório ou Loja (destaque na Figura acima), onde ao selecionar Escritório será possível definir a loja desejada, e se estiver como Loja, será utilizada a Loja física do cadastro.

→ A opção "Permite efetuar agendamento do boleto" vai depender da permissão do usuário para realizar agendamentos, com isso ao associar os boletos o sistema já realiza a sugestão do agendamento desses títulos.

O botão mostra uma lista das filiais para que essas configurações sejam repassadas para as filiais selecionadas.


Gerenciador de Buscador de Boletos

Depois de ativado o buscador de boletos no passo anterior, ele estará disponível no contas a pagar.

Vá até o menu Financeiro > Contas a Pagar.


Figura 02 - Contas a Pagar


De acordo com as configurações realizadas na Figura 01 acima, será possível realizar a busca dosboletos clicando no botão e será populada a tela com os boletos emitidos contra o CNPJ da Filial.


Figura 03 - Gerenciador de Buscador de Boletos


Nessa tela de manutenção, será possível realizar vários filtros para pesquisa.

Dentre eles:

  • Período do Vencimento - Possível selecionar por período ou então escolher os filtros pré-definidos (Hoje, Ontem, Semana atual, Mês anterior, Este mês);
  • Filtros - Defina a Filial;
  • Opções de Filtros - Nessa seção existem algumas possibilidades de filtros para melhorar a busca:
    • - Possibilidade de seleção entre pagável, impagável e pago;
    • - Seleção entre não encontrado, encontrado, parcial, inconsistência ou recusado;
    • - Marcação em sim ou não.


Nessa tela existe a Legenda onde será especificado cada condição dos boletos da pesquisa, uma breve explicação será visualizada ao passar o mouse sobre a condição, como segue abaixo:

→ Encontrado - Essa condição representa que encontramos uma única ocorrência de registro no contas a pagar que possa ser relacionada com o título apresentado no DDA;

→ Não Encontrado - Ocorre quando o sistema não localiza o registro no contas a pagar correspondente ao DDA;

→ Encontrado Parcial - Essa condição representa que encontramos mais de uma ocorrência de registro no contas a pagar que possa ser relacionada com o título apresentado no DDA;

→ Inconsistência - Ocorre quando não conseguimos identificar o fornecedor cadastrado no sistema ou quando o plano de contas não foi informado no registro do DDA;

→ Recusado - Ocorre quando há uma recusa do título DDA realizada de forma manual pelo usuário, essa recusa servirá apenas para tratamento do sistema, não é comunicada em qualquer meio a recusa realizada.


Os requisitos exigidos no sistema para que seja considerado como encontrado são:

  1. Filial
  2. Fornecedor
  3. Data de Vencimento
  4. Valor

Ou seja, se o sistema conseguir encontrar um registro no contas a pagar que atende a esses 4 requisitos a condição será marcada como encontrado.

Para a condição encontrado parcial significa que o sistema encontrou mais de um título no contas a pagar com esses requisitos, ou seja, mais de um título possui o mesmo fornecedor, vencimento e valor.


Se não for inserido período de vencimento, ao buscar os boletos (no botão em destaque da figura acima), será realizado a consulta dos boletos com vencimento a partir da data atual.

A busca retorna boletos a partir da data atual de vencimento que foram emitidos contra o CNPJ.


Para os boletos em condição "Inconsistência" será possível verificar o motivo da inconsistência na coluna de mesmo nome na grade, basta ir com a seta para direita do teclado até essa coluna e clicar 2x sobre o registro e será apresentada a mensagem da inconsistência.


Nessa tela (Figura 03 acima) constam os botões:

  •   - Realiza a verificação do fornecedor existente e cadastra esse fornecedor no banco de dados;
  • - Abre o cadastro do fornecedor;
  • - Remove a associação do contas a pagar do boleto selecionado (através das teclas de seleção padrão do sistema);
  • - Recusa o boleto selecionado (um a um), essa recusa está condicionada a configuração de incluir motivo da recusa conforme Configuração da Filial (Figura 01 acima);
  • - Realiza a associação do plano de contas do fornecedor (se este não existir);
  • - Associa um boleto ao registro do contas a pagar, e essa associação deve ser realizada ao boleto com condição "Encontrado" e "Encontrado Parcial";
  • - Realiza a inclusão e associação de vários registros selecionados ao contas a pagar, desde que esses boletos estejam com a condição "Encontrado" e "Não Encontrado".


Após realizar a Inclusão/Associação dos boletos, se a configuração (Configurações Filiais na Figura 01 acima) estiver marcada como "Permitir efetuar agendamento do boleto", o sistema já realizará a sugestão dos boletos para agendamento.



Assista aos vídeos DicaLinx para saber mais sobre as Operações:


#DicaLinx Big - Operação de Agendamento de Pagamentos - Contas a Pagar


#DicaLinx Big - Operação de Retorno de Pagamentos - Contas a Pagar

Agora o Contas a Pagar conta com uma nova forma de agendar pagamentos e processar seu retorno.

Para utilizar essa opção é necessário ter configurado a Integração Bancária, para saber como realizar essa configuração acesse o artigo Integração Bancária - Pagamento de Títulos de Cobrança de Tributos.

Configurações no Linx Big Farma

Para que a opção de Agendar Pagamentos seja habilitada, o usuário terá que liberar a permissão no grupo de usuários, para isso vá ao menu Cadastros > Usuários > Grupo de Usuários na aba "Edição (F2)" e selecione a categoria "Conta a Receber e a Pagar", selecione a opção "Permitir Agendar Pagamentos" e salve a alteração realizada clicando no botão , ou através das teclas de atalho Ctrl + G.


Figura 01 - Grupo de Usuários


Configurações no Contas a Pagar

Para utilizar o agendamento vá ao menu Financeiro > Contas a pagar, busque o(s) título(s) que deseja.


Figura 02 - Contas a Pagar


Em seguida marque o(s) título(s) utilizando a tecla de atalho F5 e clique no botão ou utilize a tecla de atalho F11,abrirá a tela para agendar pagamentos.


Figura 03 - Contas a Pagar - Agendar Pagamentos


Nesta tela serão visualizadas todas as informações que a instituição financeira receberá sobre o boleto.

  • Os campos que estão em amarelo são editáveis, ou seja, pode-se inserir descontos e acréscimos desde que estejam informados no boleto;
  • Também existe a possibilidade de agendar o pagamento antes da data de vencimento;
  • O campo Valor do pagamento pode-se editar, mas para isso o Cedente precisa informar ao banco que permite que o Sacado pague um valor menor ao informado no boleto.
  • Cedente: é o beneficiário, ou seja, aquele que emitiu o título;
  • Sacado: é o pagador, ou seja, quem paga o título emitido;
  • Sacador/Avalista: é um mediador de uma transação entre o sacado e o cedente, ou seja, o cedente contrata uma empresa terceirizada para "cobrar" por ele, neste caso essa empresa contratada emite o boleto e passa a ser o Cedente e a empresa que contratou passa a ser o sacador/avalista.

Figura 04 - Agendar Pagamentos


O botão ou a tecla de atalho F9 é utilizado para definir uma data de pagamento para um ou mais boletos que o usuário deseje sem precisar inserí-las manualmente, basta selecionar os títulos e clicar no botão, abrirá a tela Definir data de pagamento.


Figura 05 - Definir Data de Pagamento


Nesta tela pode-se inserir:

  • Uma data específica, ou seja, uma data antes ou após o vencimento fixa para todos os boletos selecionados;
  • E também escolher a opção "Para a data de vencimento dos títulos ou o próximo dia útil subsequente", que o sistema pagará no dia do vencimento ou no próximo dia útil, por exemplo, caso a data inserida caia em algum final de semana ou em algum feriado, o sistema entende isso e debita o valor no próximo dia útil.

Para que o sistema leve em consideração os feriados é necessário cadastra-los no Linx Big Farma, para cadastrar feriados vá ao menu Cadastros > Feriados e insira as informações.

Quando o vencimento do boleto cair em algum dia como fim de semana ou feriado, após o usuário ter configurado os feriados, o Linx Big Farma automaticamente altera a data para o próximo dia útil.

Para visualizar os feriados entre os boletos selecionados, basta clicar no botão e aparecerá quais feriados existem neste intervalo de tempo.


Figura 06 - Agendar Pagamentos - Feriados

O símbolo significa que o vencimento do título em questão não é dia útil.

O Banco, Agência e Conta Corrente são informações já cadastradas na integração bancária, essa informação só vincula automaticamente caso tenha apenas uma conta cadastrada para a filial informada, se tiver duas ou mais contas cadastradas os campos retornarão sem essa informação e o usuário terá que inserí-las manualmente.


Figura 07 - Agendar Pagamentos - Conta Corrente


Para isso, marque o título utilizando a tecla de atalho F5 e clique no botão ou utilizar a tecla de atalho F8.


Figura 08 - Selecionar Conta Corrente


Selecione a conta corrente desejada e clique no botão ou utilizar a tecla de atalho F3.

Pode-se utilizar essa informação para boletos diferentes ou mesmo para quando o Linx Big Farma retornar com o banco e conta corrente automático, caso queira trocar basta realizar o procedimento informado anteriormente.

Mas lembre-se só poderão ser utilizadas contas cadastradas na Integração Bancária.

Só poderão ser cadastrados títulos empresariais no CNAB240, títulos pessoais não serão aceitos, pois, o banco cruza informações se o título pertence à filial informada.

Com botão o usuário consegue filtrar os títulos da maneira que preferir, basta selecionar o que desejar.


Figura 09 - Agendar Pagamentos - Filtros


  • Filtrar por Data de vencimento fora de dia útil aparecerá a seguinte mensagem:

Figura 10 - Confirmação Dia Útil


Basta selecionar se deseja ou não.


  • Filtrar por Data de vencimento aparecerá a seguinte mensagem:


Figura 11 - Confirmação Data Vencimento


Basta selecionar as datas e filtrar.


  • Filtrar por Data de pagamento aparecerá a seguinte mensagem:


Figura 12 - Confirmação Data Pagamento


Basta selecionar as datas e filtrar.


  • Filtrar por Títulos sem Conta Corrente: Filtra os títulos que não estão com as contas para agendamento, basta selecionar os títulos e definir a conta corrente desejada.

Após ter revisado os dados e finalizado o agendamento dos pagamentos, clique no botão ou utilize a tecla de atalho F3, aparecerá a seguinte mensagem:


Figura 13 - Remessa de Agendamento dos Pagamentos


Se deseja gerar a remessa basta clicar em .


Figura 14 - Arquivo de Remessa Enviado


Clique em , aparecerá a seguinte mensagem:


Figura 15 - Gerar Relatório


Para imprimir o relatório gerado clique em .


Figura 16 - Relatório Gerado Agendamento de Pagamentos


O arquivo de remessa gerado, aparecerá na pasta de remessa cadastrada na Integração Bancária.

Após ter enviado o arquivo de remessa, o registro ficará com na frente, para indicar que este arquivo está pendente, ou seja, será necessário enviar para o banco e enquanto o mesmo não retornar informando se aceitou ou não o arquivo de remessa, eles ficarão como pendentes.


Figura 17 - Registros Pendentes

Depois enviar o arquivo de remessa, os títulos contidos nele não poderão ser alterados no contas a pagar, caso tente alterar aparecerá a mensagem:


Figura 18 - Este Registro Não Poderá ser Editado

A instituição financeira informará como o processo de envio de remessa deverá ser realizado.


Após a Instituição Financeira (banco) processar o arquivo de remessa, irá gerar um arquivo de Retorno que o usuário deverá obtê-lo e copiá-lo para a pasta de retorno configurada na Integração Bancária. Feito isso, o Linx Big Farma irá identificar a existência desse arquivo e o usuário poderá processá-lo através do botão ou utilizar a tecla de atalho F12.


Figura 19 - Processar Arquivos de Retorno

No arquivo de Retorno que a instituição financeira enviará, estarão as confirmações de agendamentos e também as baixas dos títulos.

Selecione o arquivo correto e clique em , abrirá a baixa de contas a pagar para selecionar o número do caixa.


Figura 20 - Baixa de Contas a Pagar

A tela de seleção do número do caixa no baixa de contas a pagar só aparecerá caso o usuário não tenha o Financeiro habilitado, caso o mesmo esteja habilitado a Figura 20 não aparecerá, pois o sistema já irá identificar o número do caixa pertencente.

Para procurar o arquivo de retorno em outra pasta, clique no botão e procure a pasta correta.

Após selecionar o arquivo aparecerá a seguinte mensagem:


Figura 21 - Arquivo Processado com Sucesso


Se desejar imprimir o relatório de retorno, basta clicar em .


Figura 22 - Relatório de Retorno


Figura 23 - Relatórios Gerados


Note que as contas que foram agendadas e confirmadas ficaram com os símbolos , já as contas que foram pagas e confirmadas com os símbolos e as contas que foram rejeitadas e não foram agendadas ficam com o símbolo .


Figura 24 - Contas Agendadas ou Pagas

Os próximos passos só estarão disponíveis para os usuários que estiverem com o módulo Financeiro habilitado.

Para visualizar os detalhes da baixa do título, basta clicar duas vezes no título deseja e abrirá os dados, no campo Dados da Baixa terá as informações.


Figura 25 - Dados do Título


Para visualizar os dados da baixa, clique em e abrirá a tela com os dados.


Figura 26 - Baixa Financeiro


Se desejar mais detalhes sobre o título, basta clicar no botão e aparecerá os detalhes da baixa.


Figura 27 - Detalhes Baixa