Descrição: Ao iniciar o sistema, é informado na tela a mensagem TEF 40 - Erro indefinido.
Causa: Este incidente ocorre pois, o sistema não esta reconhecendo o pinpad conectado ao PDV.
Solução: Para realizar essa correção, siga os próximos passos:
1. No menu do Windows digite: gerenciamento do computador, para acessar o gerenciador de dispositivos;
2. Selecione a opção 'Gerenciador de Dispositivos',
2.1 Selecione a opção 'Portas (COM e LTP)';
2.2 Valide com a loja qual o modelo do aparelho Pinpad utilizado e localize-o em 'Portas (COM e LTP)', clique com o botão direto no modelo identificado e selecione a opção 'Propriedades';
2.3. Selecione a aba Configurações de Porta, clique no botão Avançado, a porta configurada será exibida no campo 'Número da porta COM';
3. Abra o aplicativo D-POS acessando o Iniciar do Windows;
3.1. Acesse menu 'Configura DPOS' e insira a senha padrão Senha: dpos;
3.2. Após inserir a senha, acesse a aba Pin Pad;
3.3. Configure o campo 'Porta Com' de acordo com a que foi exibida no Gerenciador de Dispositivos no campo 'Número da porta COM';
4. Clique no botão Aplicar;
4.1. Clique no botão OK para salvar as alterações feitas;