Veja nesta página: Principais rotinas do processo de Pré-Faturamento (DAP)

Objetivo

Pré-Faturamento automático com o DAP (Distribuição Automática de Produtos)

Objetivo


Este artigo tem como objetivo descrever o processo de Pré-Faturamento Automático (DAP).

Pré-Faturamento Automático com o DAP (Distribuição Automática de Produtos)


Este recurso permite selecionar vários pedidos de venda e pré-faturá-los ao mesmo tempo. A função principal deste módulo é verificar todos os pedidos cadastrados, analisar o estoque de produtos e executar uma separação de mercadoria de acordo com os critérios definidos pelo usuário.  

Atenção! Para utilizar este recurso é necessário ter um rigoroso controle de estoque.

Configurações dos Campos do Evento 


Existem vários critérios de seleção de pedidos e de produtos para geração de pré-faturamento automático segue abaixo a tela de filtros.

Observe abaixo o guia de configurações dos campos do evento de Pré-Faturamento Automático (DAP):

Tipo de pedido: o sistema deverá separar somente os pedidos do tipo selecionado.

Aprovados: o sistema deverá separar somente os pedidos aprovados ou todos.

Grupo de Loja: o sistema deverá separar somente os pedidos dos clientes que fazem parte de um grupo.

Cliente: o sistema deverá separar somente os pedidos dos clientes selecionados.

Data de Entrega: o sistema deverá separar somente os pedidos de uma faixa de data de entrega.

Percentual de Entrega:

Validade: o sistema deverá separar somente os pedidos de uma faixa de validade.

Data do Ultimo Faturamento: Representante: o sistema deverá separar somente os pedidos dos representantes selecionados.

Tolerância para Vencimento: o sistema deverá separar somente os pedidos de clientes que tenham títulos vencidos com uma quantidade de dias inferior àquela determinada.

Tolerância para Valores: o sistema deverá separar somente os pedidos de clientes que tenham títulos vencidos com um valor superior aquele determinado.

Seleção de produtos: permite filtrar os pedidos de venda que serão pré-faturados, a partir dos produtos selecionados. O sistema irá filtrar somente os pedidos que contiverem os itens indicados nas guias de seleção.

Após preencher a tela de filtragem de pedidos, clique em Próximo Passo. Na tela seguinte, o sistema exibirá os pedidos de venda que atenderem aos requisitos definidos na tela de filtragem.

Menu de Visualização "Painel Stat"

Stat: Utilizado para informar o tipo de distribuição feita para o pedido:

-Verde, foi totalmente distribuído;

-Amarelo, foi parcialmente distribuído;

-Vermelho, teve distribuição zero;

-Branco, a distribuição ainda não foi feita;

- X , indica que o pedido foi marcado pelo usuário para não ser distribuído.

Menu de Estratégia para "Distribuição de Mercadoria"

Estratégia "Quebra": determinar a porcentagem mínima que o cliente aceitará receber do pedido feito. Se o percentual for zero significa que o cliente só aceitará receber o pedido inteiro, portanto não deverá ser feita a distribuição enquanto o estoque não puder atendê-lo completamente. Por exemplo, se o cliente disser que não aceita receber menos do que 90% do pedido feito, este recurso irá analisar se é possível atender essa quantidade, caso contrário, a distribuição não será feita até que este percentual possa ser atendido.

Estratégia "Distribuição": mesmo que o estoque de peças possa atender ao pedido todo, deverá ser distribuído somente o percentual determinado pelo cliente. Por exemplo, pode ser que um cliente não tenha espaço físico para armazenar todo o pedido e deseje recebê-lo em duas vezes. O DAP poderá ser configurado para distribuir e pré-faturar apenas 50% do pedido desse cliente.

Atenção! Este recurso é individual e, portanto, poderão ser definidos percentuais diferentes para diferentes pedidos de um mesmo cliente. Para cada pedido deverá ser inserido o percentual separadamente, mesmo que os percentuais sejam iguais.

Configurações das Guias do Evento


Guia Estoque

% Disponível: neste campo é informado qual percentual do estoque estará disponível para distribuição. Este recurso pode ser utilizado se o usuário quiser manter parte do estoque para atender vendas de pronta entrega por exemplo. Dessa forma, o sistema procederá com a distribuição dos pedidos até o limite estabelecido pelo usuário.

Filiais: neste campo são indicadas as filiais cujos os estoques serão usados na distribuição. Se nenhuma filial for selecionada, o sistema irá considerar o estoque de todas as filiais para atender aos pedidos. 

Guia Pedido

Mínimo a faturar (geral): neste campo digite o valor mínimo que os produtos distribuídos devem atingir para que o pré-faturamento seja feito.

Mínimo restante (geral): neste campo digite um valor mínimo que poderá restar no pedido após a distribuição dos itens. Se após a distribuição o valor restante dos itens não atingir o mínimo estipulado pelo usuário, o pré-faturamento não será feito. 

Mínimo a faturar por cliente: o pré-faturamento somente será gerado para um determinado cliente se a somatória dos seus pedidos atingirem o valor mínimo definido pelo usuário
neste campo.
Mínimo por estado (exceto FOB): ao marcar este campo, o sistema irá pré-faturar os pedidos de um determinado cliente, mesmo abaixo do mínimo estipulado pelo usuário, deste que o cliente assuma o custo do transporte.

% Mínimo para separação por pedido:

Guia Prioridade

Volume no período: o sistema verifica o faturamento do cliente nos últimos seis meses para definir a ordem de prioridade na distribuição dos pedidos. Os clientes com maior média de faturamento serão atendidos na ordem decrescente.

Prazo de pagamento: os pedidos com prazo de pagamento menor terão prioridade.

Maiores pedidos Valores: os pedidos com maior valor têm prioridade.

Pedidos prioritários: neste caso os pedidos marcados como prioritários terão preferência.

Guia Colunas

Esta guia permite alterar a ordem das colunas na tela de distribuição de pedidos. Após determinar os critérios clique OK. Em seguida clique em Distribuir Estoque.


Próximos tópicos:

Gerencie seu e-Commerce

Fluxo de vendas e-Commerce

  • Sem rótulos