Fluxo de integração de pedidos - HUB

A maior parte dos marketplaces utilizam o fluxo de atualização de status com início em: pedido aguardando pagamento e finalizando na entrega do produto. Porém, existem fluxos de exceção, cancelamento, reembolso e fluxos inversos, onde o processo de atualização deve partir do lojista ao invés do marketplace e vice-versa.

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Fluxo de atualização de pedidos

Não é integrado na plataforma pedidos aguardando pagamento do Mercado Livre ou Amazon.


FAo utilizar Mercado Livre serviço Fulfillment, o faturamento do pedido é gerado pelo marketplace. Neste caso a atualização é enviada do Mercado Livre para a plataforma. O ERP precisa estar adaptado para receber a atualização do status faturado. Nos demais fluxos e serviços, o faturamento deve ser realizado pelo lojista através do ERP ou plataforma.

Ao utilizar um serviço de entrega do marketplace, como B2W Entregas, Magalu Entregas, Netshoes Entregas, Mercado Envios Vip, Mercado envios Fulfillment e Amazon FulFillment, a atualização do status é realizada do marketplace para a plataforma. O ERP precisa estar adaptado para receber a atualização do status Enviado e Entregue. Nos demais fluxos e serviços, o despacho e entrega devem ser realizados pelo lojista através do ERP ou plataforma.

O lojista pode alterar um pedido enviado para exceção de entrega, a fim de comunicar um problema junto a B2W. Após, o pedido pode ser cancelado ou entregue.

Mercado Livre e Magalu não permitem o cancelamento por parte do lojista. Nos demais marketplaces, o lojista pode cancelar o pedido somente quando este está no status aguardando pagamento ou aprovado, após faturamento não é permitido cancelamento por parte do lojista.

Pagamento reembolsado

Quando o comprador solicita o cancelamento de um pedido na qual não foi despachado, o pedido é alterado pelo Mercado Livre para pagamento reembolsado, independente se já foi gerada a NFe. A plataforma recebe a atualização e realiza o cancelamento da reserva de estoque.

Se o pedido já foi enviado, é aberta uma disputa e o pagamento só é reembolsado após o lojista confirmar o retorno do produto. No momento não temos integração com a API de reclamação, então o lojista precisa acompanhar através do painel do Mercado Livre o status da disputa.

Dado as informações acima, qualquer pedido pode receber por parte do Mercado Livre o status de reembolsado (após encerramento da disputa/reclamação), sendo necessário que o ERP esteja preparado para atualizar esta informação.

O status de pagamento reembolsado está disponível somente no Mercado Livre.

Atualização parcial

Alguns marketplaces possuem fluxos de exceção, como por exemplo, quebra de pacotes de envio (mais de um código de rastreio), faturamento ( mais de uma nota fiscal por pedido), entrega e cancelamento parciais. Estas operações não são suportadas pela integração e não serão atualizadas automaticamente.

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Atualizações parciais de pedidos precisam ser realizadas diretamente no painel do marketplace, fluxo não suportado pela integração.

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