Millen-35078 – Imprimir boleto após confirmação de registro no banco

Release - 105
Versão  - 5
Autor    - Jaciara Silva

Caminho:
Vendas > Movimentações

Objetivo

Possibilitar que o boleto, referente ao faturamento de venda, seja impresso somente após a confirmação de seu registro no banco, nos casos em que o registro for realizado automaticamente.

Esta necessidade se dá pelo fato que os boletos são impressos antes de serem registrados no banco. Porém, em alguns casos, o banco reporta erro ao tentar registrar um boleto e este, além de estar impresso, pode até ter sido despachado junto com a mercadoria, gerando uma série de complicações para a empresa.

Para evitar que o usuário do sistema tenha tais complicações, foi realizada uma alteração no processo para que a impressão do boleto ocorra somente após seu registro ser confirmado pelo banco.

As ocorrências de registro de boleto serão gravadas no banco de dados para exibição nas telas de consulta de Movimentação, Impressão de Documentos, Lista de Títulos a Receber e Alteração de Títulos, juntamente com o status do boleto e a descrição de erro de registro, se ocorrer erro.

Após o registro do boleto no banco, as informações serão atualizadas automaticamente no banco de dados do e-Millennium e poderão ser consultadas pelo usuário.

Assim que o boleto estiver atualizado com a informação de registro no banco, o boleto poderá ser finalmente impresso e enviado por e-mail para o cliente.

Importante! Este recurso está disponível para faturamento manual, faturamento automático e impressão de documentos.

Atenção! Este recurso não acompanha a versão do sistema. Para utilizá-lo, solicite aos nossos consultores que forneçam o módulo para instalação. Caso você não consiga fazer a instalação, entre em contato com nosso departamento comercial e solicite a visita de um consultor.



Pré-requisitos

Instalar o módulo millenium!grb_tecnospeed.minst. Para informações sobre como fazer a instalação de módulos no e-Millennium acesse o Manual de instalação de módulos no e-Millennium.



Parâmetros

1.  Em Utilitários\Administrador:

  •   Eventos:

Na guia Financeiro, desligar o parâmetro Não Imprimir Boleto.

2.  Em Utilitários\Comercial:

Ter tipo de pagamento cadastrado para boleto, sendo:Na guia Geral, preencher os campos:

Natureza
Condições de Pagamentos Possíveis

  • Na guia Dados para Geração e Envio de Boleto, Gateway Registro de Boletos – Geral, preencher:

Banco
Conta
Carteira

Ter condição de pagamento cadastrada:

  • Selecionando nela o tipo de pagamento boleto.

3.  Em Utilitários\Empresa\Filiais:

Na guia Dados Gerais da Filial, no campo Gateway Registro de Boleto, selecionar o gateway Tecnospeed – Plugboleto.

4.  Em Utilitários\Administrador\E-Mails\Contas E-mails é necessário que seja configurada corretamente uma conta de e-mail e esteja sendo executado o wtsMessenger.exe, caso a empresa pretenda usar o recurso de envio automático de boletos.

5.  Em Vendas\Cadastros\Clientes, é necessário que o campo e-mail, na guia Geral, esteja devidamente preenchido.

6.  Em Financeiro\Cadastro\Contas, ter uma conta configurada para o envio e retorno dos boletos, preenchendo os campos na guia geral:

  • Descrição
  • Tipo C/C
  • Banco
  • Agência
  • Número
  • Filial
  • Diretório da Remessa Gateway Boletos
  • Diretório CNAB
  • Diretório PDF do Boleto Gateway Boletos

Obs.: Estes diretórios devem ser criados pelo próprio usuário e informados nestes campos.

7.  Em Financeiro\Receber\Cadastro\Carteira, cadastrar a carteira utilizando a conta criada para o envio e retorno dos boletos.

Obs.: O campo "Atual" do Nosso Número tem que ser único ao emitir um boleto, caso ele já exista na Plugboleto, ocorrerá erro de número duplicado, devendo alterar para uma outra faixa de valor.



Entradas

Faturamento de Vendas / Aguardando Registro Bancário

Em Vendas\Movimentações:

  • Preencha as informações da venda;
  • No campo Cond. De Pagamento, selecione uma opção que esteja configurada para emissão de boletos;
  • Efetive.

Em Utilitários\Impressão de Documentos, faça uma consulta. Verifique que o boleto está aguardando registro para ser impresso.

Selecione o boleto e acesse o link Imprimir Boleto Bancário.
Será emitida uma mensagem de alerta, informando que o boleto não poderá ser impresso, enquanto não for registrado no banco.

Em Financeiro\A Receber\Títulos, faça uma nova consulta:

  • Entre na alteração do título
  • Acesse a guia Cobrança, Cheque e Repasse, verifique as informações salvas no título

Em Vendas\Consulta Movimentações, também poderá ser visualizado o status da emissão dos boletos.



Validações e Saídas

Assim que o boleto for registro pelo banco, uma nova integração será realizada, com a atualização das informações no cadastro do título a receber.



Índice

  • Sem rótulos