Desenvolvimento   Millen-15701 – Integração Koncilia
Release                   104
Desenvolvimento   BM-2656 / 2314 / 2315 / 2494 – Integração Koncilia
Release                    71
Versão                     5
Autor                      Jaciara Silva

Processo: Financeiro

Nome do Processo: Integração Koncilia

Motivação

O software Koncilia verifica se há divergência nas comissões, descontos e pagamentos, controlando de maneira mais automatizada, para garantir que os processos ocorram conforme contratado. Com a conciliação automática, o seller (pessoa física ou empresa) pode baixar os títulos no ERP, conectando com uma API. A partir dessa conciliação, serão detectados erros de ambos os lados do processo de vendas (marketplace e seller), evitando prejuízos operacionais e financeiros em todo ecossistema do e-commerce.
No Millennium, o usuário deverá configurar no workflow o momento em que o pedido irá entrar na fila dos envios dos pedidos de vendas e pedidos cancelados. Após o recebimento das informações, o Koncilia processa e envia os retornos para o Millennium.
Na tela de logs gerados para o Koncilia, o usuário poderá consultar os envios e retornos realizados, conforme as atualizações realizadas pela plataforma.

Atenção! Este recurso não acompanha a versão do sistema. Para utilizá-lo, solicite aos nossos consultores que forneçam o módulo para instalação. Caso você não consiga fazer a instalação, entre em contato com nosso departamento comercial e solicite a visita de um consultor.

Parâmetros

Instalar o módulo millenium!koncilia.minst. Para informações sobre como fazer a instalação de módulos no e-Millennium acesse o Manual de instalação de módulos no e-Millennium.
Em Utilitários\Administrador\Configurações Gerais, localize o grupo Koncilia. Preencha os campos de dados para acesso:

  • Caminho da URL
  • Versão da API - selecione a opção V2
  • Login - preencher
  • Senha - preencher


Atenção! O sistema manterá a versão da API antiga (V1), porém a Koncilia irá migrar todos os acessos a sua API para o novo modelo. Todos os novos clientes serão integrados com o modelo de autenticação token temporário. Os clientes que já usam gumga token poderão continuar utilizando, mas está prevista uma reformulação nas APIs e todos os clientes passarão a utilizar o token temporário. Porém, antes dessa atualização os clientes serão avisados e, provavelmente, serão necessários ajustes nas demais APIs.

Os tipos de pagamento, usados nesta integração, são definidos pela própria Koncilia, por isso não é necessário cadastrá-los no Millennium (eles serão exibidos, pois serão padrão da Koncilia). Selecione o tipo de pagamento e a natureza de pagamento correspondente no Millennium.

Em Vendas\Cadastros\Tipos de Pedidos, cadastrar os tipos que serão usados para as vendas nos marketplaces. (Seria interessante usar os nomes dos próprios marketplaces na descrição dos tipos, para facilitar sua identificação nas consultas no Millennium):

Na guia Geral Preencher os campos com as informações que identificam o tipo do pedido.
Mostrar Financeiro - ligado
Adiantamento Financeiro: - Gerar Financeiro (se a empresa utiliza o recurso de adiantamento financeiro em suas operações e neste caso o sistema seguirá a rotina padrão, que é gerar um título a pagar que será compensado com o título a receber, gerado no faturamento do pedido de venda)
- Não Gerar Financeiro ( se a empresa dispensa o recurso de adiantamento financeiro. Nesse caso, o sistema irá gerar apenas o título a receber, no momento do faturamento do pedido de venda)

Na guia KonciliaAs informações dessa guia serão usadas para gerar os títulos a pagar dos casos de cancelamentos de pedidos de venda.
** No campo Conta, selecione a conta bancária para geração do título.
** O Fornecedor, geralmente, será o próprio canal de venda, para o qual será gerado o título a pagar, nos casos de cancelamento de pedidos.

Entradas

Os envios de inclusões e cancelamentos de pedidos de vendas ocorrem de forma automática, de acordo com a configuração do workflow elaborado pela empresa. Após as integrações, o usuário poderá o visualizar o resultado por meio de logs. Este processo de envio e recebimento ocorre internamente e o usuário verá os resultados no relatório de logs.

Atenção! Os pedidos de venda enviados para a Koncilia devem ser sempre de um dos tipos da Tabela de Tipos de Marketplace. Caso contrário as integrações apresentarão erros.

No menu principal do sistema, na pasta Koncilia, selecione a opção Log Integrações. Nos campos de filtros, selecione os dados a serem consultados.
O Millennium exibirá as integrações realizadas na data selecionada. O usuário poderá consultar os logs de um pedido específico e por status.

Perceba que o log apresenta a coluna Mensagem, onde serão exibidos os erros ocorridos durante as integrações e, na sequência, as integrações bem-sucedidas.
Caso ocorram erros, deverá esperar um prazo de 4 horas para reprocessar ou excluir o pedido da tabela KCL_ERROS_INTEGRACAO.

Validações e Saídas

Conciliação com Marketplace
Em Financeiro\A Receber\Integrações\Conciliação Marketplace, selecione a opção Baixa de Títulos. Preencha os campos de datas com o período a ser conciliado. No exemplo a seguir, temos um título que será conciliado da seguinte forma:
O valor total da venda no Marketplace foi de R$ 10,00. Houve um desconto de R$ 0,10 referente ao percentual negociado sobre a venda com o Marketplace, portanto o total a ser conciliado no título a receber no Millennium será R$ 9,90.

Baixa dos títulos
Após a conciliação, se todos os valores apresentados estiverem corretos, localize e clique no link Baixar, para efetivar a baixa dos títulos conciliados. Para verificar a finalização do processo de conciliação, em Financeiro\A Receber\Títulos, na tela de consulta, ligue o flag Efetuado e clique em Procurar. Perceba que o sistema realizou automaticamente a baixa dos títulos conciliados. Selecione um dos títulos e faça uma consulta na baixa.

Importante! Este recurso não inclui a geração de títulos a pagar referentes às comissões do Marketplace.

Cancelamento de pedidos de venda
Nos casos de pedidos de venda cancelados, será gerado um título a pagar para o canal de venda, estornando o valor.

Opções da Operação

Integração direta entre a Koncilia e o Marketplace
Em alguns casos, o próprio Marketplace faz a integração com a Koncilia, enviando o ID do pedido de venda para o banco de dados da Koncilia. Se a empresa utiliza este recurso, deverá informar no tipo de pedido vinculado em seu pedido de venda, para que o Millennium ERP não envie novamente o ID do pedido durante a integração.
Em Vendas\Cadastros\Pedidos de Venda, na guia Koncilia, ligar o flag Integrado com a Koncilia.

Atenção! Com esta parametrização, o Millennium não fará a inclusão de lançamento na Koncilia, uma vez que o lançamento já foi realizado pelo Marketplace.

  • Sem rótulos